10 receitas de pão italiano para quem gosta de opções caseiras

Escrito por Vanessa Herrmann

O pão italiano conta com uma casquinha crocante e um interior macio, além disso, seu sabor é levemente azedo. É comum que seu formato seja redondo ou até mesmo alongado, parecido com uma baguete. Ele pode ser feito com ou sem sova, mas, na segunda opção, o tempo de fermentação é um pouco maior.

Seu uso é muito comum para o preparo de bruschettas, mas ele é bem versátil, já que também pode ser recheado com sopas e até mesmo fondues. O pão italiano fica gostoso até puro com manteiga!

Se você quer aprender a fazer essa delícia em casa, basta conferir a lista abaixo:

1. Pão italiano com fermentação natural

Para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de farinha de trigo, fermento natural, água morna, azeite e sal. Primeiro, é preciso misturar o fermento, a farinha, a água e o azeite. Depois, basta sovar a massa por aproximadamente 20 minutos. Ela deve crescer por 1h30 para então ser moldada e descansar por mais 6 horas antes de ir ao forno. O processo é demorado, mas o resultado é tão saboroso, que cada minuto de espera compensa.

2. Pão italiano simples

O preparo dessa receita começa com a mistura de farinha de trigo, sal e fermento biológico seco. Depois, é preciso acrescentar água aos poucos e mexer tudo até que a massa fique homogênea. Então, espere-a dobrar de tamanho. O próximo passo é moldar o pão e esperar mais 40 minutos. A última etapa é levar ao forno para assar em uma forma coberta com papel manteiga e untada com azeite.

3. Pão italiano sem sova

Nessa receita, é preciso misturar farinha de trigo, fermento biológico seco e sal em uma tigela. Depois, basta acrescentar toda a água e mexer com uma espátula até que a massa fique homogênea, então, ela precisa descansar por, no mínimo, 12 horas antes de o pão ser moldado e ir ao forno.

4. Pão italiano na panela

Essa é uma receita de pão italiano em que a massa pode ser feita tanto em uma máquina de pão, quanto na mão. Aqui, depois que todos os ingredientes são misturados, o tempo de espera é de 2 horas. A grande diferença é que a massa é assada em uma panela tampada, por isso, o tempo de forno é de aproximadamente 20 minutos. Para quem não quer esperar muitas horas, essa opção pode ser uma boa pedida.

5. Pão italiano para sanduíche

Nessa receita, além de aprender a preparar um pão italiano delicioso para ser usado para sanduíches, você ainda confere dicas de congelamento, o que é ótimo para aquele momento em que a fome aperta, mas você não quer passar muito tempo na cozinha.

6. Pão italiano doce

Essa é uma receita de pão italiano doce, por isso, ela é bem diferente das outras opções da lista. Aqui, é necessária uma grande quantidade de ovos, o que resulta em uma massa bem fofa, com mais ar por dentro, o que faz com que ela também cresça mais e não necessite de uma grande quantidade de farinha de trigo. O resultado é um pão bem leve e suavemente adocicado.

7. Pão italiano integral

Essa é uma receita integral! Além disso, se você acha a casca do pão italiano muito dura, aqui, você pode conferir dicas para que ela fique mais macia. Mas, caso você queira uma versão integral tradicional, também é possível aprender como fazer em casa.

8. Pão italiano de semolina

Que tal deixar a farinha de trigo de lado no preparo do seu pão italiano e dar lugar para a semolina? Essa é a proposta desta receita, que conta com um preparo bem demorado, já que a massa deve descansar por 8 horas, mas que fica com um gostinho incrível.

9. Pão italiano temperado

Essa é uma receita de pão italiano em que a massa é temperada com queijo parmesão ralado, salsa picada, cebola e alho em flocos e manjericão. Para quem gosta de um pão com um sabor extra, essa pode ser uma boa pedida para testar em casa.

10. Pão italiano com ervas

Para dar um gostinho extra ao pão italiano, a sugestão dessa receita é usar um mix de temperos desidratados, salsa, cebola e alho. Para testar essa opção em casa, é preciso ter uma máquina de pão, o que faz com que o modo de preparo não seja tão demorado.

O pão italiano é muito versátil, já que combina com os mais variados pratos e também fica uma delícia apenas com um pouco de manteiga. Se você adora esse tipo de alimento, ainda pode conferir receitas de pães caseiros variados para testar na sua cozinha.

PARA VOCÊ