10 receitas de parfait para deixar seus dias mais doces e frescos

Escrito por Luiz Filipe Santos

O parfait é uma sobremesa de origem francesa, feita em camadas e que geralmente combina frutas, iogurte, caldas, bolo, creme de leite e biscoito. É servida gelada e ideal para os dias quentes, já que ajuda a refrescar.

O preparo é fácil, prático e geralmente não demanda de muito tempo. É uma sobremesa que vai agradar seus convidados e deixará seus dias mais doces e fresquinhos.

Confira uma seleção de receitas de parfait que vão adoçar sua vida e escolha sua preferida:

1. Parfait de avelã e chocolate

Foto: Reprodução / essencia studio

Essa receita de parfait traz uma combinação de chocolate e avelã. É feita uma mistura de gelatina sem sabor com chocolate meio amargo, pasta de avelã, crème fouettèe e conhaque. O preparo é levado ao freezer e deve ser servido fatiado com calda de chocolate e pralinê. É uma opção deliciosa e perfeita para os dias quentes!

2. Parfait de cerejas ao vinho

Esse parfait é feito de três camadas: pão de ló, geleia de cerejas ao vinho e chantilly. O pão de ló leva ovos, açúcar, farinha de trigo e amido de milho. A geleia é uma combinação de cerejas congeladas, frutas vermelhas, açúcar, rum, vinho tinto, cravos, canela e noz-moscada. O chantilly é preparado com creme de leite fresco, açúcar e fava de baunilha. A finalização da sobremesa é feita com uma folha de hortelã.

3. Parfait de iogurte com manga e frutas vermelhas

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Essa é uma receita fácil e deliciosa de parfait. Aqui, a sobremesa é feita com camadas de frutas vermelhas, iogurte e manga. As frutas vermelhas compõem uma espécie de geleia feita com açúcar e água. A montagem é feita colocando a manga cortada por baixo, o iogurte ao meio e a geleia por cima. A sugestão é finalizar com granola.

4. Parfait de iogurte e kiwi

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Essa receita prática vai te ajudar a deixar seus dias mais doces. O parfait, aqui, é feito com kiwi picado, iogurte grego gelado e granola. A montagem é feita colocando as fatias de kiwi na lateral do copo ou da taça, o iogurte ao meio e a granola cobrindo o preparo. É uma versão fresquinha, agradável e que vai te deixar com água na boca.

5. Parfait de pralinê de amêndoa

Foto: Reprodução / FLAGRANTE DELÍCIA

Essa receita traz um parfait delicioso com pralinê de amêndoa. O preparo é feito batendo as claras, adicionando açúcar e depois natas batidas. O pralinê é, então, combinado com a mistura e o parfait é congelado por no mínimo oito horas. É uma opção muito saborosa e que vai surpreender seus convidados!

6. Parfait pavlova com maracujá

Foto: Reprodução / essencia studio

O parfait dessa receita é feito com pavlova, iogurte e maracujá. A pavlova leva claras, açúcar refinado, amido de milho e vinagre de vinho branco. O iogurte é preparado com creme de leite fresco, açúcar de confeiteiro e fava de baunilha. A montagem é feita dispondo a pavlova e o creme e finalizando com o maracujá.

7. Parfait de chocolate com frutas vermelhas

Foto: Reprodução / COZINHA A DOIS

Essa receita traz um parfait de chocolate e creme de leite fresco. O chocolate é derretido em banho maria e combinado com o creme de leite. A mistura é levada ao congelador por quatro horas. A sugestão é servir com uma calda de frutas vermelhas e biscoito de amêndoas!

8. Parfait de frutas amarelas e coco queimado

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Essa receita traz um parfait feito com iogurte grego sem açúcar, néctar de agave, essência de coco, maracujá azedo, manga, açúcar de coco, cachaça e coco fresco ralado. O coco é levado para queimar no forno com o açúcar e as frutas amarelas são utilizadas como uma compota, também com açúcar. A montagem é feita em um copinho e as frutas amarelas são colocadas primeiro. Depois o iogurte e, por último, o coco.

9. Parfait de chocolate com amora

Foto: Reprodução / GULAB

Esse parfait leva creme de leite aquecido com chocolate, geleia de amora e chantilly e bolo. A montagem é feita começando pelo chocolate, depois o bolo, a geleia de amora e o chantilly. A finalização pode ser feita com raspas de chocolate. Essa receita vai te conquistar pelo sabor e pela praticidade!

10. Parfait de morango

Por fim, um parfait feito com geleia de morango, iogurte e kiwi. A geleia é preparada com suco de limão, morangos picados e açúcar. O iogurte é combinado com sementes de papoula, que dão uma textura diferente à sobremesa. A montagem é feita intercalando o iogurte e a geleia, finalizando com pedacinhos de kiwi. É uma opção gostosa e fácil de fazer.

As versões do parfait são várias e essa sobremesa se destaca pela praticidade e pelo sabor inconfundível. As frutas e o chocolate compõem opções interessantes do prato e esse preparo precisa entrar para seu cardápio culinário. Experimente!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS