57 receitas de panquecas salgadas e doces para refeições deliciosas

Escrito por                          

Difícil encontrar alguém que não aprecie uma boa panqueca. Afinal, este é um alimento superversátil, que pode ser saboreado quente ou frio, na versão salgada ou doce. Pode ainda ser o prato do café da manhã, do almoço, do jantar, ou até de um lanche rápido no meio da tarde.

A apresentação da panqueca também pode ser variada e existe ainda a possibilidade de inovar na criação da massa, fazendo-a, por exemplo, verde (utilizando espinafre), amarela (cenoura) ou rosa (beterraba). Para dias em que se procura mais praticidade, é possível comprar a massa de panqueca já pronta e só caprichar no recheio em casa.

Os recheios das panquecas, aliás, podem ser feitos com poucos ou vários ingredientes. Há quem prefira a tradicional panqueca de carne moída, e quem opte por versões mais elaboradas, como frango, requeijão e tomate, por exemplo.

Quando o assunto é panqueca doce, as chamadas panquecas americanas são as que fazem mais sucesso, especialmente para o café da manhã. Ela é mais grossa e fofinha do que a tradicional massa da panqueca brasileira (que é fininha e se aproxima mais de um crepe).

Doce ou salgada, a panqueca é fácil de ser feita e agrada a maioria das pessoas! Confira abaixo receitas deliciosas para variar seu cardápio!

Receitas de panqueca simples

Panqueca de omelete

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Panqueca de omelete: ideal para quando bate aquela fome e você quer algo rápido, gostoso e não tão “pesado”. Boa dica, inclusive, para quem evita comer muito carboidrato no jantar, pois ela acompanha muito bem uma saladinha.

2. Panqueca de frango: uma boa ideia para quando sobra frango assado de uma refeição anterior. Você acrescenta poucos ingredientes e o transforma em um delicioso recheio para uma panqueca rápida, para seu almoço ou jantar.

3. Panqueca integral: a receita usa farinha de arroz no lugar da farinha de trigo integral. Mas, você pode usar qualquer farinha que goste ou tenha em casa, como a de linhaça, amaranto, até mesmo fibra de trigo. A panqueca pode ser recheada e congelada para ser comida depois, acompanhada de uma saladinha ou arroz.

4. Panqueca de banana rápida: esta receita de panqueca leva apenas banana e dois ovos, mas você pode utilizar também noz-moscada, canela etc. Rende três panquecas feitas em frigideira pequenininha. Depois é só escolher os acompanhamentos, como, por exemplo, cream cheese, amoras, mel, geleia ou manteiga.

5. Panqueca americana: aprenda a fazer panquecas americanas de forma simples, tanto na versão normal como na versão sem glúten/lactose (utilizando farinha de arroz e leite de soja). Elas podem ser servidas com mel, frutas vermelhas, chocolate ou o que preferir.

6. Panqueca rápida com polvilho: receita simples e rápida, demora cerca de três minutos para ficar pronta. Boa opção para café da manhã, lanche e até jantar, basta usar a criatividade e caprichar no recheio.

7. Panqueca prática: você pode prepará-la de forma rápida, a qualquer hora do dia, utilizando o recheio (doce ou salgado) que mais gosta, ou até comendo ela pura.

Receitas de panquecas de carne

Panqueca de carne

Foto: Reprodução / Pra se inspirar

8. Panqueca de carne e molho sugo: versão tradicional, a panqueca com carne moída e molho ao sugo é boa pedida para um almoço de final de semana, por exemplo. A dica da receita é usar somente açafrão na massa para ficar amarelinha e uma pitada de canela na carne.

9. Panqueca de carne: a massa é bem fininha, semelhante à do crepe. O recheio é feito com carne moída, cebola, ovos, pimenta preta, salsinha e caldo de legumes. Por cima, vai o molho feito com tomates, azeite, alho, manjericão, sal e pimenta preta.

10. Panqueca tradicional de carne: a massa é feita de forma simples e a dica é deixá-la descansar um pouco antes de ir para a frigideira. O recheio mistura carne bovina e suína (patinho e pernil); e o molho é feito com tomates pelados, cebola, alho, sal, pimenta e manjericão.

