10 receitas de polenta na panela de pressão com gostinho de aconchego

Escrito por                          

Com a correria do dia a dia, nem sempre sobra muito tempo para cozinhar. Para essas situações, é bom ter na manga alguns pratos práticos e rápidos de serem feitos. E a polenta na panela de pressão se encaixa muito bem nessa categoria. Você pode saboreá-la tanto em uma versão simples, como incrementada com queijos e carnes.

1. Polenta na panela de pressão simples

Uma polenta, mesmo que seja básica, já é suficiente para matar a fome de um jeito bem gostoso. Feita apenas com fubá, água, alho, cebola, azeite e sal, o resultado é uma textura bem cremosa e um gostinho de quero mais. Tudo isso com um preparo pra lá de prático.

2. Polenta na panela de pressão com parmesão

Nessa receita, o queijo ralado é usado em duas situações diferentes: misturado à polenta quando ela já está pronta e também para forrar o fundo do refratário em que ela será servida. Desse jeito, fica fácil sentir o gostinho desse ingrediente, mesmo sem ter trabalho na cozinha.

3. Polenta na panela de pressão com manteiga

Acrescentar manteiga ao preparo da sua polenta faz toda a diferença no resultado final. O uso do ingrediente dá brilho ao prato, deixa a textura mais cremosa e ainda agrega um sabor extra. Mesmo sendo simples, essa receita pode deixar qualquer um com água na boca.

4. Polenta na panela de pressão da vovó

Sabe aquela polenta servida com uma textura bem firminha? É ela que você aprende a preparar nesse vídeo. Para isso, só é preciso ter em mãos fubá, água, margarina, sal, óleo e temperos. Com uma lista de ingredientes tão curtinha e acessível, dá vontade de correr para a cozinha testar a receita, não é mesmo?

5. Polenta na panela de pressão elétrica

A panela de pressão elétrica pode ser uma ótima aliada para quem busca praticidade na hora de preparar a polenta. Para isso, é preciso começar refogando temperos na manteiga. Depois, basta adicionar o fubá e, aos poucos, a água. Então, é só esperar o cozimento, que leva 15 minutos.

6. Polenta na panela de pressão elétrica com mussarela

Que polenta e queijo combinam muito bem, não é nenhuma novidade. Pensando nisso, nessa nessa opção, uma boa quantidade de mussarela entra em cena. Ela é misturada com a polenta para que derreta e deixe a textura cremosa com um toque elástico. Isso sem contar que alguns pedaços ainda são usados na decoração do prato para um toque de charme.

7. Polenta na pressão com carne moída e legumes

Se você está procurando uma refeição completa em um prato só, essa pode ser a opção perfeita para ser testada na sua cozinha. Digna de um almoço de domingo, essa receita é composta por uma camada de polenta cremosa, que é coberta por uma carne moída preparada com molho de tomate e legumes. O resultado fica divino, pode apostar.

8. Polenta na pressão com carne moída e queijo

Com cara de escondidinho, essa receita, na verdade, é feita com polenta mesmo. A montagem do prato fica assim: polenta, recheio de carne moída, mussarela, polenta, mussarela e parmesão. Depois que o prato já estiver montado, é preciso levá-lo ao forno para derreter os queijos.

9. Polenta na pressão recheada com atum

Se você gostou da ideia de polenta recheada, mas não quer usar carne moída, o atum é uma ótima alternativa. Aqui, o peixe enlatado é combinado com molho de tomate para ficar com uma textura molhadinha. Além disso, há duas camadas de todos os itens, são eles: polenta, molho de atum e queijo.

10. Polenta na pressão com frango ao molho

Para fechar a lista, uma receita clássica: polenta com frango ao molho de tomate. A polenta fica cremosa por dentro, mas firme por fora. Além disso, o molho fica com uma textura densa e um gostinho irresistível. Confira todas as dicas de preparo no vídeo.

Fica fácil inovar no sabor da polenta com tantas receitas gostosas assim, não é mesmo? Mas, se você é fã de pratos no melhor estilo comfort food e quer conhecer outras opções para poder escolher o que preparar, veja ainda algumas receitas de sopa de macarrão.

PARA VOCÊ