31 receitas de pão integral caseiro para um café delicioso

Escrito por                          

Saborear um pão integral caseiro logo pela manhã é garantia de que seu dia vai ser mais saudável e também mais gostoso! Rico em fibras, esse tipo de alimento só traz benefícios para a saúde, ajuda a regular o intestino e acaba sendo muito mais saudável, já que deixa de lado ou reduz drasticamente a quantidade de farinha de trigo branca.

Fazer pão em casa é praticamente uma terapia, já que você deve misturar os ingredientes e sovar a massa, na maioria dos casos, com paciência e dedicação. O resultado sempre surpreende e, com certeza, a hora do café será mais especial. Descubra as melhores receitas de pão integral para fazer em casa!

Pão integral caseiro simples

1. Pão integral caseiro simples: este pão fica super fofinho e muita gente nem acredita que ele é feito com farinha de trigo integral. A receita ainda leva óleo, leite vegetal morno, fermento biológico seco e sal. Pincele a massa com azeite e espalhe aveia, semente de girassol e gergelim antes de levar o pão ao forno.

2. Pão integral caseiro rápido: se você quer ter uma dieta mais saudável, experimente incluir pão integral no seu dia a dia. Este aqui é feito com ovo, farelo de aveia, iogurte natura e fermento em pó. Só isso e fica uma delícia!

3. Pão integral multigrãos: pão multigrão é sempre rico em fibras, que ajudam a regular o intestino. Você pode prepará-lo com água morna, fermento biológico seco, açúcar mascavo, óleo de coco, trigo branco, trigo integral, sal, aveia em flocos, linhaça dourada, linhaça escura, gergelim branco, chia e pepitas de girassol.

4. Pão integral de aveia: que tal fazer um pão de aveia para comer no café da manhã? A receita leva leite, aveia em flocos, água morna, fermento instântaneo seco, melado, manteiga, trigo integral, trigo branco, sal e ovo.

5. Pão integral caseiro de leite: é até difícil acreditar, mas é possível fazer um pão de leite usando farinha integral. Esse pão fica fofinho e bem gostoso. A dica é usar nata ou creme de leite para conferir maciez ao pão.

6. Pão integral caseiro de liquidificador: quer receita mais fácil do que esta, feita no liquidificador e sem necessidade de ficar sovando a massa por muito tempo? Basta bater leite, ovo, óleo, fermento, sal e açúcar no liquidificador, despejar essa massa em uma tijela e misturar trigo aos poucos.

7. Pão integral caseiro de iogurte: quem gosta de pão com miolo bem macio pode usar iogurte na preparação. Após misturar os ingredientes, você deve sovar a massa por 15 minutos.

8. Pão integral caseiro com nozes: este pão é rico em fibras e em sabor, já que leva nozes picadas na massa. Acomode a massa na forma levemente untada e deixe crescer por 30 a 40 minutos. Prepare-se para que o aroma desse pão com nozes tome conta da sua casa.

9. Pão integral caseiro de ameixa: adicionar ameixas na hora de preparar um pão caseiro vai deixar o seu pão mais delicado e saboroso. E não pense que o pão fica doce: a presença da ameixa é bem sutil e realmente traz um toque especial.

10. Pão integral caseiro sem sova: receitinha de pão perfeita para quem não quer ficar sovando a massa! Misture trigo integral, trigo branco, fermento biológico seco, sal e água morna. É importante deixar a massa descansar por 24 horas na geladeira.

11. Pão integral de micro-ondas: praticidade acima de tudo! Essa é a melhor definição para esse pão low carb feito no micro-ondas. Você precisa de ovo, farelo de aveia, iogurte desnatado e fermento em pó. Bata tudo e leve por 2 minutos no micro-ondas.

12. Pão integral de ovos: este é mais um pão rico em fibras, macio e elástico para você saborear. Ele é feito com trigo branco, trigo integral, açúcar mascavo, fermento biológico seco, sal, óleo, água morna e ovos.

13. Pão integral caseiro de quinoa: para fazer este pão, primeiro prepare um mingau com quinoa e água. Acrescente a esse mingau trigo integral, fermento natural, água e sal. Sove até a massa ficar elástica e deixe crescer por 8 horas. Depois, leve ao forno por 35 minutos.

Pão integral caseiro com combinações especiais

14. Pão integral de cenoura e mel: para este pão ficar incrivelmente macio, você precisa sovar a massa por 15 minutos, colocá-la em uma bacia, cobrir com filme plástico e deixe descansar por 1h20. Na sequência, sove novamente a massa, para expulsar o ar, e deixe descansar por mais 40 minutos. Esse processo vai garantir um pão bem fofinho.

15. Pão integral caseiro de mandioquinha: usar mandioquinha, também conhecida como batata-salsa, vai garantir um pão com sabor especial. Além desse tubérculo, você também vai precisar de fermento biológico seco, açúcar, a água do cozimento da mandioquinha, sal, ovo, farinha de trigo integral e branca.

