11 receitas de pão caseiro sem sova para poupar esforços e se deliciar

Com a crescente industrialização dos alimentos, até as receitas mais artesanais foram sendo substituídas por versões prontas e ultra-processadas. E, se tem uma receita caseira que amamos comer, mas nem sempre temos disposição para preparar, essa receita é o pão. Afinal, temos a ideia de que demora para ficar pronto e exige força e técnica para sovar a massa.

Publicidade

1. Pão das 10 dobras

Nessa receita, a sova é substituída por dez dobras da massa seguidas de um período curto de descanso. Esse processo é repetido quatro vezes enquanto o fermento age e a massa cresce e se torna mais consistente. Embora seja necessário um pouco de atenção para as medidas e paciência com o tempo, o resultado é um pão caseiro sem sova muito saboroso e com uma casquinha firme e crocante.

2. Pão filho

Segundo a história, esse pão sem fermentação foi inventado durante a fuga do povo hebreu do Egito e é exatamente por esse motivo que ele é um pão feito com poucos ingredientes e às pressas. Esse pão é moldado com as mãos e, por isso, ganha uma forma mais rústica.

Publicidade

3. Pão vegano caseiro sem sova

A maioria das receitas de pães caseiros que encontramos já dão uma vantagem para os veganos, afinal, para um pão simples só é necessário farinha, água, fermento e sal. Além desses ingredientes, essa receita leva óleo vegetal e farinha de milho. O resultado é um pão caseiro macio, amarelinho emuito saboroso!

4. Pão semi-integral na panela de ferro

Essa é outra receita vegana, mas dessa vez, ela conta com a fermentação lenta (por isso não é necessário sovar) e o cozimento da massa é feito numa panela de ferro. O resultado é um pão caseiro fofo, com casca grossa e com uma aparência que nenhum pão industrial pode imitar. A receita é muito bem detalhada para evitar erros e frustrações de quem está começando sua jornada com pães caseiros!

5. Pão integral sem sova feito no liquidificador

Essa é uma das receitas mais rápidas da lista e é perfeita para quem tem tempo para preparar seu próprio café-da-manhã. A fermentação do pão é mais rápida e, além disso, a mistura dos ingredientes é feita no liquidificador!

Publicidade

6. Pão de centeio sem sova

Essa receita é a prova de que testar outros sabores no pão pode ser um sucesso! A receita é de um pão caseiro de centeio, superfácil de fazer. A massa é liquida e o tempo de fermentação é curto, por isso, a sova é dispensada.

7. Pão caseiro sem sova com mix de farinhas sem glúten

Para quem segue dietas com restrição ao glúten, as massas, especialmente os pães, podem ser desafiadoras. Porém, existem diversas farinhas feitas com grãos, sem glúten, que podem ser usadas como boas substituições para as tradicionais farinhas brancas. Confira!

8. Pão sem glúten caseiro sem sova com grãos e ervas

Essa é mais uma opção de pão caseiro sem glúten e sem sova! Nessa receita, além das farinhas especiais que substituem a farinha de trigo, a adição de tomilho e grãos, como gergelim e linhaça, deixam o pão com um sabor e aroma diferenciados.

9. Pão sem glúten com biomassa de banana verde

Confira uma receita sem glúten diferenciada! Além da substituição da farinha de trigo por uma mistura sem glúten, ela leva biomassa de banana verde e fermento químico. Os ingredientes são misturados no liquidificador e o fermento possui uma ação instantânea enquanto a massa cozinha, sem necessidade de descanso. Um pão caseiro sem sova rápido e fácil para você testar!

10. Pão tradicional italiano sem sova

Publicidade

Sem dúvidas, a receita mais famosa e tradicional de pão caseiro de casca dura é o pão italiano. Ele também é conhecido por seu longo período de sova, mas essa receita inova ao substituir a sova pela fermentação lenta, que pode durar até 18 horas. O resultado é um pão com um sabor tradicional e muito gostoso!

11. Pão irlandês

Pão de bicarbonato, pão de soda ou pão irlandês são os nomes mais comuns dessa receita. Nela, o fermento é substituído completamente por bicarbonato de sódio, que começa a fermentar ou efervescer na hora que entra em contato com líquidos. É um pão conhecido por sua rapidez, pois vai para o forno logo após a mistura dos ingredientes!

Depois de conferir essas receitas, não tem desculpa para não se animar na produção de pães caseiros. Transforme essa prática em uma rotina!