11 receitas de pão caseiro sem sova para poupar esforços e se deliciar

Com a crescente industrialização dos alimentos, até as receitas mais artesanais foram sendo substituídas por versões prontas e ultra-processadas. E, se tem uma receita caseira que amamos comer, mas nem sempre temos disposição para preparar, essa receita é o pão. Afinal, temos a ideia de que demora para ficar pronto e exige força e técnica para sovar a massa.

1. Pão das 10 dobras

Nessa receita, a sova é substituída por dez dobras da massa seguidas de um período curto de descanso. Esse processo é repetido quatro vezes enquanto o fermento age e a massa cresce e se torna mais consistente. Embora seja necessário um pouco de atenção para as medidas e paciência com o tempo, o resultado é um pão caseiro sem sova muito saboroso e com uma casquinha firme e crocante.

2. Pão de fubá fofinho e sem sovar

Um pão de fubá fofinho disposto em uma tábua de madeira com uma fatia cortada ao lado, e outra fatia em um prato servida com geleia. Na mesa ainda tem uma toalha quadriculada para decorar, um café para acompanhar, a faca para cortar e a geleia em um recipiente.

Publicidade

Uma das etapas mais trabalhosas do preparo de um pão é, sem dúvidas, a parte de sovar. E se você está morrendo de preguiça de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, a dica é apostar nessa versão fofinha e que não precisa ser sovada. Sabor e praticidade unidos!

3. Pão vegano caseiro sem sova

Foto: Reprodução / blog veganana


A maioria das receitas de pães caseiros que encontramos já dão uma vantagem para os veganos, afinal, para um pão simples só é necessário farinha, água, fermento e sal. Além desses ingredientes, essa receita leva óleo vegetal e farinha de milho. O resultado é um pão caseiro macio, amarelinho emuito saboroso!

4. Pão semi-integral na panela de ferro

Foto: Reprodução / blog veganana


Essa é outra receita vegana, mas dessa vez, ela conta com a fermentação lenta (por isso não é necessário sovar) e o cozimento da massa é feito numa panela de ferro. O resultado é um pão caseiro fofo, com casca grossa e com uma aparência que nenhum pão industrial pode imitar. A receita é muito bem detalhada para evitar erros e frustrações de quem está começando sua jornada com pães caseiros!

5. Pão integral sem sova feito no liquidificador

Foto: Reprodução / gordelícias


Essa é uma das receitas mais rápidas da lista e é perfeita para quem tem tempo para preparar seu próprio café-da-manhã. A fermentação do pão é mais rápida e, além disso, a mistura dos ingredientes é feita no liquidificador!

6. Pão de centeio sem sova

Foto: Reprodução / la cucinetta

Publicidade

Essa receita é a prova de que testar outros sabores no pão pode ser um sucesso! A receita é de um pão caseiro de centeio, superfácil de fazer. A massa é liquida e o tempo de fermentação é curto, por isso, a sova é dispensada.

7. Pão de cebola sem sova

Sabe aquele pãozinho de cebola todo especial? Nessa versão você não precisa nem sovar! E o resultado final é um pão caseiro cheiroso, saboroso e supermacio. Veja o modo de preparo!

Publicidade

8. Pão de grãos sem sova

Essa é mais uma opção de pão caseiro sem sova! Nessa receita, além da farinha de trigo, a adição de aveia e grãos, como gergelim e chia, deixam o pão com um sabor e aroma diferenciados.

9. Pão sem glúten com biomassa de banana verde

Foto: Reprodução / mel e pimenta

Confira uma receita sem glúten diferenciada! Além da substituição da farinha de trigo por uma mistura sem glúten, ela leva biomassa de banana verde e fermento químico. Os ingredientes são misturados no liquidificador e o fermento possui uma ação instantânea enquanto a massa cozinha, sem necessidade de descanso. Um pão caseiro sem sova rápido e fácil para você testar!

Publicidade

10. Pão tradicional italiano sem sova

Foto: Reprodução / pimenta no reino

Sem dúvidas, a receita mais famosa e tradicional de pão caseiro de casca dura é o pão italiano. Ele também é conhecido por seu longo período de sova, mas essa receita inova ao substituir a sova pela fermentação lenta, que pode durar até 18 horas. O resultado é um pão com um sabor tradicional e muito gostoso!

11. Pão irlandês

Foto: Reprodução / mel e pimenta

Pão de bicarbonato, pão de soda ou pão irlandês são os nomes mais comuns dessa receita. Nela, o fermento é substituído completamente por bicarbonato de sódio, que começa a fermentar ou efervescer na hora que entra em contato com líquidos. É um pão conhecido por sua rapidez, pois vai para o forno logo após a mistura dos ingredientes!

Depois de conferir essas receitas, não tem desculpa para não se animar na produção de pães caseiros. Transforme essa prática em uma rotina!