11 receitas de pretzel com textura, sabor e aroma sensacionais

Escrito por Lorena Costa

O pretzel é um tipo de pão ou biscoito tradicional da Alemanha e que vem ganhando a mesa dos brasileiros cada vez mais por todo o seu sabor e textura sensacionais.

O melhor desse tipo de alimento é que ele pode ser usado em diferentes receitas, não apenas servido como um pão, mas também como uma espécie de massa em sobremesas e doces diversos.

Ele é normalmente consumido doce, mas você também pode testar receitas salgadas, isso tudo vai depender de como você pretende utilizar o pretzel em suas invenções gastronômicas.

Veja abaixo como preparara essa deliciosa iguaria alemã e deixe todos com muita água na boca.

Receitas deliciosas de pretzel

1. Pretzel tradicional:

Foto: Reprodução / ICKFD

Essa é uma receita bem simples de ser preparada para você aprender primeiramente a fazer o prato alemão do jeito mais tradicional, apenas a massa, sem nenhum tipo de cobertura. Assim, vai poder usar esse pão em qualquer receita que quiser fazer de sobremesa e também pode testar ela salgada, dependendo da sua preferência.

2. Pretzel com canela em pó:

Agora você vai começar a observar outras possibilidades na hora de montar o seu prato típico alemão. Além de fazer a massa com todos os processos necessários para ficar no ponto perfeito, é possível finalizar, decorar e cobrir o pão com outros ingredientes, como com a canela em pó, usada nessa receita.

3. Pretzel integral:

Para você que adora uma novidade na cozinha e é fã de pães, biscoitos e outras massas, mas não quer sair da dieta, essa é uma oportunidade perfeita de aprender a fazer essa maravilhosa receita. Isso porque ela é integral, apesar de usar um pouco de açúcar e canela para decorar a parte externa do prato.

4. Mini pretzel assado:

Confira uma excelente oportunidade de aprender a fazer pequenos petiscos que podem ser consumidos em um encontro de amigos, lanche da tarde ou café da manhã. Você vai fazer bolinhos com a massa já tradicional do produto e, depois, é só adicionar o açúcar e a canela e servir junto com um pouco de chocolate derretido.

5. Pretzel vegano:

Foto: Reprodução / ICKFD

Para os veganos, aqueles que não consomem nada de origem animal, a vantagem dessa receita é que você vai conseguir saborear todos os elementos da massa sem a necessidade de ter leite, ovos, ou qualquer outro ingrediente do tipo. Você vai usar margarina vegetal, suco de limão, açúcar cristal, chia, farinha de trigo, fermento biológico e mais alguns ingredientes importantes.

6. Pretzel com chocolate em pó:

Para quem é fã de chocolate, claro que não poderia faltar, em uma lista de receitas doces, uma opção que leve essa deliciosa iguaria como um dos ingredientes. O melhor é que é super simples de ser feita, basta preparar a massa corretamente e depois colocar um pouco de chocolate em pó para polvilhar o pão.

7. Pretzel com coco granulado e leite condensado:

Foto: Reprodução / Ana Maria Brogui

Essa receita é muito gostosa e você vai adorar, principalmente se gosta daqueles doces bem gordos, com muita cobertura e sabor. Isso porque ele vai com leite condensado, coco granulado, açúcar, canela em pó, cobertura de chocolate e chocolate granulado também, ou seja, o que não falta é doce nesse pão.

8. Pretzel com açúcar mascavo:

Agora é a oportunidade perfeita de você experimentar esse pão alemão de uma forma diferente, já que na própria massa ele é feito com o açúcar mascavo que, além de mais saudável, possui um sabor bem diferente do refinado ou cristal.

9. Pretzel com cobertura de ovomaltine:

Foto: Reprodução / Ana Maria Brogui

Quando uma receita chega ao Brasil, a possibilidade dela se transformar em diversos outros produtos é muito alta, e com o pretzel não foi diferente. Você vai aprender a fazer essa deliciosa massa alemã com uma cobertura de ovomaltine, aquele chocolate em pó que é amado por grande parte dos brasileiros.

10. Pretzel com ganache de chocolate meio amargo:

Essa é uma receita muito gostosa, que tem um toque de elegância, podendo até ser uma opção em um menu de uma confeitaria ou de umcafé de alta qualidade. Isso porque a massa é servida com uma deliciosa ganache de chocolate meio amargo com um creme de leite vegano caseiro que precisa de água e de castanha de caju para ser feito.

11. Pretzel com creme de avelã:

Essa receita vai te ensinar não apenas a fazer a massa da forma correta, mas também a colocar diversos tipos de coberturas diferentes no seu prato. Pode ser com creme de avelã, açúcar, canela e manteiga ou até mesmo com ganache de chocolate com coco ralado. A escolha é sua.

O pretzel é uma receita de massa alemã muito famosa nos Estados Unidos e que está começando a conquistar o Brasil. Além desta receita, você também pode aprender outras receitas alemãs, como o bolo floresta negra, por exemplo.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS