9 receitas de pão sovado para incrementar o café da manhã

Escrito por    

O pão sovado, também chamado de pão provence ou pão tatu, é um daqueles pães quase impossíveis de resistir. Ele recebe esse nome por ter a massa bem sovada, resultando em uma textura consistente e macia.

Continua após o anúncio

Por ter um sabor neutro, pode ser combinado com os mais diversos ingredientes doces ou salgados. Além disso, é uma excelente opção para servir no café da manhã, mas também em qualquer outro momento ao longo do dia.

Então, não perca tempo e confira essa seleção de deliciosos pães sovados!

1. Pão sovado simples

Receitas de pão sovado

Foto: Reprodução / Teretetê na cozinha

Esse pão segue a versão básica com leite, ovo, açúcar, sal, margarina, farinha de trigo e fermento seco. A receita é feita na máquina de fazer pão, mas também pode ser feita manualmente, sovando bem e deixando a massa descansar.

2. Pão sovado de iogurte

Receitas de pão sovado

Foto: Reprodução / Teretetê na cozinha

Utilizar o o iogurte na massa deixa o pão ainda mais macio e saboroso. No liquidificador, são batidos os ovos, o iogurte e a manteiga. Depois, acrescente o fermento, a farinha, o açúcar e o sal. Sove a massa, deixe descansar por 20 minutos e leve para assar até ficar bem dourada.

3. Pão sovado caseiro

Receitas de pão sovado

Foto: Reprodução / Receitas de minuto

O diferencial dessa receita está na banha, usada para dar um gostinho caseiro e um sabor todo especial. Comece juntando os ingredientes secos e, depois, adicione os úmidos. Sove bem, deixa a massa crescer até dobrar de tamanho e asse por cerca de 40 minutos.

Continua após o anúncio

4. Pão sovado de padaria

Essa receita leva a mistura de farinha de trigo, sal, açúcar, fermento fresco, ovo, margarina, leite e glucose de milho. Misture todos os ingredientes amassando bem com a mão. A massa deve ser sovada duas vezes para garantir a textura e maciez.

5. Pão sovado com queijo, copa e tomate seco

Receitas de pão sovado

Foto: Reprodução / NOME DO SITE

O primeiro passo é preparar o pão, seguindo a receita tradicional. Então, corte-o superficialmente em quadrados. Entre os cubos, encaixe a mussarela, o presunto e o tomate seco. Regue com o azeite e leve ao forno por 15 minutos.

6. Pão sovado vegano

Para ninguém ficar de fora, essa receita traz um delicioso pão sovado vegano. Misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento em pó. Depois, adicione o óleo e a água morna. Sove bem a massa, deixe descansar e leve ao forno até ficar bem dourada.

7. Pão sovado de milho verde

Continua após o anúncio

Para um sabor ainda mais especial, o milho verde é acrescentado ao restante dos ingredientes: farinha de trigo, leite em pó, leite condensado, sal, manteiga, fermento biológico, ovo e água. Antes de assar, pincele um pouco de gema e polvilhe farinha de milho.

8. Pão sovado com mortadela

Após preparar o pão, corte-o ao meio. Recheie com cebola, tomate, mortadela e mussarela, temperados com manteiga, pimenta-do-reino, sal e cheiro-verde. Cubra com a outra metade do pão, pincele com uma mistura de maionese, mostarda e cheiro-verde e leve para assar.

9. Pão sovado com gergelim

Comece misturando todos os ingredientes secos: farinha de trigo, leite em pó, açúcar, sal e fermento biológico. Depois, acrescente a manteiga, o ovo e a água. Após sovar e descansar a massa, leve ao forno e cubra-a com gema e gergelim.

O pão sovado, apesar do trabalho na hora do preparo, traz a recompensa com um sabor único e surpreendente. Se você ficou curioso para descobrir mais receitas de pão caseiro, confira essas de pão australiano e de pão de cebola.

PARA VOCÊ