8 receitas de porchetta para se deliciar com um preparo italiano

Escrito por    
Em 19.05.20

A porchetta é um prato de origem italiana que consiste em barriga de porco recheada com temperos, enrolada e assada. Há preparos que, além da barriga, levam costela desossada ou também o lombo. Como resultado, você obtém uma carne bem suculenta e aromática. Para aprender como prepará-lo em casa, veja as receitas a seguir:

Continua após o anúncio

1. Porchetta simples

Nesta receita, a panceta é cortada em tiras de aproximadamente dois dedos de espessura e coberta com bicarbonato de sódio. Depois disso, ela é enrolada e presa com um palito e deve descansar na geladeira por uma hora. Esta espera garante um resultado crocante. Na sequência, basta fritá-la em óleo quente e temperá-la com sal e limão.

2. Porchetta com casca de laranja

Que tal preparar uma porchetta bem aromática? Para isso, esta receita usa como temperos casca de laranja, alecrim, alho, pimenta-do-reino, pimenta malagueta e sal grosso. A carne é recheada com estes temperos, enrolada, amarrada com um barbante, colocada em um espeto e vai para a churrasqueira.

3. Porchetta com alecrim

Com um tempero feito com alecrim, alho, pimenta dedo-de-moça, pimenta calabresa, tomilho, orégano, pimenta-do-reino, sal e limão, você já consegue uma carne com um sabor incrível. A receita não para por aí e ainda ensina dicas para que a pele fique bem crocante. Esta é uma receita de forno que fica para lá de saborosa!

4. Porchetta com mostarda dijon

Bem aromática, esta é uma receita em que a porchetta é recheada com sal, pimenta-do-reino, limão, mostarda em grão, mostarda dijon cominho, noz-moscada e alho. Aqui, o preparo é feito na churrasqueira, porém você confere dicas para um peparo no forno.

Continua após o anúncio

5. Porchetta com uva-passa

Esta é uma receita que tem cara de ceia de Natal, mas cai bem o ano todo. Aqui, a carne é recheada com um tipo de farofa feita com pão amanhecido ralado, uva-passa branca hidratada em vinho branco, tomilho, alecrim, cebola, pimenta-do-reino, sal, alho, pimenta dedo-de-moça e raspas de limão siciliano. O tempo de forno é de aproximadamente 4 horas.

6. Porchetta com noz-moscada

Esta é uma receita de forno que pode facilmente conquistar seu paladar. Afinal, a noz-moscada é uma especiaria bem aromática que faz toda a diferença no sabor do prato. Combinada com alho, sal, pimenta, frutas cristalizadas, amêndoas, pão francês embebido em leite, sálvia e alecrim, melhor ainda! Além disso, com um preparo de forno, não há complicações.

7. Porchetta defumada

Se você adora o toque de fumaça na sua carne, esta receita é ideal para ser testada na sua casa! Aqui, a carne vai primeiro para o smoker e depois é finalizada na churrasqueira. Assim, você consegue um resultado bem diferenciado.

8. Porchetta recheada com farofa

Para fechar a lista, uma receita que ganha um toque bem brasileiro. Isso acontece porque o recheio fica por conta de uma farofa pronta combinada com linguiças calabresa e caseira, cebolas branca e roxa, cheiro-verde, sal e pimenta-dedo-de-moça.

Agora que você aprendeu como fazer um prato suíno de origem italiana, que tal conferir receitas de nhoque para servir como acompanhamento? Assim, você garante uma refeição completa!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