29 receitas de parmegiana para se sentir em uma cantina italiana

Escrito por                          

Um dos mais incríveis pratos brasileiros com influências italianas, o filé à parmegiana é realmente de dar água na boca. Ele nada mais é do que um bife à milanesa (pode ser filé mignon, alcatra, fraldinha…) frito com farinha de trigo e ovos, coberto com uma boa quantidade de molho de tomate e queijo parmesão ou fatias de mussarela derretidas.

Para acompanhar esta delícia, você pode apostar em diferentes opções. Entre as mais clássicas, estão o arroz branco e batatinhas fritas ou um macarrão com molho ao sugo. Porém, você pode também fazer combinações mais leves, apostando apenas em uma boa saladinha verde.

E o melhor: para quem adora receitas à parmegiana, mas não é adepto a comer carnes, existem algumas alternativas ao bife tão saborosas quanto, como berinjelas, batatas, abobrinhas, tofu, ou até mesmo frango, para quem consome somente carnes brancas. Confira abaixo as melhores receitas e bom apetite!

Bife à parmegiana

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

1. Filé à parmegiana empanado com amaranto: filé mignon à parmegiana saboroso e clássico que substitui a farinha de rosca por flocos de amaranto, deixando a carne muito mais leve e crocante. Entre os ingredientes, estão também sal marinho, alho, ovos, azeite, molho de tomate e queijo mussarela fatiado.

2. Bife à parmegiana clássico: receita clássica e simples que ensina a preparar um delicioso bife à parmegiana ideal para um almoço de domingo. Aqui, a receita é feita com filé mignon e queijo mussarela. Para o molho, aposte em manjericão, azeite, açúcar, cebola, sal e queijo parmesão para finalizar.

3. Filé mignon à parmegiana aos quatro queijos: apesar de não ser nem um pouco light, essa receita de filé mignon à parmegiana aos quatro queijos (parmesão, gorgonzola, catupiry e mussarela) certamente é deliciosa. Sirva com arroz branco e batatas fritas.

4. Filé à parmegiana com toque de manjericão: essa é uma sugestão de aperitivo simples e super saborosa, que fica ainda melhor quando combinada a uma boa cervejinha gelada. São pequenos pedacinhos de filé mignon feitos com sal, pimenta do reino, farinha de trigo, ovos, óleo, molho de tomate, fatias de mussarela e folhas de manjericão para decorar e dar um gostinho extra.

5. Bife à parmegiana de forno: esse bife à parmegiana assado no forno pode ser feito com patinho ou contra filé e fica irresistível quando combinado com o tradicional arroz branco e batatas. A dica aqui é apostar em uma farinha especial, feita com um pouco de queijo ralado, salsinha seca e pimenta do reino moída ou calabresa seca. Fica super saborosa e dá para usar em qualquer receita de empanado.

6. Bife à parmegiana tradicional: essa receita de bife à parmegiana tradicional é feita com quatro bifes de coxão de dentro e leva ingredientes como óleo, ovos, farinha de trigo, farinha de rosca, suco de um limão, sal, pimenta do reino moída, alho, queijo, presunto e parmesão ralado à gosto. Sirva acompanhado de arroz, batatas fritas e salada, ou um belo macarrão.

7. Filé à parmegiana: esse saboroso filé á parmegiana leva uma quantidade de ingredientes específica para duas pessoas. Porém, você pode dobrar a quantidade de acordo com o número de quantas forem comer. Para incrementar a farinha de rosca, tempere-a com alho, cheiro verde e pimenta.

8. Filé à parmegiana original das cantinas italianas: que tal preparar um filé à parmegiana saboroso, macio por dentro e crocante por fora? É uma receita original das cantinas italianas no Brasil que fica também muito gostosa quando utilizada de recheio para um bom sanduíche (de preferência uma baguete de parmesão).

9. Bife à parmegiana com cerveja Stout: esse é um bife à parmegiana diferente e especial para quem gosta de receitas com bebidas alcoólicas, pois ele conta com uma incrível e crocante casquinha feita com cerveja Stout.

Frango à parmegiana

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

10. Frango à parmegiana diferente: a melhor parte dessa receita de frango à parmegiana diferente com certeza é a sua casquinha super crocante de queijo, que fica acima de um peito de frango macio, com um molho saboroso e que deixa qualquer refeição capaz de dar água na boca. Além disso, é uma versão mais prática e saudável do que a tradicional por não ter fritura.

11. Frango à parmegiana de forno: para evitar todo o trabalho e sujeira da fritura, apostar em uma receita de forno é sempre uma boa saída. É um frango à parmegiana saudável empanado com farinha de linhaça dourada que leva somente ingredientes como ovos, molho de tomate, orégano para dar gosto e queijo mussarela.

12. Sanduíche de frango à parmegiana: esse sanduíche de frango à parmegiana é uma receita super bacana para servir em uma festa, apesar de ser levemente trabalhosa, já que você precisa fazer o bife à milanesa antes de tudo. Para facilitar, você pode deixar tudo pronto e levar ao forno para o queijo derreter no final, com todos os sanduíches montados.

13. Parmegiana de filé de frango: receita tradicional e simples de um suculento parmegiana feito com filé de frango. Para preparar, você vai precisar de ingredientes como alho, ovos, farinha de trigo e farinha de rosca, fatias de mussarela, molho de tomate, óleo, sal e pimenta a gosto.

