33 receitas de polenta que vão te convencer a ir para a cozinha

Escrito por                          

A polenta é um prato típico italiano, mas que ganhou um espacinho na mesa de diversos países, como aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Além da variedade de texturas, as opções de acompanhamentos são enormes.

Você pode servi-la acompanhada de frango ao molho, ragu de cogumelos, carne de panela ou apenas como uma porção de pedacinhos fritos. Além disso, você também pode variar na textura do prato.

Não importa se o dia está frio ou quente, essa refeição quentinha pode cair bem em diversas ocasiões. Confira as combinações que são possíveis de fazer com esse creme de farinha de milho.

Receitas de polenta simples

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

1. Polenta de panela de pressão: para quem busca um método de preparo mais rápido, a panela de pressão pode ser uma ótima aliada.

2. Polenta gratinada: essa é uma receita em que o prato fica cremoso por dentro e crocante por fora, pois é coberto com queijo parmesão ralado.

3. Polenta frita: essa receita é uma ótima opção para ser servida como petisco, mas também cai muito bem nas refeições principais.

4. Polenta com leite: usar leite no preparo da sua receita vai deixar seu prato com uma textura aveludada. O preparo é o mesmo do que a versão feita com água.

5. Polenta assada: se você está procurando uma versão crocante do prato, mas que não seja frita, essa pode ser uma boa alternativa. Além de ser uma opção mais saudável, faz menos sujeira.

6. Polenta light: você vai precisar de apenas três ingredientes para preparar essa receita: flocos de milho pré-cozido, água e sal. Você pode substituir o primeiro ingrediente por farinha de milho, mas o tempo de cozimento será maior.

Polenta acompanhada de carne

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Foto: Reprodução / Figos e funghis

7. Polenta gratinada à bolonhesa: além de ser acompanha do molho bolonhesa e ser coberta com queijo parmesão ralado, essa receita também é recheada com queijo gouda.

8. Polenta com ragu: o cogumelo paris é um ingrediente usado para dar um sabor especial a essa receita. Ele é usado tanto no creme de farinha de milho, quanto no ragu.

9. Polenta com linguiça: nessa receita, a ideia é que o acompanhamento do creme seja um molho com bastante linguiça e pouco tomate. Na hora de monta, acrescente cubinhos de queijo prato.

10. Polenta com carne e cogumelos: a carne usada para completar o sabor desse prato é a fraldinha. Já os cogumelos são de três tipos: shimeji, funghi e paris.

11. Polenta com ragu de linguiça: essa é uma opção que além de ser bem cremosa, é regada com o molho do ragu de linguiça.

12. Polenta com frango: essa é uma combinação que além de clássica, é super econômica. Não se esqueça que os temperos usados podem fazer toda a diferença no seu prato.

13. Polenta frita recheada: essa receita usa como recheio bacon e cebola. Depois que a creme estiver frio, polvilhe queijo parmesão ralado para completar o sabor.

14. Polenta com carne desfiada: esse prato fica muito parecido com um escondidinho, pois a carne é coberta pelo creme, que é por sua vez é coberta com queijo.

15. Polenta com carne moída: dois ingredientes super populares nas cozinhas brasileiras podem criar uma boa dupla quando combinados. O prato é simples, mas pode render uma refeição muito saborosa.

16. Polenta com costela de porco: essa é uma combinação para quem é fã de costelinha de porco, mas quer servi-la com um acompanhamento diferente do tradicional arroz.

17. Polenta com carne seca: se você for preparar essa receita é importante começar a dessalgar a carne seca com horas de antecedência. Mesmo sendo um pouco demorado, o preparo é bem simples.

18. Polenta com almondegas: para deixar sua refeição bem suculenta, a dica dessa receita é preparar almondegas que combinam as carnes de boi e porco. Para um preparo rápido, a sugestão usar uma farinha instantânea.

19. Polenta com bacalhau: combinar peixe com farinha de milho pode resultar em um prato muito saboroso. Se você é fã de bacalhau, não deixe de experimentar esse prato.

20. Polenta com carne de panela: também conhecida como carne louca, é servida desfiada e acompanhada de molho.

Polenta com acompanhamento vegetariano

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

21. Polenta com shiitake: se você está buscando praticidade, mas com um sabor que saia da rotina, essa pode ser a opção ideal. O shiitake só precisa ser refogado com cebola, azeite e shoyu.

22. Polenta com ovo e cogumelo: nessa receita, além do ovo e dos cogumelos paris, o prato também é acompanhado de um creme de queijo parmesão. Se você gosta de cremosidade, pode ter encontrado a opção ideal.

23. Polenta com shiitake e alho-poró: com acompanhamentos tão simples de serem preparados, o que vai te dar mais trabalho nessa receita é preparar o creme de farinha de milho.

24. Polenta com cogumelos: os cogumelos usados para preparar essa receita são: shimeji, paris e shiitake. A combinação é saborosa e cheia de proteínas.

25. Polenta com damasco e gorgonzola: se você gosta de ousar na escolha de ingredientes para as suas refeições, essa combinação pode ser interessante. O contraste é sentido de imediato do doce do damasco com o sabor salgado e marcante do gorgonzola.

26. Polenta com gorgonzola: essa é uma receita bem simples de ser feita, mas você pode conferir um vídeo com dicas para que eu creme não fique empelotado.

27. Polenta frita com queijo coalho: para petisco ou de acompanhamento para uma refeição, a polenta frita também pode ser incrementada. O toque de sabor do queijo coalho é feito com um processo simples, mas que agrega sabor.

28. Polenta com funghi: para dar um sabor especial ao seu prato, nessa receita você pode conferir como preparar um funghi com vinho tinto. O sabor é intenso e muito saboroso.

29. Polenta com queijo coalho: molho sugo e queijo coalho podem ser ótimos ingredientes para incrementar o seu prato. Você pode servir acompanhada de arroz e salada.

30. Polenta com lentilhas e amêndoas: para quem não pode/quer consumir glúten e lactose, esse prato pode ser uma boa opção. A lentilha e as amêndoas são usadas para preparar um ragu.

31. Polenta com ragu de cogumelos: nessa receita a dica é usar uma farinha instantânea, pois o preparo é muito mais rápido. O ragu é feito com três espécies de cogumelos: shiitake, shimeji e paris.

32. Polenta com ragu de cogumelos e agrião: além do ragu de cogumelo – portobelo foi o escolhido -, e agrião, ovo com a gema mole também é usado para incrementar o sabor desse prato.

33. Polenta com molho bolonhesa vegano : que tal usar proteína de soja para preparar um molho bolonhesa vegano? É uma ótima opção para quem não come carne.

Como a farinha de milho é um ingrediente de muito fácil acesso, testar essas receitas vai depender apenas dos acompanhamentos que você escolher para sua refeição.

PARA VOCÊ