8 receitas de pudim de sorvete com sabor de infância

Por
Atualizado em 17.04.20

O pudim de sorvete é uma daquelas sobremesas que lembram a infância. Você costumava chegar nos almoços familiares de domingo perguntando qual era a sobremesa do dia, ansiosamente esperando pela resposta da sua vó, da sua mãe ou daquela tia que sempre ficava responsável pelo doce, e abria um sorriso enorme ao ouvir “pudim de sorvete”.

É uma receita ao mesmo tempo tão simples e tão saborosa que deixava toda a família ainda mais feliz pelo encontro. Ela não vai ao fogo e usa ingredientes básicos, como leite, ovos, leite condensado, creme de leite e amigo de milho, mas a textura geladinha e o sabor da calda de chocolate que sempre acompanha o doce são tão incríveis que é impossível não amar.

Que tal reviver esse doce no próximo almoço de família? Confira 8 opções diferentes, mas igualmente deliciosas, de preparar um pudim de sorvete.

1. Pudim de sorvete e calda de chocolate com leite

Foto: Reprodução / Chocorango

Essa é uma receita super simples e tradicional. Inicialmente, você precisa preparar a calda e, para isso, vai precisar apenas de dois ingredientes: leite e achocolatado em pó. Depois de pronta, despeje essa calda em uma forma média para pudim e faça a massa. Leve ao congelador por 24 horas e sirva logo que desenformar.

Publicidade

2. Pudim de sorvete com uma pitadinha de sal

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Você vai precisar de ovos, amido de milho, leite integral, leite condensado, creme de leite, açúcar e de uma pitadinha de sal para fazer a massa desse pudim. O sal ajuda a equilibrar o sabor doce dessa sobremesa. Para a calda, tenha em mãos água e achocolatado em pó.

3. Pudim de sorvete com calda de cerveja

Foto: Reprodução / Vai Ter Sobremesa

Não, você não leu errado. Nessa receita, você vai aprender a fazer um pudim de sorvete que pode ter calda de cerveja por cima. Fazer ou não essa calda, é uma escolha sua, já que o site também ensina a fazer uma calda comum, mas, de qualquer forma, o pudim vai ficar delicioso.

Publicidade

4. Pudim de sorvete com ganache

Foto: Reprodução / Receitas de Pai

Esse pudim de sorvete, ao invés de ser coberto com uma calda normal, é coberto com ganache e você vai precisar apenas de creme de leite e de uma barra de chocolate para fazer essa delícia. O doce vai ficar ainda mais cremoso e saboroso.

5. Pudim de sorvete com duas caldas

Foto: Reprodução / Paloma Soares

Para reproduzir essa receita, você vai precisar fazer duas caldas diferentes: uma de açúcar e uma de chocolate em pó. Elas vão ser misturadas no fundinho da forma de pudim, criando uma textura e um sabor deliciosos para a sua sobremesa.

6. Pudim de sorvete com chocolate meio amargo em barra

Foto: Reprodução / Comida do Dia

Você vai fazer um creme com a barra de chocolate meio amargo, com achocolatado em pó, açúcar e leite condensado e colocar em cima do creme principal, feito de leite, gemas de ovo e também de leite condensado, na forma. Em cima desses dois cremes, deposite uma mistura de claras em neve, açúcar e creme de leite.

7. Pudim de sorvete sem glúten e sem lactose

Foto: Reprodução / Diário Sem Lactose

Essa receita é perfeita para os alérgicos ou intolerantes à glúten e lactose, já que os ingredientes tradicionais são substituídos por itens liberados para esse grupo. A calda dessa receita também é bem especial: precisa de água, açúcar demerara e cacau em pó para ser feita.

8. Pudim de sorvete com doce de leite e alfajor

Foto: Reprodução / Diga, Maria

Publicidade

Por último, você vai aprender a fazer uma receita super diferente e especial. Ela leva doce de leite e alfajor, um doce tradicionalmente latino, em sua composição. Atente-se ao passo a passo para não errar nas medidas e no processo!

Qual dessas receitas você vai testar primeiro? Se ainda não encontrou a sobremesa ideal para o seu almoço de domingo, veja também receitas de pudim tradicional e receitas de pavê, duas sobremesas muito presentes nas mesas das famílias brasileiras.