10 receitas de pão de fermentação natural melhores que as do padeiro

Escrito por    
Em 18.06.20

O pão de fermentação natural tem um preparo demorado, mas não decepciona no sabor e na consistência. Há diferentes modos de fazer os fermentos, seja com farinha ou água de fruta. Você vai poder compor pães clássicos e também incrementados. Veja uma série de opções:

Continua após o anúncio

1. Pão de fermentação natural fácil

A fermentação deste pão ocorre em duas etapas. Primeiro, é preciso combinar o fermento natural com farinha e água e deixar descansar em temperatura ambiente por mais ou menos 12 horas. Depois de sovar o pão, você deve levá-lo para crescer por mais 8 horas na geladeira.

2. Pão de fermentação natural rápido

Este pão é feito com 4 ingredientes. Para compor a massa, você vai precisar de farinha de trigo, água, fermento natural alimentado e sal. Os descansos são a preparação para a fermentação que demora cerca de 3 horas. A última etapa é um descanso de 1 hora na geladeira.

3. Pão de fermentação natural na geladeira

O pão desta receita é fermentado com um preparo natural feito durante 7 dias. A massa é composta pelo levain, farinha, água e sal. A fermentação é realizada em duas etapas: uma delas em temperatura ambiente por 6 horas e a outra na geladeira que poderá durar até 24 horas.

4. Pão integral de fermentação natural

Esta receita traz um pão de textura superaerada. O preparo é saudável e nutritivo, já que é preparado com farinha integral. A proporção recomendada é a de metade de farinha branca e metade de integral. Entre, também é possível testar outras quantidades.

Continua após o anúncio

5. Pão francês com fermentação natural

O pãozinho mais amado dos brasileiros também pode ser preparado com fermento natural. Para combinar os ingredientes, pode-se utilizar a batedeira ou bater na mão. O diferencial da versão é o uso da banha de porco que é responsável pela maciez da massa.

6. Pão rústico au levain

O levain desta receita leva de 10 a 15 dias para ficar pronto e deve ser refrescado duas vezes. A massa não precisa ser sovada e é colocada em uma panela após a fermentação. A finalização é feita polvilhando farinha e o preparo deve ser assado no próprio recipiente.

7. Pão rosa de fermentação natural

Um diferencial do fermento natural é que ele leva farinha de centeio, além da branca e da integral. A cor do pão se dá pelo uso do suco de beterraba e o suco de limão dá um toque ácido ao preparo. A sugestão é servir com uma manteiga de mel de gostinho agridoce.

8. Ciabatta de fermentação natural

A ciabatta é um pão de origem italiana que é levinho, bem aerado e de cobertura enfarinhada. O azeite é o ingrediente que garante o toque especial do preparo. É preciso fazer pelo menos 4 dobras na massa e a fermentação deve ser feita em duas etapas.

9. Pão de azeitonas com fermentação natural

Continua após o anúncio

Este é um pão de fermentação natural incrementado. A azeitona preta é incorporada à massa e dá um toque sofisticado ao preparo. O alecrim picado ainda acrescenta um frescor e o gostinho cítrico das raspas de limão é de dar água na boca!

10. Pão de fermentação natural com água de fruta

Aqui, você vai aprender como fazer uma massa madre. O preparo tem como base a água de fruta fermentada. A composição deste fermento natural é bem delicada, ocorre em muitas etapas e dura pelo menos 10 dias. Os pães feitos com essa mistura são de impressionar!

O pão de fermentação natural é uma opção interessante para quem gosta de processos artesanais. Os procedimentos deixam os pães com texturas cheias de ar, que conquistam qualquer um. São preparos para levar para a vida. Confira também receitas de pão caseiro e pão recheado!

PARA VOCÊ