29 receitas de pão de mel que vão te fazer viciar no doce

Por
Atualizado em 29.04.21

O pão de mel é um doce europeu bastante versátil que agrada à maioria dos paladares, já que pode ser preparado com recheios e coberturas de variados sabores. Além disso, ele pode fazer parte de outras receitas de sobremesas e ganhar versões especiais e mais saudáveis. Confira as melhores receitas de pão de mel e escolha a sua preferida!

Publicidade

Pão de mel tradicional

1. Pão de mel coberto com chocolate: além de delicioso, esse pão de mel coberto com chocolate meio amargo caseiro fica fofinho e levemente úmido. Dica: você pode cortar o pão de mel ao meio e rechear com doce de leite ou brigadeiro, depois é só cortar os quadrados e banhar no chocolate.

2. Pão de mel recheado com doce de leite: além de deixar a casa inteira perfumada, esse pão de mel recheado com doce de leite é extremamente saboroso e vai te deixar suspirando a cada mordida. Dica: assim que os bolinhos saírem do forno, tire-os da forminha e disponha-os sob um prato. Por cima deles, coloque outro prato ou algo com uma superfície reta, de modo que forme um peso e eles fiquem um pouco achatados.

3. Pão de mel de pote: essa receita de pão de mel é feita em um pote de vidro, que dá menos trabalho do que a tradicional, pois não é necessário banhar o doce. É perfeito para fazer em casa e até mesmo para vender ou presentear. Consuma em temperatura ambiente ou gelado!

Publicidade

4. Pão de mel no potinho: essa é mais uma opção de pão de mel no pote de vidro, dessa vez em frascos menores, que são ideais para servir de sobremesa para as visitas em casa ou entregar de lembrancinhas de festas de aniversário. Confira o passo a passo no vídeo!

5. Pão de mel na marmita: para quem quer fazer uma renda extra com a venda do doce, essa opção de pão de mel na marmita é perfeita. É simples de preparar e a sobremesa já sai recheada do forno.

6. Pão de mel da vovó Anna: esse receita rende em média 50 quadradinhos de pão de mel que não são recheados, porém contam com uma ótima cobertura de chocolate. Entre seus ingredientes estão canela, cravo, açúcar mascavo e whisky.

Publicidade

7. Pão de mel com doce de leite: essa receita de pão de mel substitui o leite condensado por doce de leite cremoso diluído, que deixa o doce tão gostoso quanto. Ela rende cerca de 40 pedaços.

8. Pão de mel com especiarias: esse pão de mel segue a mesma linha das receitas tradicionais, porém leva também algumas especiarias no preparo, como canela, cardamomo e gengibre. Para decorar e garantir mais sabor, utilize amêndoas laminadas, pistache picado e chocolate branco.

9. Pão de mel com limão e gengibre: o resultado dessa receita de pão de mel é um bolo lindo, fofinho e com uma explosão de sabores, graças à presença do gengibre e das raspas de limão. Ótima opção de sobremesa para fugir da rotina!

10. Pão de mel judaico: esse pão de mel judaico é docinho, fofo e supersaboroso, com ingredientes como café e amêndoas picadas. Para deixar ainda melhor, experimente junto com uma bola de sorvete de creme.

11. Pão de mel em tiras: esses pães de mel em tiras com chocolate, também chamados de “biscottis”, são perfeitos não somente para encerrar uma refeição acompanhados de um café ou um chá, como também para qualquer outro momento do dia. Experimente!

12. Pão de mel de banana: para quem pretende dar uma incrementada na receita de pão de mel, aposte nas bananas, que garantem sabor e textura maravilhosos ao doce junto às suas especiarias tradicionais.

13. Pão de mel com calda: após retirar os pães de mel “básicos” do forno, acrescente a calda de leite condensado levemente aquecido (se gostar de um toque de álcool, misture o leite condensado com um pouco de conhaque), leve-os ao freezer e banhe-os com chocolate derretido para finalizar.

Sobremesas de pão de mel

14. Ovo de Páscoa recheado com pão de mel: ovo de chocolate recheado parece ser algo que não vai sair de moda tão rápido na época da Páscoa. Esse aqui é feito com pão de mel, doce de leite e damasco, uma combinação perfeita de sabores doces e azedinhos.

