15 receitas de queijadinha perfeitas para o lanche da tarde

Por
Atualizado em 17.08.21

A queijadinha é um doce que nasceu lá em Portugal e veio para o Brasil há muitos anos. Virou um prato tradicional na mesa de muitos brasileiros e como é de costume, passou por algumas transformações ao passar pelas terras tupiniquins. Um dos fatos desse doce ter se tornado parte da cultura brasileira é o fato do Brasil ter sido um grande produtor de açúcar na época da colonização. O que facilitou a divulgação e a produção desse doce por todo litoral brasileiro.

Publicidade

A queijadinha é parte da luta e da história dos escravos brasileiros, feito de coco com bastante açúcar, ele é uma das belezas nacionais. Mas você deve estar se perguntando o porquê desse nome se ele não leva queijo na sua composição. A história tem a resposta, um próprio escravo que fez a mudança na receita e deu super certo. Porém, ainda existem algumas receitas que têm queijo, é o que você vai ver na lista abaixo.

Confira essas deliciosas receitas de queijadinha e prepare essa guloseima para a sobremesa ou para os lanches dos pimpolhos. É uma delícia simples de fazer e bem barata.

Queijadinha tradicional

1. Queijadinha com leite condensado: a primeira receita mostra como esse prato tradicional português passou por toda a transformação ao chegar em terras brasileiras. Ela é feita com uma base de coco com leite condensado, mas ainda leva uma pequena quantidade de queijo ralado, o que mantém a tradição da sobremesa.

2. Queijadinha fácil: receita super simples de ser feita, que você vai dar conta de terminar de maneira rápida e distribuir entre a criançada. Apenas quatro ingredientes que vão fazer a alegria de todo mundo. Você vai usar somente os ovos, o coco, o leite condensado e o queijo parmesão ralado.

Publicidade

3. Queijadinha cremosa com essência de baunilha: prato delicioso de queijadinha perfeito para ser acompanhado por uma bela xícara de café forte. A receita também é bem simples, mas leva um adicional que faz toda a diferença no sabor. A essência de baunilha causa sensações ao seu paladar que são fora do comum.

4. Queijadinha com raspas de limão: outra receita deliciosa desse doce luso-brasileiro que leva um tom de acidez para deixá-lo melhor ainda para aquelas pessoas que preferem sobremesas não tão doces assim. Os ingredientes são poucos, vai apenas ovos, leite condensado, coco ralado seco, queijo parmesão ralado e raspas de limão.

5. Queijadinha que desmancha na boca: uma receita mais complexa, mas que você vai tirar de letra ao fazê-la já da primeira vez. Só o número de ingredientes que aumenta um pouco e algumas pequenas modificações no preparo, mas nada que faça tanta diferença assim na hora de encarar a cozinha. Fica simplesmente maravilhoso, vale a pena tentar.

Publicidade

6. Queijadinha com queijo do reino: uma possibilidade bem diferente de tudo que você viu até agora, isso porque além de usar um queijo, a escolha foi por uma opção menos tradicional e tão forte quanto o parmesão. O queijo do reino dá um sabor fora do comum e deixa o paladar da sobremesa bem harmonioso.

7. Queijadinha com queijo meia cura: mais uma opção de um queijo forte que é bem mais tradicional no Brasil do que os outros apresentados até agora. Junto com ele vão os ovos, leite de coco, coco fresco ralado, leite condensado, manteiga, farinha de trigo, açúcar e fermento em pó. O sabor fica delicioso.

Queijadinha saborosa

8. Cupcake de queijadinha com goiabada: que tal misturar duas receitas tradicionais brasileiras em uma só?! É isso que essa receita vai te mostrar. Uma queijadinha sensacional feita com coco ralado seco e queijo canastra ralado juntamente com aquela deliciosa e perfeita goiabada. Quer coisa melhor?

9. Bolo de queijadinha: uma forma diferente de fazer esse prato luso-brasileiro é transformar a queijadinha feita em porções individuais para um verdadeiro bolo. A textura e o sabor ficam sem igual, experimenta fazer para você ver. E é bem simples, vão apenas sete ingredientes da receita tradicional.

10. Queijadinha cremosa: um prato para você arrasar com os convidados é o ensinado nessa receita. Ele é especialmente gourmet e vai fazer a sua fama de cozinheira amadora ficar melhor ainda. O preparo é simples, o que manda mesmo é a finalização do prato que deve vim com coco fresco ralado. Fica sensacional.

11. Queijadinha com sabor de Natal: que tal inovar e fazer um doce que normalmente não se coloca à mesa?! Essa receita te ensina a fazer uma deliciosa queijadinha que tem tudo a ver com o Natal brasileiro, pelo seu formato, pelos ingredientes e sabores.

Queijadinha com preparações especiais

12. Queijadinha de milho: deliciosa receita que usa mais um ingrediente super tradicional na cozinha brasileira para deixar esse prato mais tupiniquim ainda. Além do queijo e do coco, ela recebe a ilustre presença do milho, aquele que é amado por muitos e odiado por alguns. Fica muito gostoso, vale muito a pena experimentar.

13. Queijadinha de leite de amêndoas: a amêndoa, além de ser um componente saudável muito importante para o ser humano, tem um sabor fora do comum, não é mesmo? Se juntar essa deliciosa especiaria com esse doce que dispensa comentários, imagina quão bom fica o resultado? Pois bem, está esperando o que para fazer essa delícia?!

14. Queijadinha sem queijo: depois que a receita chegou ao Brasil, ela passou por transformações que ocorrem naturalmente por aqui. Em uma delas, um escravo tirou o queijo da receita e aqui você pode experimentar como fica uma queijadinha sem o ingrediente que dá o nome ao prato. Vai apenas coco, leite, leite condensado, manteiga e ovos.

Publicidade

15. Sorvete de queijadinha: por fim, uma mistura pra lá de deliciosa e que, com certeza, vai fazer você repetir de prato por algumas vezes. A receita de queijadinha tradicional, que você já aprendeu a fazer aqui nesta lista, só que agora no formato de sorvete. Isso mesmo, o coco se sobressai nessa deliciosa sobremesa e fica sensacional.

Agora que você já aprendeu sobre a história da queijadinha, as suas transformações ao chegar no Brasil e como fazê-la das mais diversas formas possíveis, é hora de ir para a cozinha e mostrar todo esse dom que a vida te deu. Se der, leve as crianças para cozinhar junto, vai ser uma aventura bem divertida.