33 receitas de purê de abóbora para um acompanhamento especial

Por
Atualizado em 02.02.21

O purê de abóbora é uma das delícias que podem acompanhar vários tipos de carne e outros alimentos também. Ele é bem simples de ser feito: é praticamente um purê comum, como o de batata – só troca o vegetal pela abóbora mesmo.

Publicidade

Além da receita tradicional do purê, você também vai aprender a harmonizá-lo e a combiná-lo com os mais diversos alimentos. Desde o peixe, passando pela carne de boi e chegando às massas. Uma receita melhor do que a outra!

Confira abaixo todas essas opções e se delicie com a maravilha que é o purê de abóbora.

Receitas de purê de abóbora

1. Purê de abóbora com creme de leite: uma receita bem simples e superapetitosa, a do purê feito com creme de leite. Além do sabor sensacional, a textura do prato fica muito bem feita, o que gera uma satisfação maior ao comer. O preparo é supertranquilo de ser feito.

2. Purê de abóbora com alho assado: receita bem gostosa e que não leva leite, glúten, ovos e soja. Você vai usar a abóbora com alho, gengibre ralado, caldo de legumes caseiro, azeite de oliva e sal a gosto. O sabor do alho tostado em conjunto com o gengibre dá um toque diferenciado ao prato que fica delicioso.

Publicidade

3. Purê de abóbora com catupiry: uma mistura daquelas de dar água na boca de qualquer mortal. Você vai fazer um purê e abóbora tradicional, como é feito um de batata, por exemplo, e depois vai adicionar o queijo catupiry por cima do prato. Fica simplesmente magnífico pela sua beleza e paladar distinto.

4. Purê de abóbora assada com casca: receita bem diferente, exótica até, para você que gosta de arriscar uma cozinha moderna e de alto padrão. O purê é feito com a abóbora assada com casca e tudo mais. Depois de assá-la, você vai fazer com ela fique tipo desfiada, a textura é sensacional. Prove e verá como fica delicioso.

5. Purê de abóbora com batata: não existiria a culinária brasileira se não fosse a mistura, daquelas mais prováveis até as completamente diferentes. E nada melhor do que misturar um purê de abóbora com seu irmão mais famoso, não é mesmo? A receita fica muito boa, porque a batata dá um traço crocante maravilhoso ao prato.

Publicidade

6. Purê de abóbora light: aquela receita bem simples, com pouquíssimos ingredientes e ainda por cima completamente light. É tudo que você queria e precisava, não é mesmo? Para fazer, você vai precisar somente de abóbora, alho, temperos, requeijão light, leite e água. Depois é só seguir o preparo normal e o seu prato vai estar pronto para ser devorado.

7. Purê de moranga cabotiá com sálvia e mel: receita especial para você deixar a sua cozinha ainda mais gourmet e convidar aquelas pessoas especiais para provar a sua mais nova invenção gastronômica. Esse prato vai com moranga cabotiá, mel, caldo de vegetais, sálvia, manteiga, alho, azeite, nós moscada, sal e pimenta.

8. Purê de abóbora com leite de coco: um prato delicioso que mistura os sabores do coco com o da abóbora, além de ser saudável e livre de lactose. Para os alérgicos é uma verdadeira mão na roda. Você vai usar poucos ingredientes como o óleo de coco, o leite de coco, a abóbora e os temperos.

Purê de abóbora como acompanhamento

9. Purê de abóbora com carne-seca: pense em uma mistura deliciosa e você vai lembrar do quão bom é harmonizar a abóbora com  a carne-seca. E é exatamente o que essa receita te ensina a fazer da melhor e mais gostosa forma possível. Você vai fazer primeiro o purê e depois cobrir com uma bela camada de carne-seca.

10. Purê de abóbora com camarão grelhado: só de ler o nome da receita já dá água na boca, mas também não é para menos, porque você vai misturar um delicioso purê de abóbora com magníficos camarões grelhados. Tudo isso muito bem temperado com alho, azeite, limão, pimenta e sal.