16. Pão integral caseiro com brócolis: se pão por si só já é uma delícia, os recheados são capazes de tirar suspiros de quem os experimenta! Você pode fazer uma mistura com brócolis, cebola, alho, azeitonas, cheiro verde e sal para rechear seu pão de forma. Fica incrível!

17. Pão integral caseiro de abóbora com sementes: este pão fica simplesmente sensacional! A abóbora é capaz de trazer um gostinho especial, com cara de pão que encontramos em sítio, para a sua casa. Use sementes de girassol e linhaça para trazer uma leve crocância ao pão.

18. Pão integral caseiro de café e grãos: em vez de usar água ou leite, você pode preparar um pão caseiro com uma xícara de café bem quente. O sabor vai ficar surreal e toda sua família vai se apaixonar.

19. Pão integral caseiro de aipim com sementes: esta receita é rica em fibras e rende um pão muito mais saudável! Os ingredientes necessários são aipim cozido, ovo, fermento biológico seco, açúcar, leite, manteiga, trigo integral e branco, sal e sementes de girassol, abóbora e linhaça.

20. Pão integral caseiro de batata e grãos: que tal usar batatas amassadas para garantir mais sabor ao seu pão? Basta acrescentar farinha de trigo integral e branca, linhaça, semente de girassol, fermento biológico seco, açúcar, mel, leite, ovo, manteiga e sal.

21. Pão integral de cerveja preta e especiarias: a textura desse pão vai te enlouquecer! Você vai usar três tipos de farinha: trigo branco, integral e centeio. Também vai precisar de chia, linhaça dourada, semente de girassol, açúcar mascavo, fermento biológico seco, sal, canela em pó, gengibre em pó, óleo de girassol e cerveja preta morna.

22. Pão integral caseiro de cebola: pão de cebola é um alimento bem tradicional nos Estados Unidos e, agora, você pode fazê-lo na sua casa também! Será necessário usar água, trigo integral e branco, sopa de cebola desidratada, açúcar, sal, manteiga e fermento biológico seco. Faça na máquina de pão que fica mais prático!

Pão integral caseiro doce

23. Pão integral caseiro de banana: nesta receita, você vai aprender a fazer um delicioso pão de banana, usando farinha de trigo integral, um pouquinho de trigo branco, farinha de linhaça, fermento, semente de girassol e linhaça, açúcar mascavo, sal, azeite de oliva e água. Use bananas bem maduras na preparação.

24. Pão integral caseiro com cacau e passas: quer servir um pão sofisticado, com textura e sabor bem interessantes? Então aposte nesta receita! Este pão caseiro doce é feito com trigo branco, trigo integral, aveia em flocos finos, cacau em pó, açúcar mascavo, manteiga, melado, uva passa, sal, fermento e água.

25. Pão integral de maçã com iogurte e passas: este pão fica um arraso e você vai usar somente farinha de trigo integral nele! O sabor da maçã combina com perfeição com as passas de cranberries ou uvas. Use iogurte natural para deixar o pão bem fofinho.

26. Pão integral caseiro com passas e nozes: a dica para ter sucesso nesta receita é hidratar as uvas passas em uma panela, no fogo, até ferver e também levar ao fogão as nozes picadas para soltar o óleo. Esses procedimentos vão fazer com que o sabor do seu pão fique ainda mais espetacular.

27. Pão integral caseiro de banana com iogurte: este pão caseiro delicioso é feito com bananas, trigo integral, trigo branco, fermento, açúcar mascavo, mel, sal, iogurte natural, óleo, água morna e ovo. E se prepare: quando o pão estiver assando, sua casa inteira será tomada por um aroma irresistível!

28. Pão integral caseiro de iogurte e mel: esta é uma receitinha bem simples que garante um pão doce maravilhoso. Os ingredientes necessários são trigo branco, trigo integral, fermento, água morna, mel, sal, iogurte natural e manteiga.

29. Pão integral caseiro de laranja: que tal adicionar laranja na preparação do seu pão? O resultado será um pão encantador e muito saboroso. Além do suco da fruta, você precisa de fermento, açúcar mascavo, água morna, óleo, iogurte natural, trigo integral e branco, sal e raspas de laranja.

30. Pão integral caseiro de batata doce: este pãozinho de batata doce vai conquistar seu coração. Você deve cozinhar as batatas e amassá-las. Acrescente fermento, água, sal, ovo, açúcar, leite, manteiga, trigo integral e branco. Será sucesso no seu café da tarde.

31. Pão integral caseiro de abacate: o abacate é uma fruta muito funcional e ajuda na dieta de pessoas que desejam comer mais saudável. Você pode usá-lo na preparação de pães também. Além dele, será necessário ter fermento seco, açúcar mascavo, leite, manteiga, ovo, farinha de trigo integral e branca, sal, sementes de linhaça ou gergelim e semente de girassol.

Com essas receitas, a hora do café vai ficar muito mais gostosa. Se você é fã de alimentos integrais, confira uma lista com as melhores receitas de bolo integral que vão alegrar a sua dieta.

PARA VOCÊ