14. Filés de frango à parmegiana com abacate: uma boa ideia para fugir do convencional parmegiana de frango é acrescentar ao prato um ingrediente inusitado, que é o abacate. Apesar de diferente, ele deixa a receita extremamente gostosa e confere ao frango um sabor e textura delicados.

Parmegianas diferentes

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

15. Berinjela à parmegiana com ricota: receita rápida, super fácil de preparar e extremamente saborosa, essa berinjela à parmegiana com ricota é uma ótima maneira de fazer as crianças gostarem de legumes. Utilize sal, alho e azeite à gosto para temperar e acrescente queijo parmesão ralado.

16. Berinjela à parmegiana: essa é uma berinjela à parmegiana vegana acompanhada de um delicioso molho de tomate confit que ajuda a deixar o prato mais molhadinho, com sabor e cheiro maravilhosos. Para a receita ser vegana, utilize uma farinha de rosca que você saiba a procedência ou faça em sua casa com pão seco triturado.

17. Parmegiana burguer de carne: apesar de bastante trabalhosa, o resultado dessa receita vale cada minuto esperado. É um parmegiana burguer de carne que rende quatro unidades e é feito com ingredientes como miolo de acém moído, mussarela, folhas de manjericão, molho de tomate, maionese de manjericão, ovos, farinha de trigo, farinha de rosca e pães de hambúrguer.

18. Bolo de carne à parmegiana: variar o almoço do dia a dia não precisa ser complicado, já que um ou dois ingredientes simples são suficientes pra dar uma nova cara àquele prato que a família ama. Esse bolo de carne à parmegiana fica pronto em apenas 30 minutos e a quantidade serve até quatro pessoas.

19. Batata à parmegiana: para os amantes de batatas, essa batata cozida fica simplesmente de outro mundo quando combinada a um incrível molho à parmegiana. É uma receita vegana super saborosa que utiliza ingredientes como farinha de rosca, óleo, molho de tomate, presunto vegetal, mandiokeijo, orégano e chimichurri, um mix de temperos e ervas que pode ser comprado já misturado.

20. Courgette à parmegiana: essa é uma receita vegetariana super econômica, fácil de preparar e deliciosa, que tem a vantagem de ser versátil já que pode ser feita com vegetais (como a courgette ou berinjela), carne ou peixe (como salmão) e assim agradar a todos os gostos.

21. Abobrinha à parmegiana: aqui você confere o passo a passo de como fazer porções individuais de abobrinha italiana à parmegiana, uma receita perfeita para deixar na geladeira ou congelador e servir para as visitas inesperadas rapidamente.

22. Parmegiana de kafta: receita diferente, fácil de preparar e que vai agradar até mesmo as pessoas que não são adeptas a fugir de pratos tradicionais. Você vai seguir uma receita de kafta de legumes e acrescentar o molho parmegiana clássico, com molho de tomate e queijo derretido.

23. Berinjela à parmegiana frita e no forno: essa receita é um pouquinho mais demorada para preparar, mas resulta em uma incrível berinjela à parmegiana, algumas fritas e outras assadas no forno com azeite, em uma versão mais light e saudável. Entre os temperos, estão o sal, pimenta do reino e manjericão a gosto.

Parmegiana saudável

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

24. Frango a parmegiana levíssimo: essa receita de frango à parmegiana fica incrível e super leve, feita com ingredientes como leite de coco, azeite, parmesão ralado, farinha de linhaça dourada, tomate, queijo mussarela, sal e temperos a gosto. Você pode preparar o frango já cozido e congelar outros, assim não é necessário usar tantos ingredientes para conseguir uma textura sequinha e gostosa.

25. Bife à parmegiana light: aqui você aprende uma receita de bife à parmegiana light, com muito menos calorias e em uma versão super proteinada, especial para um almoço de domingo saudável com a família.

26. Bife à parmegiana funcional: esse bife à parmegiana funcional fica maravilhoso, super crocante, saudável e não perde em nada para o sabor do frito e tradicional. Entre os ingredientes, estão farinha de arroz, amaranto (ou quinoa) em flocos, um ovo e azeite de oliva. Para o molho, você vai precisar de molho de tomate caseiro, biomassa para agregar nutrientes e um queijo sem lactose.

27. Tofu à parmegiana: este tofu à parmegiana é bem fácil de fazer e fica muito saboroso e crocante! Você pode servir como acompanhamento de refeições, saladas e também de cuscuz marroquino. É uma receita vegana que rende até quatro unidades e fica pronta em apenas dez minutos.

28. Parmegiana light: mais uma receita de parmegiana light ideal para quem adora esse molho delicioso porém não quer escapar da dieta. São quatro filés de frango, ovos, farinha de rosca, farinha de trigo, tomate pelado, salsinha, alho, azeite, queijo grana padano, sal e pimenta.

29. Filé de frango à parmegiana sem fritura: para um filézinho de frango à parmegiana saboroso e saudável sem precisar fazer frituras, aposte em temperos como sal, pimenta, suco de limão e páprica doce e leve o prato ao forno coberto com molho de tomate e queijo.

Além de extremamente saborosas, são receitas mais do que perfeitas para preparar para toda a família nos almoços aos finais de semana, que com certeza irão agradar ao gosto da grande maioria!

PARA VOCÊ