44 receitas de pastel que vão deixar os de feira no chinelo

Por
Atualizado em 07.10.21

Se você não dispensa um bom passeio na feira aos finais de semana para, além das compras, saborear um delicioso pastel, saiba que é possível preparar em casa receitas variadas que poderão superar as da feira nos quesitos sabor, saúde e qualidade.

Aqui você confere opções de receitas de pastel, desde as tradicionais e fritas, até as mais saudáveis e rebuscadas, em versões integrais ou feitas no forno com recheios menos calóricos e mais nutritivos. O importante é que no final eles estejam bem sequinhos e com a massa crocante, certo?

Receitas de pastel frito

Foto: Reprodução / Receitas & Coisas

Foto: Reprodução / Receitas & Coisas

1. Pastéis de bacalhau sem glúten: apesar de frito, esse pastel de bacalhau é mais saudável para comer no dia a dia, já que não contém glúten. Entre seus ingredientes, estão batatas, ovos, leite, cebola e salsa.

Publicidade

2. Pastel de queijo simples: essa é a receita mais clássica e básica, porém que agrada a todos os gostos, principalmente aos amantes de queijos. É feita com massa caseira, que é bem gostosa e fácil de preparar, e o resultado fica sem a aparência craquelê do pastel profissional, já que não leva pinga entre seus ingredientes.

3. Pastel do Português: aqui você aprende a preparar o pastel do Português, um clássico de Iriri, sul do Estado do Espírito Santo. Para saber a temperatura ideal do óleo, basta ter um pedacinho de erva fresca (pode ser cebolinha, salsinha ou hortelã), esperar o óleo esquentar um pouco e acrescentar a folhinha. Se ela estalar está perfeito, se não espere até ela fazer aquela borbulhinha.

4. Pastel de Nutella caseira: o creme de avelã dessa receita de pastel é feito no modelo caseiro, mas você pode também facilitar e utilizar o próprio pote de Nutella, com o creme industrializado, que fica tão gostoso quanto.

5. Massa de pastel com sorvete e doce de leite: essa receita de massa de pastel acompanhada de doce de leite e sorvete é perfeita para as “formiguinhas” que não dispensam um bom doce no dia a dia. Ao final, incremente o prato com castanhas.

6. Pastel Chinês: também conhecido como Gyoza, o famoso pastel chinês está presente na culinária de locais como China, Japão e Coreia. Algumas diferenças quanto ao recheio e ao tempero existem, mas a base continua a mesma: bolinho de farinha de trigo feito com uma massa fina, que começa meio frito e termina no vapor.

7. Pastel de angu com recheio de carne moída: receita bem mineira e um dos aperitivos mais bacanas para servir para as visitas em casa, esse pastel de fubá de milho é recheado com carne moída refogada e fica absolutamente crocante e sequinho. Experimente servir com geleia de pimenta!

Publicidade

8. Pastel de moqueca de camarão: duas paixões nacionais reunidas: moqueca de camarão e pastel. A receita rende 15 porções de tamanho médio.

9. Pastel com Camembert e morangos: aqui o pastel ganha um toque mais requintado, pois ele é acompanhado de um delicioso recheio de morangos com queijo francês Camembert. Ótimo petisco para festas informais e encontros com os amigos.

Receitas com pastel

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

10. Empanada com massa de pastel: essa receita de empanada preparada com massa de pastel é pequena, ideal para duas pessoas, porém você pode seguir o passo a passo dobrando os ingredientes conforme a sua necessidade. Essa aqui rende quatro empanadas médias ou oito pequenas.

11. Cestinhas de frango com requeijão: além de deliciosa, essa cestinha de massa de pastel é muito prática, pois você prepara rapidamente em dias que não tem muito tempo na cozinha. Você pode servir até mesmo com patê frio, só não pode rechear com muita antecedência, pois a umidade pode amolecer a massa.

12. Massa de pastel: para quem prefere preparar a massa do pastel em casa, aqui vai uma receita bem gostosa, crocante e sequinha, que rende 20 pastéis pequenos. Entre os ingredientes usados para o recheio, estão o peito de peru, tomate, cebola e mussarela.