15. Rocambole de pão de mel: esse rocambole coberto com chocolate é feito com uma mistura para bolo de pão de mel que costuma ser uma mão na roda para quem precisa otimizar o tempo na cozinha. É a sobremesa perfeita para uma tarde de domingo!

Publicidade

16. Bolo pão de mel: esse bolo pode ser considerado praticamente um pão de mel gigante, já que seu cheiro, sabor e cobertura de chocolate são os mesmos. Ótima opção para servir de lanche da tarde junto com uma xícara de café!

17. Pão de mel no palito: essa é uma receita bastante inovadora que ensina como fazer um bolo de pão de mel no palito, também chamado de “cake pops”. Após espetar cada bolinha, mergulhe no chocolate e decore com confeitos coloridos.

18. Pudim de pão de mel: esse pudim de pão de mel fica delicioso, não muito doce e com o sabor marcante das especiarias, como canela, cravo e noz moscada.

19. Brownie de pão de mel: esse é um suculento brownie de pão de mel, que você pode preparar seguindo a receita básica do bolinho como base. O resultado fica bem úmido e saboroso. Para incrementar, você pode utilizar também outras especiarias como gengibre em pó, casca de laranja e baunilha.

20. Brigadeiro de pão de mel: aprenda a fazer um brigadeiro de colher com sabor de pão de mel! O brigadeiro é feito a partir do doce de leite e não do leite condensado. Além disso, leva temperos especiais, como mel, gengibre e noz moscada. O resultado é simplesmente apaixonante!

21. Cookies de pão de mel: além de perfeitos para comer no café da manhã ou em lanches da tarde/noturnos, esses cookies de pão de mel são também ótimas lembrancinhas de final de ano para os amigos. A receita rende 24 unidades.

22. Macarons de pão de mel: esse delicioso macaron é feito com ingredientes como doce de leite e cacau, e especiarias como canela, gengibre e cravo, para chegar o mais próximo possível do sabor do pão de mel.

23. Mousse de pão de mel: esse é um mousse de pão de mel que deve ser consumido geladinho para refrescar nos dias quentes do verão. Quando pronto, despeje em taças individuais e leve à geladeira por quatro horas.

24. Pavê de pão de mel: nada melhor do que um delicioso pavê para comer aos finais de semana, né? Nessa receita, é utilizado cacau 85% escuro, que não deixa a sobremesa tão doce e enjoativa. Se você utilizar um cacau mais suave, ou chocolate em pó, adicione o açúcar mascavo aos poucos, para não errar na mão.

Publicidade

Pão de mel saudável

25. Pão de mel de frigideira: esse é um pão de mel feito em frigideira perfeito para comer quando bate aquela compulsão por doces durante uma dieta para emagrecer. Além do sabor e textura serem muito parecidos com o pão tradicional, essa versão é sem glúten e sem lactose. Para comer sem culpa!

26. Pão de mel sem glúten: além de ser sem glúten e sem leite, esse pão de mel também não leva ovo. Além disso, o preparo é todo feito à mão e o resultado é uma delícia, com direito a massa fofinha e recheio trufado.

27. Pão de mel integral: esse pão de mel é preparado com farinha de trigo integral e é zero açúcar. Além disso, sua receita rende 24 unidades, cada uma com 106 calorias, que podem ser diminuídas sem a cobertura de chocolate.

28. Pão de mel vegano: esse pão de melado é uma versão vegana (sem ovos ou leite) do pão de mel e fica bastante semelhante à receita tradicional. Dica: no lugar do leite de amendoim, você pode usar o de soja, o de amêndoas ou o de coco caseiro.

29. Pão de mel light: essa receita de pão de mel light rende 20 pedaços – cada um com 60 calorias – e fica tão gostosa que você até para pra pensar se é realmente uma “sobremesa saudável”. Faça e confira!

Além de serem ótimas opções para a sobremesa em casa, os doces também servem de lembrancinhas de festas e presentes para pessoas queridas. Você ainda pode fazer para vender e torná-los sua renda extra!