Por Vanessa Herrmann
Atualizado em 17.04.20
Nada mais gostoso que comer um prato quentinho, recém-saído do forno, certo? Para um momento desse, a pizza integral pode cair muito bem. Mesmo sendo mais saudável do que a opção tradicional, ela pode contar com um grande sabor.
Publicidade
Há receitas que mesclam a farinha integral com a branca, enquanto outras usam apenas a integral. Linhaça e aveia também podem fazer parte da massa. Além de outras alternativas possíveis. Para melhorar ainda mais, é grande a opção de recheios. Confira:
Nessa receita, a massa da pizza é feita com farinha de trigo integral, fermento biológico fresco, açúcar, azeite, água, sal, amido de milho e farelo de aveia. Já para o recheio, a sugestão é usar molho de tomate, queijo mussarela, abobrinha fatiada, sal, pimenta-do-reino e azeite.
Testar essa opção em casa é algo bem simples. Em uma tigela, você deve misturar farinha de trigo integral, iogurte, sal e fermento. Depois, uma pequena quantidade de farinha de trigo branco entra em cena. Quando a mistura estiver homogênea, basta abrir a massa e levar ao forno por 10 minutos. O próximo passo é adicionar o recheio e levar sua pizza para o forno mais um pouco. Sirva quente.
Se além de integral, você deseja saborear uma pizza com uma massa nutritiva, essa receita pode ser perfeita. Já que além de farinha, ela também leva aveia e linhaça. A sugestão de recheio é simples, feita apenas com abobrinha, queijo parmesão, sal e pimenta.
Publicidade
Fazer minipizzas em casa é uma boa pedida para uma refeição mais descontraída. Assim, fica ainda mais fácil comer com a mão mesmo. Aqui, a massa é feita com farinhas de trigo integral e branca, farinha de aveia, fermento biológico fresco, sal, açúcar demerara, azeite e água morna.
Quem disse que uma pizza integral precisa ser sem graça? Essa opção conta com um recheio bem caprichado. Ele é feito com tomate, ketchup, requeijão, mussarela, peito de peru, cebola, tomate e brócolis. O resultado fica tão gostoso que será difícil comer apenas um pedaço. Confira a lista completa de ingredientes e o passo a passo.
Publicidade
Nessa receita, a massa é feita apenas com farinha de trigo integral, azeite, sal rosa e água. Para o recheio, a sugestão é usar mussarela, peito de peru, molho de tomate, orégano e azeite. Simples e deliciosa, essa opção pode agradar os mais variados paladares.
Para quem busca praticidade, nada melhor do que preparar uma massa de liquidificador, certo? E essa é justamente a proposta dessa receita. Para isso, basta pulsar aos poucos no eletrodoméstico farinha de trigo integral, leite desnatado, ovo, sal, adoçante e fermento químico. A massa fica pesada, por isso, talvez seja necessário o auxílio de uma colher para misturar tudo. Depois de homogênea, é só acrescentar o recheio e levar ao forno para assar.
Sabe aquela massa bem fininha e crocante? É ela que você aprende a fazer nessa receita, mas em uma versão saudável. Coloque ovo, azeite, água, fermento em pó e sal. Depois, a farinha deve ser adicionada aos poucos, até que você consiga obter uma massa lisa e homogênea.
Nem sempre é preciso ter muitos ingredientes em mãos para fazer uma pizza caseira. Aqui, só é necessário ter em mãos farinha de trigo integral, água, fermento biológico seco, sal e azeite de oliva. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é pra lá de simples.
Na verdade, há muitas receitas de massa de pizza que são veganas. Até mesmo nessa lista é possível encontrar outras opções. Porém, o diferencial é que essa opção conta com um recheio que também é livre de ingredientes de origem animal. Para sua refeição ficar ainda mais gostosa, você também aprende a fazer um creme de queijo vegano. Ele é feito com batata, castanha, levedura, alho, óleo e água.
Publicidade
Massa de pizza com apenas três ingredientes? É isso mesmo! Essa receita leva apenas farinha de trigo, fermento e iogurte. Primeiro, é preciso misturar os ingredientes secos. Depois, basta acrescentar o iogurte e mexer bem. Por último, é só moldar a massa. Para o recheio, você confere um molho de atum.
Para quem tem pressa, nada melhor do que uma refeição rápida, não é mesmo? Pensando nisso, a massa que não vai ao forno pode ser uma ótima escolha. Quando ela estiver moldada, basta colocá-la na frigideira e acrescentar seu recheio favorito.
Farinha integral, sal, fermento biológico seco, azeite, água e açúcar são os ingredientes usados para a massa. Primeiro, é preciso misturar o açúcar, o fermento e a água. Depois, basta misturar todos os ingredientes, deixando o sal por último. Quando a massa estiver lisa, deixe ela crescer por 30 minutos. Após esse tempo, é só abrí-la, acrescentar o recheio de calabresa e levar ao forno para assar.
Além de ser uma opção saudável, essa é uma receita livre de glúten. Para obter esse resultado, ela é feita com o trigo sarraceno. Além dele, você vai precisar de azeite, orégano e alecrim. Tudo isso deve ser misturado com o auxílio de um processador. Para o recheio, a sugestão é usar creme de castanha de caju, tomate, azeitona, shitake e tofu.
Pizza é um dos pratos favoritos de muita gente, não é mesmo? Mas como é muito calórica, às vezes, é bom optar por opções mais saudáveis. Para quem busca esse objetivo, também vale a pena conhecer receitas de pizza de berinjela.
Publicidade