9 receitas de pão de mandioquinha para um lanche gostoso e equilibrado

Escrito por Giovanna Pedrosa

A mandioquinha, que também é conhecida como batata baroa em alguns lugares do país, é um ingrediente de sabor marcante e inconfundível. Podendo ser usada em muitas receitas, ela fica especialmente gostosa em um pão quentinho. Que tal preparar um pão de mandioquinha na sua casa e aproveitar todo esse sabor em um café caprichado?

O pão de mandioquinha é uma opção inteligente – e muito mais saudável – para substituir as versões industrializadas. Se você está tentando diminuir o consumo de carboidratos, vale a pena apostar nessa gostosura! Confira algumas sugestões variadas e escolha a sua preferida.

1. Pão de mandioquinha simples

A receita mais básica de pão de mandioquinha é enriquecida com farinha de trigo, manteiga, leite integral, ovo, açúcar, sal e fermento biológico seco. A massa é fácil de modelar e cresce bastante, rendendo cerca de trinta pãezinhos. Para conservar a textura e a maciez dos pães, mantenha-os em um recipiente fechado.

2. Pão de mandioquinha com queijo

iStock

Essa versão tem gosto e textura muito semelhantes ao pão de queijo tradicional, principalmente por conta do queijo parmesão utilizado na massa. Para seguir o passo a passo completo e ter essa delícia na sua casa, você também vai precisar de mandioquinha cozida, polvilho azedo, azeite de oliva, água, sal e orégano.

3. Pão de mandioquinha com polvilho

Polvilho azedo e polvilho doce são os ingredientes usados para dar consistência ao pãozinho, que também leva mandioquinha, azeite de oliva, água e sal em seu preparo. Depois de misturar todos os ingredientes e formar a massa, é só moldar as bolinhas e levar para assar. Trinta minutos no forno e você já pode apreciar essa belezura!

4. Pão de mandioquinha com chia

Além de encorpar a massa, a chia aparece nessa versão para entregar um resultado mais saudável. Se você está em busca de um lanchinho leve para comer sem culpa, essa pode ser uma boa opção. Separe chia, mandioquinha, polvilho azedo, azeite de oliva, ovo e sal e corra testar.

5. Pão doce de mandioquinha

Para sair do comum, que tal servir um pãozinho doce no café da tarde? Os ingredientes necessários nessa receita são a farinha de trigo, a mandioquinha, o ovo, o óleo de coco, o açúcar demerara, o sal e o fermento biológico seco. Além de ter um sabor delicioso, a massa não contém alimentos derivados do leite.

6. Pão de mandioquinha sem glúten

Essa é uma das receitas mais fáceis da lista, daquelas para fazer em poucos minutos e saborear mais rápido ainda! Para reproduzi-la em casa, você vai precisar de mandioquinha cozida, fécula de batata, ovo, óleo vegetal, fermento biológico, açúcar e sal. Esse pãozinho é também uma ótima opção para cortar o glúten do cardápio.

7. Pão de mandioquinha integral

iStock

Cozinhe a mandioquinha e amasse-a até obter a consistência de um purê. Junte a farinha, a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal e o fermento e misture bem. Sove a massa por alguns minutos, forme bolinhas e deixe descansando. Por fim, é só levar para assar por meia hora, servir e aproveitar! Viu só como é moleza?

8. Pão de mandioquinha funcional

Quem disse que você precisa cortar radicalmente o pão da sua dieta? Essa receita te ensina a fazer um pãozinho saudável, pouco calórico e que pode servir de lanchinho entre os treinos. Vamos aos ingredientes? Você só vai precisar de mandioquinha, polvilho azedo, linhaça dourada, azeite de oliva e sal.

9. Pão de mandioquinha vegano

Feita apenas com mandioquinha picada, polvilho doce, polvilho azedo e fermento químico em pó, essa versão vegana é extremamente deliciosa e rende vinte unidades. O passo a passo ainda ensina a congelar os pãezinhos para consumir durante a semana ou em outras ocasiões. Uma sugestão imperdível!

A hora do lanche não precisa ser uma bomba de calorias e nem o pesadelo de quem está seguindo uma dieta. Receitas como essas são deliciosas e ajudam a manter o equilíbrio entre saúde e sabor! Outra sugestão para experimentar e guardar no coração é a coxinha fit.

PARA VOCÊ