13. Lasanha de frango com massa de pastel: ideal para preparar aos finais de semana com a família, essa é uma lasanha de frango com massa de pastel deliciosa e muito prática de fazer. Você pode deixar preparada na geladeira e colocar no forno somente no dia seguinte.

14. Rocambole com massa de pastel: se a criançada deseja um lanche diferente, aposte no rocambole com massa de pastel, que é uma receita fácil e rápida, que não ocupa mais do que 15 minutos do seu dia. Por ser uma massa neutra, ela pode ser acompanhada tanto de recheios doces, quanto de salgados.

15. Cones de massa de pastel recheados com carne seca e requeijão: essa é outra ótima opção de lanche para o fim de tarde que você pode fazer com vários tipos de recheios, doces ou salgados. O cone é feito com massa de pastel e gergelim preto.

16. Torradinhas de massa de pastel: que tal preparar torradinhas com massa de pastel para servir de entrada como aperitivo? Elas podem ser acompanhadas de patês, beringela, queijos, e até mesmo sem nada.

Publicidade

17. Torta de massa de pastel: essa receita é uma ótima opção para quem precisa cozinhar, mas está sem tempo disponível para isso, pois é simples, rápida e não deixa de ser extremamente saborosa. Aqui o recheio escolhido é o de presunto, tomate e azeitona.

18. Rondelli de massa de pastel: esse rondelli é preparado com massa de pastel e recheado com frango, porém você pode escolher entre uma variedade de recheios e molhos que sejam da sua preferência. A dica aqui é montar em porções individuais em tigelinhas para servir para os convidados.

19. Rondelli de brócolis e ricota com massa de pastel: para quem gosta de receitas diferentes e com ingredientes mais saudáveis, essa aqui é perfeita, pois conta com brócolis, ricota, cebola, alho, molho vermelho entre outros.

20. Cestinha de bacalhau: a cestinha de bacalhau é ideal para quem adora servir entradinhas requintadas em casa, pois além de práticas, são saborosas e versáteis, podendo ser preparadas com uma enorme variedade de recheios.

21. Cestinha de morangos com creme de ricota: aqui você aprende a preparar uma sobremesa fofa, rápida, light e saborosa, feita com morangos e ricota dentro da massinha de pastel. Para um toque especial finalize com rapadura ralada.

Receitas de pastel de forno

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

22. Pastelão assado: essa receita de pastelão assado lembra bastante um rocambole feito com massa de pastel, porém aqui em vez de enrolado, ele fica mais em forma de “envelope”. Evite usar um recheio muito úmido ou que solte líquido, para a massa não ficar mole. É um lanche delicioso e rápido de fazer!

23. Pastel de forno integral: perfeito para quem está com vontade de pastel, porém não quer escapar da dieta saudável, esse aqui é assado no forno, fácil, gostoso e vegano.

24. Pastelzinho de goiabada: o pastelzinho de goiabada é ótimo para servir em festas de aniversário em casa, pois além de saborosos ficam super bonitinhos e delicados. Você pode colocá-los em uma bandeja ou até mesmo em forminhas de papel.

25. Pastel de forno com recheio de frango: esse pastel de forno com recheio de frango é um ótimo aperitivo para fazer em dias de jogo de futebol ou até para festinhas e ocasiões especiais em casa, pois é versátil, fácil e rápido de fazer.

Publicidade

26. Pastel de forno com recheio de ricota, bacon e ervilhas frescas: se você chega em casa cansada e com preguiça de cozinhar, aposte na massa de pastel de forno, que você pode rechear com ingredientes básicos que todo mundo tem em casa, como presunto, mussarela e tomate, ou incrementar e seguir o passo a passo dessa receita, que leva ricota, bacon, azeitonas verdes e ervilhas frescas.

27. Pastelzinho Romeu e Julieta: se você é fã da famosa sobremesa Romeu e Julieta (recheio de queijo com goiabada), não pode deixar de conhecer essa receita de pastelzinho assado, que é bem fácil de preparar para um lanche da tarde ou para eventos em casa.

28. Pastéis de forno funcionais: quem não gosta de um lanche saudável, gostoso, rico em nutrientes e ainda por cima super prático? Esse pastel de forno funcional é ideal para carregar nas marmitas do dia a dia, principalmente para quem adora beliscar. Além disso, é também um ótimo aperitivo para receber os amigos em casa.

