10 receitas de pizza de sardinha que merecem a sua atenção

Escrito por Felipe Autran

A pizza não exige apresentações. Suas origens remontam aos egípcios e gregos, embora a fama da receita moderna tenha mesmo ficado com os italianos e a popular pizza de marguerita, criada no final do século 19. Mas quando se popularizou, essa massa ganhou o mundo e uma diversidade infinita de coberturas.

Uma opção comum e fácil de preparar é a pizza de sardinha. Rico em ômega-3, vitamina D e proteínas, esse peixe é barato e fácil de ser encontrado sem deixar de ser muito saboroso.

Confira algumas receitas de pizza com cobertura de sardinha:

1. Pizza de sardinha de liquidificador

Existe uma maneira bem mais simples de preparar a massa da pizza do que sovando a massa. É claro que o resultado não vai ficar igual, mas preparar a massa no liquidificador facilita bastante todo o processo, e é ideal para quem quer tentar fazer uma pizza totalmente caseira pela primeira vez.

2. Pizza de sardinha com batata frita

Uma sugestão de cobertura para quem não perde a chance de encher a boca com batatas fritas crocantes. A sardinha é amassada e misturada no próprio molho e vai por cima do queijo mussarela. Com a batata-palha por cima de tudo, é possível criar uma consistência bem interessante para o prato.

3. Pizza de sardinha na travessa

Essa pizza fica mais macia e é servida em um formato retangular, diferente do convencional. Após bater os ingredientes da massa, leve a mistura ao forno e, enquanto isso, refogue cebola, tomates e a sardinha em uma panela. Depois de 15 minutos no forno, adicione a cobertura à massa e leve ao fogo por mais 20 minutos.

4. Pizza de sardinha de liquidificador na travessa

Alguns detalhes importantes vão diferenciar essa receita das anteriores. Aqui, os ingredientes não são refogados, mas sim misturados em uma tigela em temperatura natural e, apenas depois, levados ao forno para cobrir a massa já quente. Além disso, a massa foi toda feita no liquidificador!

5. Pizza de sardinha bem temperada

Nada de queijo na cobertura dessa pizza, o grande astro desse prato é a sardinha, mas ela não está desacompanhada. Já que não tem queijo, o recheio compensa isso com a adição de alguns temperos, como o molho de pimenta e as folhas de louro. Essa massa é feita no liquidificador também!

6. Pizza de sardinha de micro-ondas

Caso o problema seja tempo, é possível fazer uma pizza de sardinha no micro-ondas que fica pronta em poucos minutos. A massa é preparada com uma mistura de tapioca com farinha de arroz. Usando o garfo, faça alguns furos na massa antes de cobrir com o molho de tomate e a sardinha e levar ao micro-ondas pela segunda e última vez.

7. Pizza de sardinha com massa de batata

Toques simples podem fazer toda a diferença na hora de cozinhar, como é o caso dessa pizza de sardinha que utiliza uma batata inteira amassada como ingrediente da massa. Deixe-a descansar por uma hora, antes de cobri-la com a sardinha e levá-la ao forno.

8. Pizza coberta goiana de sardinha

Foto: Reprodução / Sem Medida

O nome é de pizza, mas esse prato é mais parecido com uma torta por causa da massa fina que cobre todo o recheio. Uma parte fina da massa é esticada por toda a superfície da travessa retangular para acomodar o recheio de sardinha. Antes de fechar o recheio e levar ao forno, é importante lembrar de cobrir tudo com queijo meia cura!

9. Pizza fechada de sardinha

A massa é feita com batata e farinha de trigo e precisa ser manuseada com cuidado durante todo o processo, já que é preciso abri-la e cortá-la em pedaços grandes para cobrir todo o recheio de sardinha e molho de tomate.

10. Pizza de sardinha fácil

Essa é a receita clássica, mas em uma versão simplificada. A massa não é feita no liquidificador e sim amassada com as mãos, mas isso não quer dizer que ela será complicada de preparar. A cobertura fica limitada à sardinha combinada com os ingredientes mais tradicionais: cebola, tomate e azeitona. Uma prova de que, muitas vezes, menos é mais.

A pizza de sardinha é apenas uma das várias opções de receitas de pizzas. Se bateu a vontade de tentar fazer sua própria pizza em casa, confira também as receitas de massa de pizza ou essas opções de pizzas de frigideira.

PARA VOCÊ