11. Panqueca de cenoura: basta acrescentar duas cenouras (ou mais) na massa para que ela fique amarelinha. Depois, é só recheá-la com carne moída, frango, presunto e queijo, ricota ou outro ingrediente de sua preferência.

12. Panqueca colorida: com o uso de cenouras, beterrabas ou espinafre na massa, as panquecas ficam coloridas e bonitas. Depois é só usar a criatividade para rechear. Algumas sugestões são: carne moída colorida (carne moída, cenoura ralada e queijo mussarela), frango colorido (frango desfiado, tomate, milho, cenoura e queijo mussarela) ou primavera (legumes variados, como espinafre, brócolis, abobrinha, cenoura, tomate, milho e queijo mussarela).

13. Panqueca sem lactose: a receita pode ser feita com água ou leite de soja para substituir o leite tradicional na massa. O recheio é opcional. Mas uma dica é: peito de peru, orégano e mandiokejo (queijo vegetal).

14. Panqueca de frango e presunto ao molho branco: você pode utilizar algumas sobras de frango já cozido e adicionar o presunto para rechear. Além disso, o recheio leva queijo parmesão, molho branco e um pouco de molho de tomate.

15. Panqueca de batata e peito de peru: receita diferente de panqueca, mas prática e saborosa. Você vai usar ingredientes fáceis como, por exemplo, queijo parmesão, cebola, cream cheese, farinha de trigo, cebolinha, além das batatas e do peito de peru.

16. Panqueca integral de frango: uma massa de panqueca rápida e nutritiva para deixar seu dia a dia mais saudável e saboroso. Você vai utilizar leite desnatado, ovos, azeite, farinha de trigo integral, aveia em flocos, orégano e sal. O recheio é feito também de forma simples, com frango desfiado.

Receitas de panqueca saudável ou funcional

Panqueca integral

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

17. Panqueca integral com geleia: feita com farinha integral, aveia e linhaça, a massa é rica em fibras. Esse tipo de panqueca é uma boa dica para o café da manhã, para um lanche diferente ou até para a refeição principal.

18. Panqueca com maçãs e mirtilos: boa dica para o café da manhã, são pequenas panquecas simples de preparar. Para acompanhar, além das maçãs e mirtilos, use iogurte e canela.

19. Panqueca nutritiva: uma versão saudável de panqueca, para você comer sempre que der vontade, no almoço ou jantar. Na massa vai somente leite desnatado, farinha de aveia, farinha de quinoa e ovo. Você pode rechear com o que quiser: carne moída, ricota com tomate, queijo cottage, legumes, refogado de abobrinha e peito de frango etc.

20. Panqueca de banana sem ovo/leite: receita funcional, prática e vegana, já que não leva ovos nem leite. É uma ótima opção para começar o dia, e você vai usar apenas as bananas, farinha de aveia, linhaça, fermento e óleo de coco para fritar. Utilize, se desejar, geleias, mel, melado, nozes ou morango para servir.

21. Panqueca funcional com cottage: boa dica para o café da manhã ou jantar e até como pós-treino. Dá pra combinar com mel, grelhados, geleia ou comer a panqueca pura mesmo. São usados poucos ingredientes e é tudo muito saudável.

22. Panqueca de aveia, banana e linhaça: é uma receita de panqueca doce, semi-integral. Você vai utilizar farinha de trigo branca e integral, banana, linhaça, aveia, ovo, leite, óleo, açúcar branco ou mascavo, sal e fermento. Ótima dica para o café da manhã.

23. Panqueca proteica de banana: fácil de fazer, gostosa e saudável, esta versão de panqueca é perfeita para o pós-treino ou para um lanche reforçado. Você vai utilizar apenas claras, fermento, whey protein e banana.

24. Panqueca funcional de banana: muito simples de fazer e saudável, você vai utilizar apenas uma banana amassada, um ovo e uma clara, quinoa ou amaranto em flocos. Boa dica para o café da manhã.

25. Panqueca integral de carne e legumes: receita que une sabor, boa apresentação, comida saudável e baixas calorias. O recheio utilizado é carne moída com legumes e uma colher de creme de ricota para dar liga. Boa dica para um jantar mais leve.

26. Panqueca de queijo: este tipo de panqueca pode ser consumido puro, com recheio salgado ou doce. Ou seja, é uma receita curinga, fácil e sem glúten. Excelente opção para o café da manhã, brunch de final de semana ou até lanches rápidos.

