11 receitas de pesto de manjericão para incrementar seus pratos

Escrito por                          

Tradicional da Itália, o pesto de manjericão é um molho superaromático, leve e muito versátil, podendo ser servido como molho de macarrão, de salada ou como antepasto. Aprenda a preparar deliciosas receitas de pesto de manjericão, que vão desde as mais clássicas até versões adaptadas para o mercado brasileiro e descubra um molho que vai te conquistar!

1. Molho pesto de manjericão alla genovese

Aprenda a preparar o verdadeiro pesto italiano e descubra uma forma ainda mais saborosa de se deliciar com o molho. Feito com muito manjericão, alho, queijo parmesão, pinoli e azeite, o segredo do preparo é bater no liquidificador aos poucos. Assim, a erva não oxida e a cor do molho fica mais clara!

2. Molho pesto de manjericão tradicional

Utilizando nozes, amêndoas ou castanhas trituradas no preparo do pesto, é possível trazer a textura ideal ao molho – já que essas oleaginosas são crocantes e macias ao mesmo tempo. Além disso, a receita ainda leva suco de limão, parmesão, azeite e alho!

3. Molho pesto de manjericão com castanha-de-caju

Para aromatizar e trazer um sabor picante ao pesto, esta receita utiliza pimenta dedo-de-moça, pimenta de cheiro e alho no preparo. Além disso, a castanha-de-caju traz sabor e textura ideais para deixar o pesto ainda mais delicioso!

4. Molho pesto de manjericão com nozes

Uma versão mais barata e com ingredientes de fácil acesso, esta receita é ideal para quem procura versatilidade na cozinha. Substituindo o pinoli por nozes, é possível obter um sabor equivalente e ainda economizar no preparo do pesto.

5. Molho pesto de manjericão com nozes pecan

Feito com apenas 6 ingredientes, este pesto consegue atingir o sabor ideal do molho de forma prática e versátil. Basta bater o manjericão, queijo parmesão, azeite, nozes, alho e pimenta-do-reino no liquidificador e, depois, servir como molho de macarrão ou da forma como preferir.

6. Molho pesto de manjericão com amendoim

Traga um toque brasileiro delicioso ao pesto substituindo o tradicional pinoli pelo amendoim. Além de ser uma opção muito mais barata, a mudança no sabor é mínima e vai deixar seu molho superdelicioso. A dica é adicionar gelo ao bater os ingredientes no liquidificador para evitar que as folhas fiquem escuras!

7. Molho pesto de manjericão com amêndoas

Se você prefere um pesto mais espesso, esta receita é ideal. Utilizando menos azeite e mais manjericão, é possível deixar o molho com uma textura concentrada, perfeita para servir com aperitivos ou para temperar uma salada, por exemplo.

8. Molho pesto de manjericão com castanha-do-pará

Apenas 5 ingredientes são necessários para preparar esta receita: castanha-do-pará, azeite, alho, sal e, é claro, muito manjericão! Basta bater tudo no liquidificador até obter uma pasta verde cremosa. O sabor e a textura deste pesto vão te impressionar.

9. Molho pesto de manjericão com pecorino e parmesão

Para incrementar o sabor do pesto e deixar tudo ainda melhor, esta receita utiliza, além dos ingredientes tradicionais, queijo pecorino e limão siciliano. A oleaginosa escolhida para este preparo é a castanha-de-caju, que traz um sabor irresistível ao molho!

10. Molho pesto vegano

Sem adição de queijo, esta receita é livre de alimentos derivados de animais ou com lactose – perfeita para quem possui essas restrições alimentares! Com sementes de girassol, é possível obter a consistência ideal para saborear o molho da forma como preferir.

11. Molho pesto fit

Feita com levedura nutricional em vez de queijo, esta receita de pesto de manjericão é perfeita para quem não consome queijo ou procura uma dieta mais saudável e nutritiva. O sabor do molho lembra a receita tradicional e pode ser saboreada por quem possui restrições alimentares!

Prepare estas receitas de torrada ou de macarrão caseiro para acompanhar seu pesto da melhor forma possível!

PARA VOCÊ