22 receitas de petit four que dão ainda mais sabor e beleza ao cafezinho

Escrito por    

Bolinhas brancas açucaradas num pratinho na mesa, discos dourados com miolo frutado em vitrines de padarias… O petit four chama a atenção pela delicadeza, pela beleza e, claro, pelo sabor. E, a melhor parte, são fáceis de fazer!

Continua após o anúncio

São muitas as possibilidades: doces, com cobertura, salgados, com chocolate, queijo, sem glúten, veganos,… Tem para todos os gostos, com diferentes preparos. Aqui listamos algumas opções. É só escolher uma (ou várias), preparar, assar os biscoitinhos, passar um café, chamar os amigos e papear até a travessa ficar vazia.

Petit fours simples

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Biscoitinhos de nata: sabor de feito em casa, de conversas em tardes de chuva, de aconchego. Muito fácil de fazer, essa receita só pede que você misture todos os ingredientes, gele a massa por uma hora e depois modele e asse os biscoitinhos.

2. Sequilhos: talvez o mais famoso dos biscoitinhos, sequilhos são bem fáceis de preparar, levam poucos ingredientes e têm a vantagem de serem modelados à mão mesmo, sem a necessidade de saco de confeitar.

3. Biscoitinhos de coco: esses biscoitos ficam prontos em menos de 15 minutos, contando o tempo de preparo da massa e o tempo de forno. O maior problema é esperar esfriar antes de comer!

4. Biscoitos amanteigados com canela: o truque dessa receita para gerar uma massa lisinha, boa de modelar, é misturar bem os ingredientes com as mãos e depois peneirar a massa. Aí é liberar a imaginação e fazer biscoitos gostosos no formato que quiser.

5. Biscoitinhos de baunilha: já é uma delícia simples assim, só com gostinho de baunilha, mas pode ser ainda melhor, porque a receita pode servir de base para outros sabores. Por ser bem fácil de fazer, dá para testar várias opções até achar a sua preferida!

6. Diamantes de baunilha: biscoitos dourados com cristais de açúcar em volta. Os ingredientes são acessíveis e garantem um sabor incrível. Fáceis de fazer, lindos de ver e deliciosos de comer!

7. Biscoitinhos de chocolate: uma receita, duas versões. A mesma massa pode virar petit four de baunilha ou de chocolate, basta acrescentar chocolate em pó e misturar bem.

Continua após o anúncio

8. Biscoitinhos amanteigados com chocolate granulado : uma espécie de bolo formigueiro em forma de petit four! Massa simples de fazer e com toque de chocolate graças ao granulado acrescentado à massa. Para finalizar, um pouco de chocolate derretido por cima e é só comer!

9. Biscoitinhos de goiabada: a crocância do biscoito com a cremosidade da goiabada derretida formam um dos maiores clássicos do mundo dos petit fours. E como bom clássico, é simples, mas sempre um sucesso. Essa receita leva só 5 ingredientes – com destaque para margarina, e não manteiga.

10. Beliscão de goiabada: talvez a versão mais conhecida de petit four, o biscoitinho enrolado com goiabada no meio. A receita é simples, só é preciso paciência para enrolar um a um os biscoitos. Mas o resultado vale muito a pena!

11. Biscoito casadinho de goiabada: também bastante conhecida, essa versão fica um pouco mais vistosa, com o contraste entre o branco dos biscoitos com açúcar e o vermelho intenso da goiabada. Uma combinação gostosa e linda.

Petit fours especiais

Foto: Reprodução / Menu do Chef

12. Petit fours de limão siciliano com chocolate branco: biscoitinhos de massa amanteigada, crocantes na mordida e que derretem na boca. O encontro do chocolate branco doce e suave com o limão siciliano azedinho resulta num sabor equilibrado e irresistível e num visual delicado e lindo.

13. Carolinas com recheio de doce de leite e coberta com chocolate: essas bolinhas pequenas, fofinhas, firmes e recheadas podem parecer difíceis de fazer, mas não são. Quatro ingredientes e uma panela é tudo que você precisa para fazer as carolinas. Depois é só recheá-las, cobrir com chocolate e resistir à vontade de comer todas!

14. Biscoitos fofinhos de aveia com coco: além de dar um toque diferente à aparência e à textura, a aveia em flocos faz desses biscoitos uma opção nutritiva. Já o sabor fica por conta do coco e da canela – ou do que você preferir: uvas passas, banana, castanhas,…

15. Biscoitinhos de coco sem lactose, sem glúten e sem soja: por não levar farinha de trigo e ter por base claras em neve, esse biscoito tem uma leveza gostosa que contrasta com a crocância do coco tostado que o envolve.

16. Goiabinha vegana: os clássicos superam barreiras. Nesse caso, o petit four com goiabada ganha versão vegana, sem perder sabor nem beleza. E são só quatro ingredientes! Não há motivos para resistir.

Continua após o anúncio

Petit fours salgados

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

17. Biscoitinhos de parmesão e alecrim: poucos ingredientes e receita simples. A combinação entre parmesão e alecrim só rende elogios. É só fazer, abrir uma cerveja para acompanhar e ver se consegue resistir e não comer tudo!

18. Biscoitinhos para temperar como quiser: uma massa para fazer biscoitos do sabor que você quiser. Queijo, pimenta, ervas… é só escolher como satisfazer sua vontade.

19. Biscoitinhos de cebola: sabe aquele pacote de creme de cebola que está no armário esperando o frio chegar para ser a estrela da noite? A hora dele chegou, e vai ser ainda melhor que umas colheradas quentinhas. Biscoitos que combinam com qualquer clima e qualquer hora.

20. Folhados de aliche com queijo: essa receita tem tudo de melhor: a crocância da massa folhada, o salgadinho do aliche e a textura cremosa do queijo derretido. E ainda tem a facilidade de não precisar preparar a massa, basta comprar pronta, rechear e assar. Não há desculpas para não fazer essa receita!

21. Biscoitos de queijo: a massa é de queijo, mas antes de assar você pode pincelar os biscoitos com azeite ou clara de ovo e os temperos que preferir: pimenta, alho, orégano… Isto é, uma mesma massa pode resultar em vários sabores de biscoito.

22. Biscoitos de orégano: cinco ingredientes e 30 minutos é tudo que você precisa para fazer esse biscoitos cheirosos e deliciosos. A receita é tão fácil que para dar errado é preciso se esforçar.

Agora que você já viu como é fácil fazer biscoitos deliciosos, não deixe de conferir outras receitas de biscoitos. Há opções de biscoitos amanteigados, de polvilho e de maizena. Só falta passar o café!

PARA VOCÊ