13 receitas de peixe empanado para trazer o sabor da praia à cozinha

Escrito por                          

Para refeições mais leves e diferentes, nada melhor do que optar pelo peixe em vez de outras carnes. Por esse motivo, estas receitas de peixe empanado são perfeitas para quem quer sentir o gostinho da praia sem sair de casa!

Além de preparos tradicionais, também é possível inovar com receitas que utilizam tapioca, aveia e, até mesmo, alho granulado para empanar os filés! Escolha a sua favorita e descubra sabores incríveis que vão te conquistar.

1. Peixe empanado com tempero caseiro

Aprenda a preparar o peixe empanado da forma mais tradicional e clássica possível – temperado com limão e alho e empanado com farinha de trigo, ovos e farinha de rosca, o resultado desta receita é incrível! Sinta o sabor da praia com esta receita caseira que, ainda, é simples e saborosa.

2. Peixe empanado no forno

Uma alternativa para quem não quer fritar os filés de peixe por imersão é assá-los – além de ser mais saudável, o procedimento é muito simples e prático. A dica desta receita é preparar uma mistura de farinha própria para empanar – com farinha de rosca, parmesão ralado, lemon pepper e tomilho.

3. Peixe empanado com maionese

Adicione uma dose de cremosidade ao peixe empanado com esta receita, que mistura os filés com maionese antes de empanar. Além da textura irresistível, esse toque traz um sabor especial ao prato! Outra dica é preparar a própria farinha de rosca, assando a torrada e, depois, triturando até ficar bem esfarelada.

4. Peixe empanado crocante

Aprenda a preparar o filé de peixe empanado da forma mais saborosa possível! Esta receita ensina o preparo de panko – uma farinha de empanar feita em casa, apenas com pão de forma sem casca. Além de deixar tudo mais natural e saudável, o sabor desse prato vai te surpreender.

5. Peixe empanado com tomilho

Para temperar o peixe, misture o leite com um pouco de limão – assim, é possível formar uma espécie de coalhada, chamada de buttermilk, que deixa os filés mais saborosos e macios. Depois, é só empanar com ovo, farinha de trigo e de rosca e um pouco da marinada!

6. Peixe empanado com coentro

Quem não resiste ao sabor de um bom tempero vai se apaixonar por esta receita! Com apenas quatro ingredientes – farinha de trigo, coentro, sal e, é claro, o filé de peixe, é possível preparar um prato delicioso e muito prático. Depois de frito, uma opção é servir o peixe acompanhado de um molho de maionese.

7. Peixe empanado com cheiro-verde e alho granulado

Traga ainda mais crocância e sabor ao seu peixe empanado com esta receita, que ensina a preparar uma crosta com alho granulado, raspas de limão, farinha panko e cheiro verde. Ao fazer a farinha com temperos e especiarias, é possível ganhar praticidade e rapidez no preparo!

8. Peixe empanado com vinho branco

Deixe seu peixe empanado com um sabor refinado e elegante com esta receita, que leva vinho branco no preparo. Basta misturar o vinho com o suco de limão e o alho e deixar os filés marinando. Depois, é só empanar com ovo, farinha de trigo e farinha de rosca e fritar!

9. Peixe empanado com cominho

Repleta de temperos e especiarias, esta receita é uma ótima pedida para quem adora uma explosão de sabores a cada mordida. Com coentro, cominho, pimenta-do-reino, tempero caseiro e limão, o peixe empanado fica ainda mais saboroso! Depois, é só servir acompanhado de uma salada para deixar tudo ainda mais refrescante.

10. Peixe empanado na Air Fryer

Una sabor e saúde com esta receita que prepara o peixe empanado na Air Fryer. Assim, é possível obter uma crosta crocante e sequinha, sem ter que fritar por imersão no óleo. Além de ser muito mais leve, esse preparo ainda é delicioso e prático: basta adicionar os filés na máquina e esperar ficar pronto!

11. Peixe empanado com aveia

Deixe seu peixe empanado ainda mais crocante, saboroso e saudável com esta receita, que ensina a preparar um filé com uma crosta de aveia deliciosa! Sirva o peixe acompanhado de molho rosé e salada, para equilibrar a leveza com a cremosidade. O sabor é irresistível!

12. Peixe empanado na tapioca

Outra alternativa para quem quer maneirar nas calorias e deixar de lado o empanado de farinha de trigo com farinha de rosca é utilizar a tapioca: além de leve e saudável, ela fica crocante e sequinha, perfeita para o filé de peixe! Sinta o verdadeiro sabor da praia com esta receita.

13. Peixe empanado na farinha biju

Deixe seu peixe ainda mais saboroso e crocante preparando o empanado com farinha biju! Uma opção para quem não quer utilizar a tradicional farinha de rosca, esse preparo resulta em filés com uma crosta apetitosa, crocante e diferente. Vale a pena experimentar!

Para aproveitar o melhor que o filé de peixe tem para oferecer, experimente preparar estas receitas de peixe grelhado, peixe assado ou de bolinho de peixe!

PARA VOCÊ