17 receitas de purê de batata cremoso para servir em todas as refeições

Escrito por                          

Clássico da culinária brasileira, o purê de batata cremoso é aquele tipo de prato coringa e que é perfeito para acompanhar qualquer refeição. Versátil, ele pode ser feito com diferentes ingredientes e temperos. E para você aprender mais receitas deliciosas, confira a lista a seguir com dicas e truques incríveis!

Continua após o anúncio

1. Purê de batata cremoso fácil

Para começar do básico, você deve aprender a preparar essa versão superfácil e prática de purê de batata. Uma dica bem legal é deixar as suas batatas na água gelada antes de levar para cozinhar, isso evita que elas fiquem escuras!

2. Purê de batata cremoso de micro-ondas

Perfeita para quem está naquela correria do dia a dia, essa receita é feita no micro-ondas. O preparo é bem simples: basta cortar as batatas em cubos médios, colocar em uma tigela com água, cobrir com plástico filme e levar para cozinhar por dez minutos. Depois é só amassar e acertar o sal.

3. Purê de batata cremoso com alho-poró

O toque especial dessa versão fica por conta do alho-poró que dá um sabor e uma textura bem interessantes para o seu purê. O segredo para saborizar tudo muito bem é fritar o alho junto com a manteiga e depois acrescentar o leite e o alho-poró. Por último adicione a batata!

4. Purê de batata cremoso ao azeite de oliva

Aqui, além do saborzinho marcante e intenso do azeite de oliva, um mix de temperinhos também entra em cena. Então, tenha em mãos folha de louro, tomilho, salsinha e alecrim. Outro grande diferencial dessa receita está no creme de leite fresco, que deixa o seu prato ainda mais cremoso e saboroso.

5. Purê de batata cremoso de restaurante

Continua após o anúncio

Quer aprender todos os segredos daquele purê gostoso que você saboreia em restaurantes? Para isso, confira o passo a passo certinho dessa receita, que te ensina alguns truques e segredos para chegar no prato perfeito e com uma consistência bem cremosa.

6. Purê de batata-roxa cremoso

Rica em vitaminas, potássio, ferro e fósforo, a batata-doce é uma das queridinhas de dietas fitness. E se você é fã desse tubérculo, então não deixe de testar essa receita deliciosa aí na sua casa. Perfeita para servir no almoço ou na janta, ela é sucesso garantido!

7. Purê de batata-roxa cremoso e colorido

Um banquete para os olhos, essa versão surpreende não apenas pelo sabor, mas também pela textura e pela cor linda! Feita com batata-roxa, essa receita é ótima para preparar para as crianças e deixar todo mundo de casa feliz e bem alimentado.

8. Purê de batata cremoso com creme de leite fresco

Vai receber os amigos e a família em casa e ainda não sabe o que preparar para servir? Que tal fazer um almoço bem brasileiro, fácil e saboroso? Com essa receita de purê de batata, você consegue servir um acompanhamento simples, mas totalmente irresistível!

9. Purê de batata cremoso com cebola caramelizada

Um ingrediente simples pode fazer toda a diferença em qualquer receita, não é mesmo? E nessa versão, a clássica cebola caramelizada dá um sabor e uma textura mega incríveis para o clássico purê. Outra dica bem legal é temperar com noz-moscada antes de servir.

10. Purê de batata cremoso perfeito

Quer aprender todos os truques e segredos do querido chefe de cozinha Erick Jacquin? Então, confira esse vídeo em que ele te ensina cada etapa que leva ao purê de batata perfeito. Sirva com uma boa taça de vinho e aproveite!

11. Purê de batata cremoso com maionese e requeijão

Continua após o anúncio

Extremamente aveludada, essa versão é de dar água na boca. E graças a sua textura incrível, ela pode ser usada também em diferentes receitas, como cachorro quente e, até mesmo, para decorar tortas salgadas. Vale a pena conferir e testar aí na sua casa.

12. Purê de batata cremoso com 2 queijos

Também conhecida como aligot, essa versão francesa encanta os mais variados paladares. Uma dica bem legal e importante é usar a batata asterix, pois ela tem mais amido e é mais seca. Os queijos usados – gruyere e minas padrão – também fazem toda a diferença no resultado final.

13. Purê de batata cremoso diferentão

Quem gosta de inovar na cozinha vai se apaixonar por essa receita. E não pense que por ser diferente ela é complexa e difícil de preparar. Muito simples, essa versão fica pronta bem rapidinho e vai deixar todo mundo encantado!

14. Purê de batata cremoso gratinado

Ficou encarregado de levar algum prato salgado para o almoço de domingo, mas está sem ideias do que fazer? Então, não deixe de conferir essa versão gratinada do clássico purê de batatas. O modo de preparo é igual ao das versões anteriores. A única diferença é que ela vai ao forno com um pouco de molho de tomate por cima.

15. Purê de batata cremoso à bolonhesa

Uma refeição completa, essa receita vai te render muito elogios. Fácil e econômico, esse purê leva ingredientes que, com certeza, você tem aí na sua casa. Ele rende quatro porções bem generosas e pode ser servido com um arroz branco soltinho!

16. Purê de batata cremoso light

Ideal para quem está de dieta ou apenas procurando manter uma alimentação mais balanceada, essa opção é bem simples de preparar. Com apenas 160 kcal por porção, ela pode ser saboreada no almoço ou no jantar acompanhada de uma salada fresquinha.

17. Purê de batata cremoso vegano

Extremamente democrática, essa receita pode ser apreciada por todo mundo. Sem lactose e sem ingredientes de origem animal, ela fica leve e muito cremosa. Acredite, você vai se surpreender de maneira positiva com o resultado dessa delícia!

Viu só quantas receitas gostosas e práticas? Agora, que tal preparar um arroz branco soltinho, uma salada de alface e um bife acebolado para acompanhar?

PARA VOCÊ