13 receitas de polenta mole para se deliciar no melhor estilo comfort food

Escrito por                          

A polenta mole é aquele tipo de prato tão reconfortante que até parece um abraço. Ela pura já é uma delícia, mas fica ainda melhor incrementada. Ela pode ganhar manteiga e queijo para ficar com um gostinho incrível. Além disso, há opções de acompanhamentos para os mais variados gostos, como ragu, frango, ovo e cogumelos. Confira só:

1. Polenta mole rápida e fácil

Preparar uma polenta bem gostosa pode ser moleza e essa receita é a prova disso. Aqui, o preparo começa pela linguiça calabresa que é incrementada com um molho de tomate. O próximo passo é levar milharina ao fogo em uma panela com alho refogado e água fervendo. Então, é preciso mexer por apenas dois minutos e acrescentar leite ao final. Na hora de servir, um pedaço de queijo é colocado no fundo do prato.

2. Polenta mole com ragu de ossobuco

Nessa receita, o ragu de ossobuco é feito na panela de pressão, o que é ótimo para quem não quer perder muito tempo e busca praticidade. Ele vai ao fogo com diversos temperos, cenoura, tomate, vinho branco e raspas de laranja, o que faz com que o resultado seja bem aromatizado. A polenta é simples, mas conta com um toque de queijo grana padano.

3. Polenta mole com ovo

Esse é um prato fácil de ser feito, mas que conta com ingredientes certeiros para um resultado de sucesso. A polenta, por exemplo, é incrementada com leite, creme de leite e queijo para uma textura cremosa e um gostinho especial. O ovo é feito em uma frigideira com manteiga e um pouco de água.

4. Polenta mole com ragu de carne

Fubá, água, sal, manteiga e queijo parmesão ralado são os únicos ingredientes usados para fazer a polenta. Já o ragu é feito com coxão duro cortado em cubos. Seu preparo começa na panela de pressão, onde a carne deve ficar por 40 minutos. Depois, ela deve ser desfiada e ir ao fogo junto com o caldo do cozimento.

5. Polenta mole com parmesão

Nessa receita, o primeiro passo é colocar um caldo de legumes para ferver. Depois, é preciso adicionar farinha de milho e ir mexendo. O próximo passo consiste em adicionar o queijo parmesão ralado e um bom pedaço de manteiga. Para finalizar, a dica é adicionar um pouco de azeite na hora de servir. Essa é uma opção fácil e saborosa.

6. Polenta mole com gorgonzola

Você gosta de um bom contraste de texturas? Então, essa receita é ideal para você. Aqui, a polenta mole é coberta pelo queijo gorgonzola gratinado crocante. Isso sem contar na combinação de sabores, sendo o do fubá suave e o do queijo marcante. Tudo isso com dicas para a polenta não empelotar. Ficou com água na boca? Então, é só conferir o passo a passo no vídeo.

7. Polenta mole com frango ensopado

Uma combinação clássica, a polenta mole com frango ensopado com molho vermelho é aquele tipo de comida com cheiro de casa de vó. Mesmo sendo um prato extremamente simples, ele fica com um gostinho de dar água na boca. Para melhorar ainda mais, o preparo não é nada complicado.

8. Polenta mole com ragu vegano

Para que a polenta fique com aquele gostinho maravilhoso, o fubá é cozido em um caldo de legumes caseiro. O ragu vegano tem como principal ingrediente o cogumelo eryngui. Porém, se você quiser uma versão mais econômica, pode usar a carne de jaca no seu lugar.

9. Polenta mole com ragu de linguiça

Com um toque de parmesão, a polenta dessa receita fica sensacional, mesmo com um modo de preparo prático. Isso sem contar que ela é servida com um ragu de linguiça, que você também aprende a preparar na receita. Tudo isso com uma lista de ingredientes que não é extensa e um passo a passo fácil de ser seguido.

10. Polenta mole e asa de galinha

Outra opção para quem gosta de combinar a polenta com galinha é usar as asinhas. Elas são feitas com um molho bem suculento de tomate. Para finalizar o prato, alfazema e queijo ralado dão um toque extra de sabor. O preparo não demora muito, assim, sobra tempo para você se deliciar com cada garfada desse prato.

11. Polenta mole com presunto cru e queijo ementhal

Para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos sêmola de milho, queijo emmental, presunto cru, caldo de legumes e sal. O presunto é feito no micro-ondas e fica pronto em menos de 1 minuto. Ele é usado como cobertura do prato.

12. Polenta recheada na panela de pressão

Receitas de panela de pressão são sinônimo de praticidade, não é mesmo? Isso também contribui para que a polenta fique pronta bem rapidinho. Um molho de atum com tomate é usado tanto para o recheio, quanto para a cobertura. Para aquele toque especial, queijos também entram em cena. Mussarela no recheio e parmesão na cobertura.

13. Polenta na panela de pressão elétrica

Para fechar a lista, uma receita extremamente prática para você testar na sua cozinha. Para testar essa receita em casa, é preciso ter em mãos manteiga, alho, cebola, um caldo de sua preferência, água e sal. A lista de ingredientes é curtinha e o passo a passo é simples.

Viu quanta opção gostosa você pode fazer? Assim, fica fácil levar um pouquinho do sabor da Itália para a sua mesa! Se você adora esse tipo de prato, pode ainda conferir receitas de polenta cremosa também.

PARA VOCÊ