11. Saint Peter assado com purê de abóbora e alho: esse é um prato tradicionalmente feito com peixe e que normalmente leva um acompanhamento mais forte para deixar o sabor ainda mais espetacular. E nesse caso não é diferente, você vai fazer primeiramente o peixe, depois o recheio e por último o purê para acompanhar.

12. Bife de vaca grelhado com purê de abóbora: aquela receita para você preparar um jantar especial para lá de maravilhoso, principalmente se for uma comemoração romântica, como um aniversário de casamento ou Dia dos Namorados. Você vai fazer o bife de boi com aspargos, redução de vinho e o purê de abóbora.

13. Bacalhau na couve e purê de cabotiá com requeijão: por fim, outra receita de alta gastronomia que vai fazer você surpreender o seu convidado especial. Ela é deliciosa, a cremosidade do purê se mistura à sensibilidade do bacalhau e tudo fica magnificamente gostoso. O preparo exige alguns cuidados, mas nada que você não tire de letra.

Purê de abóbora em preparações especiais

iStock

14. Escondidinho de carne moída: esse escondidinho fica simplesmente delicioso e é superprático e fácil de ser feito. Primeiro, você vai fazer uma camada de purê de abóbora, depois adicionar uma de carne moída, outra de purê e, por fim, colocar fatias de mussarela. Aí é só dar uma gratinada e servir essa maravilha da cozinha.

Publicidade

15. Bacalhau com purê de abóbora: outra receita feita com bacalhau e que fica muito gostosa também. Você vai fazer a carne assada com azeite e depois colocar algumas ervas por cima. O purê é feito depois e vai ao fundo do prato para que a apresentação fique linda. Os sabores dos dois preparos juntos fica sensacional.

16. Lasanha de frango com cabotiá: essa lasanha de frango é uma opção perfeita para o seu almoço de domingo em família. São muitos preparos, então é preciso ficar bem atento à receita para que tudo saia da melhor maneira possível. Primeiro, você faz o frango, depois o purê de abóbora e o molho branco e, por último, a montagem do prato.

17. Muffins de purê de abóbora: esses deliciosos bolinhos salgados podem ser uma excelente opção para um lanche ou até mesmo para servir em algum evento, como um aniversário, por exemplo. Para fazer ele, você vai precisar de alguns bons ingredientes que não se encontra em qualquer supermercado como o pumkpin pie e o maple syrup.

18. Escondidinho de bacalhau: outra receita de escondidinho que no lugar da carne-seca coloca o bacalhau, que apesar de ser bem diferente é igualmente harmonizado com o purê de abóbora. Para o tempero, você vai usar alecrim fresco, cebolinha, salsa, sal, caldo de legumes e alguns outros que vão dar todo o sabor ao prato.

19. Risoto de moranga e gorgonzola: risoto delicioso feito com purê de abóbora e finalizado com gorgonzola. Você vai usar o arroz arbóreo, um pouco de vinho branco, caldo de legumes, cebola, o purê de abóbora, o queijo gorgonzola e a manteiga. a principal dificuldade do risoto é deixá-lo no ponto certo, mas se você seguir a receita direitinho com certeza vai conseguir.

20. Lasanha vegana com purê de abóbora: se você não consome ingredientes de origem animal, essa receita é perfeita, porque mistura sabores deliciosos e uma textura fora do comum. Você vai usar massa de lasanha, abobrinha, berinjela, tomate, lentilha rosa, abóbora e castanha-de-caju. O resultado é uma explosão de sabores e de cremosidade.

21. Escondidinho de cordeiro com moranga: outra possibilidade deliciosa de fazer um escondidinho com purê de abóbora é o feito com carne de cordeiro. A harmonização nesse caso é parecida com a da carne-seca, porque mistura dois sabores fortes, mas paradoxais ao mesmo tempo, já que a moranga puxa mais para algo mais doce.

22. Escondidinho de camarão: esse escondidinho leva um delicioso fruto do mar que não poderia ficar de fora desse tipo de prato, o camarão. Para você que não é alérgico, esse prato vai fazer você se apaixonar pelo purê de abóbora. Fica simplesmente sensacional e é relativamente simples de ser feito.

