10 receitas de patê de alho para deixar o seu churrasco completo

Escrito por                          

O patê de alho é um dos acompanhamentos que não podem faltar em nenhum churrasco. Fácil de preparar e cheio de sabor, ele também pode ser usado para temperar saladas, preparar canapés e até mesmo para comer com torradas

Aqui, você encontra dez receitas incríveis para aprender a preparar essa delícia em casa e ter sempre um patê delicioso para servir e aproveitar!

1. Petê de alho vegano com nozes e azeitonas

Foto: Reprodução / vegana

Essa receita vegana e muito rápida de preparar é uma mistura deliciosa de sabores. Com nozes, ervas secas, limão, sementes de girassol e, é claro, bastante alho, essa é uma opção muito original e nutritiva. Para fazer a versão crudívora, é necessário deixar as nozes de molho com antecedência. Depois, basta colocar os ingredientes no processador. O tempo de preparo controla como ficará a textura e a consistência do patê. É muito fácil e fica uma delícia!

2. Patê de alho com iogurte

Foto: Reprodução / menu criativo

Esse patê de sabor acentuado leva apenas três ingredientes. Com alho, iogurte grego natural e suco de limão, você tem um patê delicioso para servir em churrascos e cafés da tarde. Para preparar, basta misturar até ficar homogêneo e levar à geladeira. Não podia ser mais prático e o resultado é bem saboroso e diferente.

3. Pasta de alho assado

Foto: Reprodução / cozinha dal bo

Assar o alho suaviza o amargor do ingrediente e ressalta as melhores notas do sabor. Essa pasta à base de cream cheese e maionese combina temperos simples com uma das formas mais saborosas de preparar o alho. A receita ensina a assar a cabeça inteira no forno com papel alumínio. Quando está pronto, basta cortar e espremer a casca para conseguir um delicioso creme.

4. Maionese de alho vegana

Essa maionese de alho é preparada à base de leite de soja, vinagre branco e óleo vegetal – uma opção caseira e vegana para aproveitar esse acompanhamento superclássico. A maionese é preparada no liquidificador, então, é rápido e não precisa de esforço nenhum. A receita detalha como lidar com as velocidades diferentes para conseguir o ponto correto.

5. Maionese caseira de alho

Foto: Reprodução / brizando na cozinha

Essa receita clássica ensina a fazer uma maionese caseira de alho básica. O acompanhamento que não pode faltar em nenhum churrasco é feito à base de leite, limão, óleo e, é claro, bastante alho para dar aquele gosto especial no pãozinho e nas carnes. Essa maionese tem uma consistência bem leve, podendo também ser usada nas saladas como molho.

6. Patê de alho fácil

Esse patê rápido e fácil é feito apenas com leite integral, óleo e alho. O diferencial é o tempero com mostarda e cebolinha, que dá um sabor original e marcante ao patê. Quanto mais óleo, mais grosso o patê fica. Para preparar, basta bater os ingredientes no liquidificador e acrescentar o óleo aos poucos até alcançar o ponto desejado.

7. Pasta de alho especial

Essa pasta de alho especial é preparada à base de manteiga e requeijão. Temperada com orégano e pimenta-do-reino, essa é uma versão perfeita para servir com pão ou usar como molho para carnes assadas. Para trazer ainda mais sabor, a receita inclui queijo parmesão ralado. O preparo é bem rápido: basta amassar a manteiga junto com os temperos, o alho e o queijo. Você pode utilizar o alho cru ou desidratado, dependendo do quão intenso você quer que seja o sabor. Essa pasta também pode ser servida como entrada.

8. Pasta de alho com queijo e orégano

Inspirada na pasta de alho do restaurante BR3 e com bastante queijo e orégano, essa receita é repleta de sabor. A base da pasta é de requeijão cremoso e manteiga. O sabor de alho é mais suave, para que os outros ingredientes sejam os protagonistas. Basta misturar os ingredientes para preparar. Você pode servir com pão ou torradas ou usar no tempero das carnes do churrasco.

9. Creme de alho

Esse creme é feito com manteiga, creme de leite e farinha para ajustar a consistência. O sabor de alho é bem acentuado e o tempero conta também com suco e raspas de limão. O alho é refogado na manteiga e a farinha de trigo é levemente cozida nessa mistura. Depois, é só adicionar o creme de leite e deixar reduzir. A mistura é, então, batida no liquidificador com mais creme de leite e limão. O resultado é um patê bastante cremoso e cheio de sabor!

10. Pasta de alho maravilhosa

Com uma base de margarina, parmesão ralado e requeijão cremoso, essa deliciosa pasta de alho é muito fácil de fazer. O alho pode ser usado fresco ou em pasta, dependendo da sua preferência. O tempero também é bastante especial, feito com orégano, manjericão e pimenta. Para preparar a pasta, é só misturar os ingredientes e assar por alguns minutos no forno. O sabor é surpreendente!

Aqui, você encontrou receitas de patê de alho para todos os gostos – para quem prefere uma pasta mais suave até para quem adora o sabor marcante do alho. Não deixe de experimentar essas receitas deliciosas para incrementar o seu churrasco. Faça todas e encontre sua favorita!

PARA VOCÊ