15 receitas de pururuca crocantes e que estralam a cada mordida

Escrito por                          

A pururuca é uma casquinha crocante feita com pele de porco que pode ser preparada sozinha ou acompanhada de um pouco de carne. Para obter esse resultado pururucado, há várias dicas e modos de preparo. A pele pode ser frita, assada e até mesmo feita na churrasqueira. Opções para você experimentar não faltam, veja só:

1. Pururuca tradicional

Para testar essa receita em casa é preciso ter em mãos pele de porco limpinha, sem nada de carne e gordura. Ela deve ser frita em óleo quente e em fogo alto. Para que sua pururuca fique bem crocante, a dica é deixar a pele gelada após ser frita – para que depois seja frita novamente.

2. Pururuca sequinha e crocante

Essa é uma opção em que o preparo deve ser iniciado com antecedência. O primeiro passo é passar sal na pele de porco e deixá-la secar por dois ou três dias no sol. Depois, você deve assá-la por aproximadamente 20 minutos. Para finalizar, basta fritá-la em óleo quente. O resultado é uma textura bem sequinha e crocante que vale a pena experimentar.

3. Pururuca de macarrão

Já pensou em pururucar o macarrão? Essa é uma pedida que foge bastante do comum e que pode surpreender os mais variados paladares. Para isso, é preciso cozinhar o macarrão, passar a massa em água fria e deixá-la descansar entre um e dois dias para que ela fique seca. Na sequência, o macarrão deve ser frito em óleo quente.

4. Pururuca de leite

Essa é outra opção de pururuca que não é feita com porco, o que faz com que ela seja uma boa alternativa para os vegetarianos. Uma massa feita com polvilho, caldo em pó, leite e ovo é usada como base e frita em uma frigideira como uma panqueca. Para que o resultado seja uma textura bem sequinha, o próximo passo é assá-la por 20 minutos no forno ou 3 minutos no micro-ondas. Para finalizar, frite em óleo quente.

5. Pururuca caseira de bacon

Feita com pele de bacon, essa pururuca conta com um gostinho para lá de especial. Além disso, o preparo dela é bem prático de ser seguido em casa. A pele é frita em óleo quente, mas no fogo baixo. Esse processo leva aproximadamente 40 minutos.

6. Lombo à pururuca

Para fazer essa receita é preciso ter em mãos um lombo suíno com pele. A carne deve descansar na geladeira por pelo menos doze horas com sal e cachaça. Esse processo é responsável por deixar a casquinha bem sequinha, para que ela fique bem pururucada, daquele jeito que dá água na boca. O lombo é feito na churrasqueira, então não há fritura nessa opção.

7. Torresmo à pururuca para dar água na boca

Rápida e fácil de ser feita, o preparo dessa receita começa cozinhando a pele suína em uma panela de pressão por aproximadamente 10 minutos. Na sequência, só é preciso levar para fritar em óleo quente. Com pouco tempo na cozinha, você pode obter um resultado sensacional.

8. Torresmo à pururuca assado

Feita com a barriga de porco, essa é uma ótima receita para quem quer evitar frituras. O tempo no forno é de aproximadamente 2 horas, porém a panceta deve ser virada algumas vezes durante esse tempo. A carne é temperada apenas com sal!

9. Pernil à pururuca

Se você quer preparar um prato em tamanho família, vale a pena conferir essa receita. Prática de ser reproduzida em casa, essa é uma opção cheia de sabor. A carne é temperada e recheada com tomate, cebola e azeitona. Depois disso, ela deve ir ao forno coberta com papel-alumínio. Para pururucar a pele, ela deve ser coberta com óleo quando a carne estiver quase pronta.

10. Costelinha pururuca na churrasqueira

Costelinha de porco feita na churrasqueira com uma casquinha crocante é irresistível, não é mesmo? Para isso, você vai precisar de uma peça da carne com a pele. O preparo é fácil, mas rende um prato bem saboroso. Para aquele resultado pururucado desejado, é preciso furar a pele antes de levá-la para assar, beleza?

11. Panceta pururuca

Nessa receita, são feitos vários cortes na carne para que ela absorva bem os temperos e o gostinho fique pra lá de especial. Na hora de assar, a pele tem que ficar virada para cima e ser coberta por sal grosso. Depois de 20 minutos é hora de retirar o excesso de sal e virar a carne para que a pele possa pururucar. Confira todas as dicas!

12. Panceta pururuca no forno

Também é possível fazer uma deliciosa panceta pururuca no forno. Para quem não quer ter o trabalho de acender a churrasqueira, essa é uma ótima opção. Aqui, a carne é temperada e enrolada em um papel-alumínio para ser assada. Simples de ser feita, essa receita pode te conquistar.

13. Panceta recheada à pururuca

Que tal preparar uma versão da panceta à pururuca em uma versão mais incrementada? O recheio fica por conta de coxão mole cortado em cubinhos, tiras de bacon e linguiça calabresa. Na hora de enrolar a panceta, a dica é usar uma linha ou barbante, pois o recheio é daqueles bem caprichados. Para quem gosta de muita carne em uma só garfada, vale a pena experimentar.

14. Barriga de porco pururuca com tempero dry rub

Para obter aquela casquinha crocante, a dica dessa receita é fazer furos na pele, envolver a carne em papel-alumínio e deixá-la descansar na geladeira por duas horas – isso faz com que ela fique sequinha. Para dar aquele gostinho na carne, você aprende a fazer um tempero dry rub caseiro.

15. Costelinha de porco à pururuca com alho e pimenta

Feita na sous vide, aqui, a dica é usar costelinha suína com sal, pimenta-do-reino e alho em pó. Para dar um gostinho defumado para a carne, a dica é usar fumaça líquida. Furinhos são feitos na pele para que ela fique sequinha e absorva bem os temperos. O preparo é simples, mas o sabor irresistível. Experimente.

Ficou com água na boca só de imaginar uma pururuca crocante na sua boca? Então escolha uma receita acima e corra para a cozinha testá-la. Se você adora esse tipo de preparo, pode também conferir algumas receitas de torresmo.

PARA VOCÊ