23. Panqueca de abóbora e parmesão: para fazer essa panqueca você vai ter que preparar o purê de abóbora de uma forma um pouco diferente, usando trigo, queijo parmesão ralado e fermento em pó. Depois disso feito, você vai fritar essa massa e colocar o acompanhamento que achar mais gostoso.

Publicidade

24. Torta cremosa de abóbora: torta deliciosamente cremosa feita com purê de abóbora e um creme de queijo com requeijão. Fica simplesmente sensacional. A borda de massa dá uma crocância que melhora ainda mais a experiência ao consumir esse maravilhoso prato. Vale muito a pena experimentar.

25. Conchiglione com recheio de purê de abóbora: para terminar, uma massa tradicional, que é mais do que altamente consumida na Itália e com um tempero para lá de brasileiro, com esse delicioso purê de abóbora no recheio. A dificuldade vai ser exatamente na montagem no prato, mas é só seguir as dicas que vai dar tudo certo.

Purê de abóbora em receitas doces

26. Purê de abóbora doce: todo mundo sabe que a abóbora é um vegetal que tem um sabor muito próximo ao doce, o que faz com que ela seja um verdadeiro curinga na cozinha, podendo ser usada em receitas dos mais diversos tipos. E é isso que você vai aprender neste prato, a fazer um purê doce para comer junto com biscoitos ou para funcionar como base para demais receitas doces.

27. Cookies de abóbora com chocolate: esses deliciosos cookies feitos com chocolate e purê de abóbora são mais uma prova que esse vegetal combina perfeitamente com receitas adocicadas. Você vai usar farinha, manteiga, açúcar mascavo, ovo, fermento, canela, gengibre, cravo, extrato de baunilha e um pouquinho de sal.

28. Bolo de abóbora com especiarias: delicioso bolo feito com purê de abóbora em conjunto com algumas especiarias que vão dar um sabor perfeito ao prato. Você vai usar farinha, açúcar mascavo, fermento, canela, noz moscada, cravo, semente de abóbora, água de coco, melado, gengibre, essência de baunilha e outros diversos ingredientes.

29. Cheesecake de abóbora e Oreo: só de ler essa delícia já deu água na boca, não é mesmo? E olha que a receita é bem tranquila de ser feita, basta seguir rigorosamente o que se pede nela. Serão feitos três processos, o primeiro é a base do cheesecake feito com Oreo, depois vem o próprio cheesecake e por fim a cobertura com gotas de chocolate.

30. Torta de abóbora: uma torta de abóbora deliciosa que mistura a crocância da massa com a cremosidade do purê de abóbora doce. Primeiro você vai fazer a massa em uma mistura de farinha com polvilho, depois o recheio que é feito com o purê, leite de coco e algumas especiarias, por fim vem a montagem para que tudo fique lindo e gostoso.

31. Bolo com purê de abóbora e gotas de chocolate: um bolo de abóbora bem fofo, que vai fazer a alegria da criançada em um lanche da tarde ou em um café da manhã superespecial. É simples de ser feito e não leva muitos ingredientes: você só vai precisar de ovos, açúcar, leite, óleo, farinha de trigo, fermento em pó, purê de abóbora e gotas de chocolate.

32. Cupcake com purê de abóbora: delicioso cupcake que pode ser servido em uma festa de aniversário infantil ou até mesmo em eventos mais adultos com doces maravilhosos. Depois de preparar e assar a massa, é só soltar a criatividade para cobrir e decorar. No vídeo, foi usado o chantilly vegano de caixinha.

33. Torta mousse de abóbora: a última receita é daquelas que fazem você comer o prato inteiro sozinho. Ainda mais na época do verão, com o calor que o país inteiro passa. É uma mousse feita com purê de abóbora doce e finalizada com um maravilhoso chantilly batido. Simples de ser feita, fresca e deliciosa.

O purê de abóbora é um preparo tradicionalmente nacional que pode ser servido nos mais diferentes tipos de prato, desde os mais salgados até os mais doces. Escolha a sua receita preferida e mostre na cozinha que gastronomia é com você mesmo!