22 receitas de petit gâteau para uma sobremesa nota 10

Escrito por                          

O petit gâteau é um bolinho feito com chocolate e servido quente com uma bola de sorvete de baunilha. A origem do doce não é muito certa, há quem diga que um aprendiz de cozinheiro francês aqueceu demais o forno por acidente e o bolo, consequentemente, perdeu o ponto, ficando muito assado por fora e cru por dentro. Porém, na França, o nome é mi-cuit. Quem trouxe a receita para o Brasil foi o chefe francês Erick Jacquin.

Essa sobremesa consiste em uma massa que tem um creminho no interior que escorre quando é cortada ao meio. Como o preparo dessa receita é muito simples, acertar o ponto pode ser o passo mais difícil. Afinal, você não quer que seu bolinho passe do ponto e fique sem recheio ou mal cozido com gosto de farinha.

Para que nada disso aconteça e você tenha um resultado de sucesso, preparamos uma lista que conta com 23 receitas. Confira abaixo:

Petit gâteau tradicional

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

1. Petiti gâteau de Nutella: o creme de cacau e avelã é uma ótima opção de ingrediente para incrementar o seu bolinho. Para um bom resultado é importante congelar a massa antes de assá-la.

2. Petit gâteau: o preparo dessa receita também é bem simples. O tempo no forno é menor do que o da receita anterior, apenas 7 minutos.

3. Petit gâteau infalível: para que seu bolinho não fique mal cozido ou passe do ponto, siga corretamente as instruções dessa receita e depois saboreie sua sobremesa.

4. Petit gâteau com chocolate em pó: além de ser feito com chocolate em pó, em vez de em barra, essa receita não leva farinha. Isso faz com que o preparo dessa se torne ainda mais prático.

5. Petit gâteau simples: com um preparo bem simplificado e apenas cinco ingredientes, você vai se surpreender com o resultado dessa receita. O tempo no forno é de aproximadamente 10 minutos, mas é muito importante ficar atento ao ponto.

6. Petit gâteau de caneca: se você está buscando praticidade, essa pode ser a receita ideal. Só é preciso misturar os ingredientes, colocar a massa em uma caneca e levar ao micro-ondas por aproximadamente 40 segundos.

Petit gâteau criativo

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

8. Petit gâteau com chocolate branco: não é só de chocolate ao leite que esse bolinho pode ser feito. A versão com chocolate branca também tem um preparo simples e rápido. A massa fica bem levinha e o creme delicado.

9. Petit gâteau com calda de maracujá: se você gosta de um toque azedinho, pode adorar essa opção. O preparo da calda é ainda mais simples do que o do bolinho.

10. Petit gâteau de banana: além de o ingrediente principal ser uma fruta, essa é uma receita de bolo sem glúten. É uma ótima opção para um lanche ou sobremesa saudável.

11. Petit gâteau com framboesa: uma dica para obter um bom resultado é deixar sua massa descansar por meia hora antes de levá-la ao forno. A framboesa é usada para decorar o bolinho depois de pronto.

12. Petit gâteau de limão siciliano: o chocolate usado para preparar essa receita é o branco. O limão siciliano dá um toque azedinho ao doce. O tempo no forno é de 8 minutos.

13. Petit gâteu de doce de leite: se você busca uma sobremesa que seja muito prática, essa pode ser a opção ideal. Para acompanhar, sirva com calda de morango quentinha.

14. Petit gâteau de capim santo: para acompanhar o capim santo, você vai precisar de chocolate branco. A sobremesa fica verde e com um sabor completamente novo.

15. Petit gâteau de goiabada essa é uma receita que não leva chocolate. Com apenas cinco ingredientes e 10 minutos você consegue saborear essa delícia.

16. Suflê de petit gâteau: aqui você vai aprender a fazer o bolinho com uma massa pronta. Para completar o sabor, você ainda pode conferir como preparar um sorvete de caramelo salgado em casa.

Especial

Foto: Reprodução / Plat du jour

Foto: Reprodução / Plat du jour

17. Petit gâteau sem glúten: nessa receita, a farinha de trigo é substituída pela de amêndoas. Isso faz com que a massa fique bem mais leve. Sirva com sorvete ou chantili.

18. Petit gâteau vegano: a versão vegana dessa sobremesa também é bem simples de ser feita. Porém, o tempo no forno é um pouquinho maior, varia entre 12 e 15 minutos.

19. Petit gâteau low carb: essa é uma receita um pouco diferente da tradicional, pois o bolinho não tem o centro cremoso. Mas a massa fica super macia e ele leva uma cobertura de chocolate.

20. Petit gâteau sem glúten e sem lactose: as farinhas usadas nessa receita para substituir a de trigo são a de arroz e de amêndoas. Você vai precisar de apenas 10 minutos para saborear essa sobremesa.

21. Petit gâteau de manteiga de amendoim: essa é uma receita sem glúten e sem lactose. Se você gosta de um toque salgadinho nas suas sobremesas, essa receita pode ser uma boa pedida. O bolinho fica super cremoso.

22. Petit gâteau de whey protein: com apenas 3 ingredientes é possível preparar essa receita, são eles: whey protein, óleo de coco e água. Depois que a massa estiver pronta, leve por 40 segundos ao micro-ondas.

Essa é uma sobremesa que faz muito sucesso. E isso não é à toa, já que além de ser muito saboroso, tem um preparo muito rápido e prático.

PARA VOCÊ