27. Panqueca de chia: se você tem dificuldade em comer algumas sementes por causa do sabor, essa é uma receita perfeita para adicioná-las. A chia pode ser substituída por linhaça ou outra semente. A panqueca pura já é bem gostosa, mas você pode servir com geleia, mel, frutas, manteiga, creme de avelã, requeijão ou com o que preferir.

28. Panqueca de banana, aveia e cacau: receita saudável que resulta em panquecas lindas e cheias de sabor, além de ser fácil de preparar. Ótima dica para o café da manhã de final de semana, por exemplo.

29. Panqueca integral de espinafre: fácil de preparar e saudável. O recheio é de queijo branco, espinafre e nozes. Mas você pode fazer de ricota, queijo e presunto, carne moída, frango desfiado, camarão, palmito, queijo e tomate ou qualquer ingrediente de sua preferência.

30. Panqueca proteica saudável: simples de preparar, é uma ótima dica para um jantar leve e saudável. Você vai utilizar ovos, espinafre, fermento, queijo cottage, farinha de aveia e sal. Pode colocar uma cobertura caso queira, de atum, cottage e amêndoas, por exemplo.

31. Panqueca sem glúten e sem lactose: saborosa, saudável e fica pronta em cinco minutos. Ótima opção de café da manhã ou pré-treino. Você vai utilizar apenas banana, claras, aveia, linhaça dourada, canela e mel.

Receitas de panqueca vegetariana

Panqueca vegana

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

32. Panqueca vegana colorida: o leite e o ovo são substituídos pelo leite de aveia, que quando aquecido fica mais encorpado. Para dar cor às panquecas, são utilizadas couve, beterraba e cenoura.

33. Panqueca americana recheada: a panqueca americana por si só já é deliciosa, então imagina colocar recheio dentro dessa massa fofinha!? Fica irresistível e o recheio pode ser salgado (queijo, carne, frango, requeijão, ricota etc.) ou doce (geleia, frutas, doce de leite, creme de avelã etc.), fica a seu critério.

34. Panqueca de espinafre: para quem quer variar na apresentação das panquecas. Elas são feitas em forma de trouxinha. A receita é um pouco mais trabalhosa, mas as panquecas ficam lindas e são boa dica para um jantar mais caprichado, por exemplo. Podem ser recheadas de ricota ou com outro ingrediente de sua preferência.

35. Panqueca com espinafre e tomate: este recheio saboroso leva apenas cebola, espinafre, tomate, ricota cremosa, leite, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. O preparo da massa também é simples e as panquecas são ótima sugestão para um jantar gostoso.

36. Panqueca de ricota: receita integral e saudável, que leva, além da ricota, sementes de gergelim (que são ricas em manganês, cobre e cálcio, contêm vitamina B1 e vitamina E, além de poderosos antioxidantes). O preparo é simples e as panquecas são boa dica para um jantar leve e gostoso.

37. Panqueca com massa de beterraba: as panquecas ficam lindas e rosas, devido ao uso da beterraba na massa. Você pode rechear com queijo, proteína temperada ou legumes, por exemplo, e cobrir com molho (branco ou vermelho).

38. Panqueca de abóbora e parmesão: ideia para variar um pouco o prato, de um jeito prático e gostoso. A receita segue a mesma linha das panquecas americanas, só que é salgada, perfeita para um almoço, principalmente se acompanhada de uma saladinha.

39. Panqueca de manjericão: receita simples que leva farinha, leite, ovo, sal e folhinhas de manjericão. O cheiro fica maravilhoso já na hora de fritar a massa. Para o recheio, a dica é refogar pedaços de brócolis no azeite com alho e acrescentar requeijão light.

Receitas de panqueca doce

Panqueca doce de iogurte

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

40. Panqueca de iogurte: ótima dica para o café da manhã, especialmente para quem adora uma panqueca docinha. A receita rende quatro panquecas pequenas, que podem ser acompanhadas depois de mel e morangos.

41. Panqueca americana com morangos: receita fácil e rápida. Em cerca de meia hora você já tem panquecas deliciosas e bonitas pra comer com morangos e mel. Como uma boa panqueca americana, é uma ótima sugestão para o café da manhã.

