27 receitas de pão integral que reunem sabor e saúde

Escrito por Renata Menezes

Pão integral é um alimento delicioso e muito mais saudável do que o pão branco. Por causa disso, ele é um item quase obrigatório na maioria das dietas, principalmente para quem pretende reduzir o consumo de calorias.

Muito versátil, ele pode ser acompanhado por geleias, queijos, patês e até mesmo carnes. Por causa disso, é consumido desde o café da manhã até o jantar.

É muito fácil encontrar pão integral nas prateleiras do supermercado, mas nada se iguala aos que são feitos em casa, de modo artesanal. Se você quer ter esse prazer, confira abaixo as 28 receitas de pão integral indicadas:

Receitas de pão integral simples

Foto: Reprodução / Vai comer o que

1. Pão integral com grãos: um pão integral fofinho como esse vai conquistar seu coração. A receita leva apenas ingredientes muito fáceis de encontrar. O modo de preparo é muito simples e ele leva cerca de uma hora e meia para ficar pronto.

2. Pão integral de liquidificador: se o que você está procurando é uma receita simples e rápida, acabou de encontrar. Além de muito fácil de fazer, esta é uma das receitas de pão integral que não leva glúten nem lactose, por isso está liberado aos intolerantes!

3. Pão integral rápido: para quem não tem tempo a perder na cozinha, esta é a receita perfeita. Você precisa apenas misturar ovo, aveia, iogurte natural e fermento. Depois disso, é só levar a massa ao microondas por 2 minutos. O resultado é o acompanhamento perfeito para geleias e queijo branco.

4. Pão integral de leite: quem ama pão de leite não precisa ficar sem ele só por causa da dieta. Esta receita ensina como fazer uma versão integral. Para isso, ela utiliza farinha integral e açúcar mascavo em vez dos ingredientes tradicionais.

5. Pão integral para máquina: quem tem máquina de pão precisa experimentar esta receita. O resultado é um pão com casca crocante e miolo muito fofinho. Você pode armazená-lo por até três dias ou até mesmo congelar para comer depois.

6. Pão integral multigrãos vegano: para os veganos, esta é uma receita indicada, já que não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. Além de muito gostoso, este pão tem uma apresentação muito bonita graças aos grãos que ornamentam sua superfície. Por causa disso, é perfeito para servir em um café da manhã especial.

7. Pão integral simples: esta é daquelass receitas de pão integral rapidinhas e deliciosas. Para fazê-la, você só precisa misturar todos os ingredientes, formar bolinhas com a massa e levar ao forno. O tempo total de preparo é de cerca de 25 minutos.

8. Pão integral com cereais: esta é uma receita muito gostosa e nutritiva. Os cereais utilizados são aveia, quinoa, linhaça e gergelim, mas você pode tem a liberdade de usar sua criatividade e adicionar os que mais lhe agradem.

Receitas de pão integral diferenciadas

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

9. Pão integral de cerveja preta e especiarias: se você adora experimentar novidades na cozinha, não deixe de testar esta receita. Ela é muito inusitada e vai conquistar sua admiração com o sabor totalmente excepcional. Este pão é o acompanhamento perfeito para patês e pode ser servido como entrada em jantares.

10. Pão integral com frango e requeijão: um pão integral recheado cai muito bem para o lanche, não é mesmo? Nesta receita, você aprende como fazer um deles, com recheio de frango e requeijão. O sabor é incrível e você vai se apaixonar por esse pãozinho.

11. Pão integral de batata e grãos: sim, também é possível fazer um pão de batata integral! Para enriquecer seu valor nutricional, ainda são adicionados alguns grãos que conferem mais fibras à receita. Se possível, coma ainda quentinho e se delicie com queijo ou manteiga derretidos.

12. Pão integral de cebola: esta é daquelas receitas de pão integral que são magníficas. A cebola dá um toque todo especial com seu sabor forte, perfeito para acompanhar queijos ou frango desfiado. Para fazê-la, você vai precisar de uma máquina de pão.

