15 receitas de pão de queijo vegano que vão surpreender todo mundo

Escrito por Mariana Sanches

O clássico pão de queijo é uma das receitas mais famosas e gostosas do estado de Minas Gerais. De massa elástica, saborosa e cheia de queijo, ela pode ganhar as mais inusitadas variações. Mas e se o principal ingrediente não fizer parte da receita? Sim, é possível fazer pão de queijo sem queijo! E o melhor: sem perder todo o sabor que essa delícia proporciona.

A versão vegana dessa gostosura mineira é perfeita para quem é intolerante a lactose, tem alergia a ovos ou simplesmente opta por não comer nenhum produto que tenha origem animal. E não se preocupe, a massa continua com a mesma textura, saudável e com um sabor muito gostoso.

Na lista abaixo, você pode conferir 15 receitas de pão de queijo vegano que vão te ajudar a inovar o menu.

Pão de queijo vegano com batata

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Pão de queijo vegano com batata baroa: o segredo da substituição do queijo está na batata usada. Aqui, a baroa faz a vez do derivado do leite e confere à receita uma elasticidade surpreendente, além de dar um sabor todo especial. Essa receita rende 50 bolinhas do tamanho do pão de queijo tipo coquetel que vende congelado nos supermercados.

2. Pão de queijo vegano com batata rosa: ninguém vai perceber que esse pão de queijo não tem queijo! Douradinho e saboroso, ele é prefeito para servir com um café bem gostoso. Se você quiser dar um charminho a mais para a receita, a dica é adicionar ervas desidratadas, como orégano, alecrim e salsinha.

3. Pão de queijo vegano com batata inglesa: muito prático de fazer, esse pão de queijo vegano leva apenas cinco ingredientes – batatas inglesas, polvilho azedo, polvilho doce, óleo vegetal e sal. Ele também pode ser congelado, ou seja, um lanchinho reserva para o café da tarde.

4. Pão de queijo vegano com batata doce: o pão de queijo vegano é menos calórico e mais barato do que o original. Aqui, o ingrediente principal é a batata doce, que além de dar uma textura muito especial para os pãezinhos também é supersaudável. Vale a pena experimentar!

5. Pão de queijo vegano com batata doce e polvilhos doce e azedo: para testar essa receita em casa, você vai precisar de polvilho azedo, polvilho doce, batata doce, água, óleo de canola, sal e temperos a gosto. Eles levam de 25 a 30 minutos para assar em forno a 180° graus e ficam uma delícia!

6. Pão de queijo vegano com batata doce e alecrim: que tal incrementar um pouco mais o seu pão de queijo vegano e adicionar uns temperinhos bem gostosos como o alecrim? Além de ser cheia de fibras e nutrientes, essa receita é muito gostosa e perfeita para o lanche da tarde.

Pão de queijo vegano com ingredientes variados

Foto: Reprodução / Vai Comer O Que

7. Pão de queijo vegano com mandioca: mais simples que essa receita? Impossível. Você vai precisar de polvilho doce, purê de mandioca, óleo e sal. Na batedeira ou à mão, adicione o purê ainda quente junto com os outros ingredientes. Misture bem até formar uma massa sem gruminhos. Se precisar, adicione um pouco mais de polvilho ou de purê para obter uma consistência para modelar.

8. Pão de queijo vegano com biomassa de banana verde: inusitada e gostosa, essa receita vai surpreender todo mundo. O diferencial desse pão de queijo vegano é que ele leva biomassa de banana verde, o que deixa a macia firme, porém elástica e deliciosa!

9. Pão de queijo vegano com tofu: o famoso queijo vegano é o ingrediente principal dessa receita. Além do tofu, esse pão de queijo vegano também pede polvilho azedo, farinha de milho, óleo vegetal, nutritional yeast e algumas ervas aromáticas.

10. Pão de queijo vegano com cúrcuma: a cúrcuma é o ingrediente especial dessa receita que, além de dar um aspecto muito bonito para os pães de queijo veganos, ainda deixa a massa com um sabor todo especial. Esses pães de queijo levam aproximadamente meia hora para assar e ficam muito cremosos!

11. Pão de queijo vegano com inhame: feito com purê de inhame, água, azeite de oliva, açafrão, sal, aveia em flocos, polvilho azedo, polvilho doce e queijo cheddar vegano, esse pão de queijo vegano simplesmente não tem como dar errado. Ele fica saboroso e muito saudável. Você vai se surpreender!

12. Pão de queijo vegano com abóbora: muito diferente, essa receita surpreende não apenas nos ingredientes usados, mas também no sabor, que fica suave e gostoso. Para a massa ficar lisinha, você precisa amassar bem as batatas e a abóbora, até que formem um purê sem nenhum gruminho.

13. Pão de queijo vegano com parmesão vegano: essa é uma das receitas mais fáceis dessa lista e a que mais se aproxima do sabor do pão de queijo original. O toque especial, aqui, fica por conta do queijo parmesão vegano. Além disso, a mandioquinha dá sabor e elasticidade aos pãezinhos.

14. Pão de queijo vegano com linhaça e levedo de cerveja: seguindo uma onda mais gourmet, essa receita leva alguns ingredientes especiais e que fazem toda a diferença na massa e no sabor do pão de queijo vegano. A linhaça, por exemplo, substitui o ovo, dando liga à massa.

15. Pão de queijo vegano com tapioca: a tapioca é o ingrediente secreto dessa receita. Além dela, você também vai precisar de batatas inglesas, fécula de mandioca, sal, azeite, água e fermento. Basta amassar bem as batatas e misturar com os outros ingredientes. Faça bolinhas e leve ao forno até que fiquem bem douradas. Está pronto!

Simplesmente irresistíveis, essas receitas de pão de queijo vegano vão surpreender todo mundo. Agora que você já sabe preparar essa delícia, que tal escolher a sua preferida e testar em casa? Aproveite!

PARA VOCÊ