42. Panqueca de banana e aveia: receita ótima para o café da manhã ou um lanche da tarde, pois as panquecas ficam prontas em cerca de 20 minutos. A massa leva apenas quatro ingredientes, é fácil de fazer e rende bastante.

43. Panqueca com limão siciliano: ideais para o café da manhã, as panquecas ficam bem macias e devem ser servidas com morangos, açúcar e limão siciliano. Em cerca de meia hora estão prontas.

44. Panqueca de chocolate: ideal para quem ama doces. O chocolate vai na massa e depois você faz uma cobertura de caramelo salgado para jogar por cima, ainda quente. A receita rende aproximadamente 12 panquecas.

45. Panqueca americana vegan: as panquecas ficam fofinhas e são ótima opção para o café da manhã, porque além de sustentarem bastante, ficam prontas rapidinho. A receita não usa nenhum ingrediente de origem animal.

46. Panqueca de amendoim e banana: a receita leva basicamente ovo, manteiga de amendoim, banana, leite, açúcar, canela em pó, extrato de baunilha, farinha de trigo e fermento. Rende oito panquecas que podem ser servidas com mel.

47. Panqueca de doce de leite: não é difícil de preparar e fica pronta em menos de uma hora. O recheio é feito com doce de leite cremoso, frutas vermelhas e açúcar de confeiteiro para decorar. Uma deliciosa sobremesa para o fim de semana.

48. Panqueca de aveia, maçã e caramelo: para fazer a massa, além de aveia, você vai utilizar basicamente leite, iogurte natural, suco de laranja, ovos, mel e farinha de trigo. A calda é feita com maçãs vermelhas e verde, mel, açúcar, suco de laranja, manteiga e noz pecan.

49. Panqueca de iogurte com limão: você vai utilizar somente iogurte, ovos, farinha de trigo, açúcar, manteiga, sal, limão e fermento. A dica é fazer minipanquecas para comer cada uma com uma cobertura de sua preferência.

50. Panqueca de iogurte e laranja: panquecas quentinhas embebedadas na calda de laranja, ótima dica para o café da manhã. Devido ao tempo de descanso, porém, é uma receita um pouco mais demorada.

51. Panqueca de maçã com mel: receita rápida, rende quatro panquecas, que são feitas com farinha integral e cobertas com maçã e Nutella ou maçã e mel. Se for servir com mel, a dica é colocar as maçãs nas panquecas e despejar o mel por cima. Se for usar a Nutella, coloque colheradas de Nutella por cima das panquecas e as maçãs.

52. Panqueca de maçã verde: o rendimento é de seis panquecas estilo americana, a maçã verde vai na massa, com a casca. A dica é servir quente com mel ou xarope de maple. Boa dica para o café da manhã do final de semana.

53. Panqueca de queijo e chocolate: a massa é feita de forma simples, com leite integral, ovos e farinha de trigo. A quantidade de massa colocada e o tamanho da sua frigideira vão definir se as panquecas ficarão mais finas ou fofinhas, maiores ou menores. Na montagem, você vai utilizar requeijão, mussarela e um creme crocante da Ovomaltine.

54. Panqueca com farinha de amendôas: receita rápida para o café da manhã ou chá da tarde. Além da farinha de amêndoas, você vai usar ovo, mel e canela. No link, você ainda encontra mais receitas sem glúten e sem lactose.

55. Panqueca de pera e mel: ótima sugestão para o café da manhã. Na montagem, além da massa tradicional de panqueca, você vai utilizar requeijão, geleia de frutas vermelhas, mussarela, pera e mel.

56. Panqueca de ricota: feita no estilo americana, fica gordinha e saborosa. A ricota entra na massa e o resultado é uma panqueca leve e que combina bem com geleias, doce de leite, manteiga, frutas, cream cheese etc.

57. Panqueca de banana, queijo e amora: boa dica para o café da manhã, a massa é feita de forma simples, com ovos, farinha de trigo e leite integral. No recheio, você vai suar fatias de mussarela, geleia de amora ou outro sabor que goste e banana nanica em rodelas.

Doce ou salgada, feita com uma receita tradicional ou diferenciada, para o café da manhã, almoço, jantar ou um lanche rápido, a panqueca é sempre aposta certa! Escolha suas receitas preferidas, use a criatividade adicionando novos ingredientes quando necessário, e inclua esta delícia em seu cardápio!

PARA VOCÊ