13. Pão integral recheado com brócolis: este pão por si só já é delicioso, mas o recheio de brócolis faz qualquer um se derreter por ele. Por causa disso, você não pode deixar de experimentar essa maravilha, que vai ser o lanche perfeito para sua tarde.

14. Pão integral de café e grãos: os viciados em café vão se apaixonar por esta receita, que equilibra o sabor forte com o adocicado do mel. Para dar o toque final, são adicionados grãos que dão um quê de crocância à massa fofinha.

15. Pão integral com aveia e castanhas do pará: esse pãozinho macio é delicioso para acompanhar um bom requeijão. Ele não utiliza lactose nem ovos e por isso está liberado para veganos. A castanha do pará é o grande trunfo, pois garante um toque crocante para a massa.

16. Pão integral de mandioquinha: assim como o pão de batata, também há uma versão de pão de mandioquinha integral. No link, você aprende como fazê-lo de um modo muito simples, em pouco mais de uma hora de preparo.

17. Pão integral de espinafre: já que estamos falando de comida saudável, por que não incluir o espinafre entre os ingredientes? Com esta receita, você aprende a incluir esse vegetal no pão integral. O visual é pra lá de inusitado, já que a massa fica verdinha, e o sabor é incrível.

Receitas de pão integral doce

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

18. Pão integral de cacau e passas: quer experimentar novos sabores? Teste agora mesmo este pão de cacau e passas. Além de saudável, ele é delicioso e serve para aqueles dias em que você precisa comer um docinho, mas não quer fugir da dieta. O preparo leva pouco menos de duas horas, pois é necessário esperar a massa descansar, mas vale a pena cada minuto.

19. Pão integral com melado de cana: esta é mais uma das receitas de pão integral com sabor inusitado. Ela é perfeita para acompanhar queijos brancos, principalmente se você adora sabores agridoces. O preparo leva mais de duas horas e, por isso, você deve apostar nela para os dias de folga.

20. Pão integral de banana e iogurte: este pão tem uma consistência muito macia graças ao iogurte. Além disso, a banana confere um sabor docinho que é perfeito para acompanhar geleias. Os ingredientes são muito fáceis de encontrar e o modo de preparo é bem simples.

21. Pão integral recheado com maçã e canela: está procurando uma sobremesa saudável? Se sua resposta foi “sim”, hoje é seu dia de sorte. Esta receita te ensina a fazer um delicioso pão integral com recheio de maçã que vai te levar às nuvens. O resultado é leve e delicioso.

22. Pão integral de abacate: sim, o abacate pode ser um excelente ingrediente para um bom pão integral. A receita é muito simples e você só vai precisar de um pouco de paciência para esperar a massa crescer. Depois disso, é só levar ao forno e se deliciar.

23. Pão integral de batata doce: para os marombeiros de plantão, também há um pão integral feito com batata doce. Aposte nele para antes ou depois daquele treino, acompanhado de um bom frango desfiado.

24. Pão integral com passas e nozes: passas e nozes são uma combinação perfeita. Nesta receita, ela é utilizada como base para um delicioso pão integral. O preparo leva um bom tempo, mas você não vai se arrepender de investir um pouco do seu dia para desfrutar dessa maravilha.

25. Pão integral de banana: esta é mais uma receita de pão integral de banana. O modo de preparo é muito simples, mas exige bastante paciência, já que é necessário esperar a massa descansar por duas horas e o tempo de cozimento é de pelo menos 30 minutos.

26. Pão integral de iogurte e laranja: se você ama bolo de laranja, experimente também este pão de laranja. O sabor da fruta fica muito suave e o iogurte deixa a consistência muito macia. O resultado é tão delicioso que o pão nem precisa de acompanhamento.

27. Pão integral de iogurte com mel: esta é uma receita simples e gostosa para fechar a lista com chave de ouro. O gostinho do pão é muito suave, mas o sabor adocicado é encantador. Sirva com uma pasta de queijo cottage, com o pão ainda quente, e comece seu dia com o pé direito.

Como você pode ver, há muitas receitas de pão integral que podem ser feitas na sua casa mesmo. Se mesmo assim você não quer abrir mão do pão branco, confira, então, receitas de pão caseiro.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS