10 receitas de pirarucu de casaca para um peixe saboroso e bem acompanhado

Escrito por    
Em 12.08.20

Essas receitas de pirarucu de casaca vão te conquistar. Esse peixe é conhecido como “bacalhau da Amazônia” e possui uma carne seca, firme e muito saborosa. Ele geralmente é servido com farofas, banana-da-terra e ovos cozidos. Confira os temperos e acompanhamentos que mais combinam com essa proteína. Imperdível!

Continua após o anúncio

1. Pirarucu de casaca com farinha d’água

Para acompanhar o peixe, será preparada uma farofa saborosa. Ela é criada manualmente com farinha d’água, cebola e azeite. Para finalizar, o prato será montado com camadas de banana-da-terra tostadas, farofa e peixe desfiado.

2. Pirarucu de casaca tradicional

Você vai impressionar seus convidados com a montagem desse prato. Sua base é uma farofa criada com farinha d’água, pimentões, pimenta e leite de coco. Ela será coberta com pedaços de pirarucu temperado, ovos cozidos e banana-da-terra.

3. Pirarucu de casaca com pimentão

Para acompanhar o peixe, uma ótima pedida é fazer esse refogado. Ele é facilmente preparado na panela com azeite, cebola, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, ameixas e cheiro-verde. Para finalizar, ele será coberto com batata palha, ovos e azeitonas.

4. Pirarucu de casaca com leite de coco

Já que o peixe e a farofa são secos, o leite de coco vai deixar essa combinação mais agradável e suave. Ele será misturado com a farinha, formando a base do acompanhamento. A receita não economiza ingredientes e também leva ervilha, cenoura, azeitona, cebola-roxa e mix de pimentões.

Continua após o anúncio

5. Pirarucu de casaca com mandioca

Nessa versão, será reproduzido uma espécie de escondidinho de peixe. O prato é montado com as seguintes camadas: creme de mandioca, pirarucu, tomate, cebola, azeite e bananas fatiadas. Ele será gratinado e coberto com batata palha e salsinha.

6. Pirarucu de casaca com legumes

Aqui, o pirarucu será refogado com legumes, deixando seu prato mais nutritivo e saborosos. Os ingredientes dessa mistura são: pimentões, tomate, ervilha, cenoura, cebola, cheiro-verde e seleta de legumes. É muito prático e vai deixar seu peixe mais molhadinho e suculento.

7. Pirarucu de casaca com banana assada

A banana vai elevar o nível do seu pirarucu. Para ela ficar na textura correta, ela será cortada em rodelas e assada durante 3 minutos. Depois, ela será refogada com manteiga e com uma farofa saborosa. É muito rápido e prático!

8. Pirarucu de casaca com farinha do uarini

A farinha do uarini é feita com pequenas bolinhas de mandioca. Ela será misturada com o leite de coco e o peixe pirarucu assado para criar uma farofa úmida. Confira a receita completa para montar esse prato saboroso que também leva bananas, ovos cozidos e seleta de legumes.

9. Pirarucu de casaca com vinagrete

O vinagrete vai deixar seu peixe mais molhadinho e saboroso. Ele é preparado com limão, tomate, pimenta-de-cheiro, cebola, azeite e sal. A receita também mostra como preparar o peixe, a farofa, a banana e a finalização. Clique nesse link para conferir!

10. Pirarucu de casaca com tapenade

Continua após o anúncio

O tapenade é uma espécie de patê que será criado com azeitona verde, aliche, azeite e alho. Ele será servido com o peixe assado, mix de pimentões, farofa crocante, ovos e banana. Apesar de vários ingredientes, a receita é rápida e prática.

Com tantos acompanhamentos deliciosos, sua refeição vai ficar completa com esses pratos. E se você é fã dessa proteína, confira essas receitas de caldo de peixe que são perfeitas para comer um arroz branco.

PARA VOCÊ