29. Pastel com massa de ricota: esses pastéis de ricota são ótimos aperitivos e lanchinhos, além de saborosos e muito fáceis de fazer! É uma receita excelente para você servir em um grupo de amigos ou para consumir ao longo da semana com a família!

30. Pastéis de amendoim: já pensou em fugir das receitas básicas e tradicionais e incrementar sua massa de pastel com novos recheios? Aposte no amendoim torrado e moído e se delicie!

31. Pastel de pizza: nada melhor do que receitas práticas, que possam durar uns dois dias sendo requentadas para servir em um lanche, e que ainda possam ser congeladas. Esses pastéis de forno sabor pizza são perfeitos para isso!

32. Pastel de camarão: se você adora lanches de frutos do mar, experimente esse pastel assado de camarão feito em casa. Além de mais saudável, é fácil de fazer e a textura final fica muito boa.

33. Travesseiro de massa de pastel: esse travesseiro de massa de pastel é outra opção de lanche fácil de preparar, ideal para poucas pessoas ou até mesmo para comer sozinho. É uma receita que lembra bastante o famoso rocambole e fica tão gostosa quanto, com uma casquinha crocante e um recheio cremoso.

34. Pastel integral de grão de bico e couve: essa é uma versão vegana de uma antiga receita de calzone, que utiliza os mesmos ingredientes para a massa, porém moldada em forma de pastéis, que foram recheados com grão de bico e couve, e ficaram muito crocantes e saborosos.

35. Pastel de forno de atum: essa é uma ótima massinha para quebrar galhos na hora da preguiça de cozinhar algo mais elaborado. Para dar a liga, utilize creme de ricota e, se preferir, substitua por requeijão cremoso.

36. Pastelzinho de Nutella e banana: não há nada mais saboroso do que a combinação de banana com chocolate, certo? Experimenta essa receita de pastel doce de banana com Nutella, que é fácil de fazer e ótima ideia para servir no lanche da tarde.

37. Pastéis de alheira e espinafres: essa é uma sugestão de pastel simples e leve ideal para começar a semana. Eles podem tanto servir como uma entrada ou petisco, como também podem ser um delicioso prato principal, acompanhado de uma boa salada.

38. Pastel de Choclos: o pastel de choclos (receita clássica no Peru) é bem diferente do nosso tradicional pastel de feira e lembra bem mais uma torta ou um escondidinho, com massa cremosa e recheada.

39. Pastel de forno com palmitos: esse é um delicioso pastel de forno recheado com palmitos. Sua massa é muito fácil de fazer e o resultado é um pastel fofinho e muito gostoso. Você pode fazer do tamanho que preferir e modificar o recheio ao seu gosto. Na medida do possível, utilize ingredientes orgânicos.

40. Pasteizinhos de goiaba: esses pastéis são perfeitos para beliscar na sobremesa, no café da manhã ou no lanche da tarde! Dê preferência para comprar uma goiabada cremosa de boa qualidade, pois fará muita diferença no resultado final.

41. Pastel com massa de catupiry: esses mini pastéis são feitos com massa de catupiry e ficam bem leves, amanteigados e com um gostinho de queijo muito saboroso. Os recheios podem ser bem variados, desde frango e calabresa até ricota temperada, mussarela e presunto.

42. Rolinhos assados: os rolinhos assados feitos com massa de pastel com queijo coalho são super práticos para comer no dia a dia, principalmente se você precisa se alimentar rápido com algo gostoso. Basta um guardanapo e pronto, você pode comer até de pé!

43. Pastel de palmito integral: apesar de não ficar com a casquinha super crocante como o frito, o pastel de palmito integral e assado é tão gostoso quanto. Para incrementar na massa, utilize um pouco de chia.

44. Pastéis doces assados: o resultado desses pastéis doces assados é um gostinho delicioso de bolacha amanteigada, macia e que derrete na boca, com um recheio de ricota e leite condensado, bem leve e saboroso.

Salgado ou doce, frito ou assado no forno, na versão tradicional ou integral, o indispensável aqui é se jogar na cozinha para preparar esse alimento tão delicioso, principalmente se consumido na hora ainda bem fresquinho.