14 receitas de quentão para preparar e servir em sua festa junina

Escrito por Vanessa Herrmann

O quentão é uma bebida muito consumida, aqui no Brasil, em festas juninas, ele é tradicionalmente feito com vinho tinto e especiais, sendo conhecido também como vinho quente. Algumas receitas são feitas com cachaça, com outros tipos de vinho ou até mesmo sem álcool.

Essa é uma ótima opção de bebida para aquecer os dias frios e deixar seu arraiá ainda mais gostoso. Além disso, seu sabor combina muito bem com as comidas típicas dessa época do ano, como bolo de milho, canjica e outros pratos servidos nessas festas.

Você pode preparar um delicioso quentão para servir em festas juninas ou simplesmente para saborear em casa! Que tal aprender diferentes versões dessa bebida que combina muito com os dias mais frios de julho?

Receitas de quentão com bebidas alcoólicas

Foto: Reprodução / gastrolândia

1. Quentão delicioso: essa é uma receita em que a pinga é incrementada com laranja, limão, água, açúcar, canela em pau, cravo, louro e gengibre. A lista de ingredientes não é extensa, e o tempo de preparo também não. Uma dica para um resultado de sucesso é escolher uma cachaça de boa qualidade, pois se usar uma das baratinhas, a bebida depois de pronta ficará parecendo um chá.

2. Quentão de morango: o morango não é uma fruta muito comum no preparo de quentões, mas sabia que esse ingrediente pode dar um toque extra de sabor para a sua bebida? Especiarias também entram em cena para um drink muito mais gostoso!

3. Quentão prático: essa é uma receita bem parecida com a primeira, mas que deixa algumas especiarias de lado. Como a lista de ingredientes é mais curtinha, o preparo também acaba sendo mais prático. Se você quer uma opção mais simples, não deixe de conferir essa receita.

4. Quentão de 2 litros: se você está procurando por praticidade e por uma receita que já é feita em grande quantidade, pode apostar nessa opção. O passo a passo é extremamente simples, mas o gostinho é incrível. É uma ótima pedida para servir aos seus convidados!

5. Quentão de pinga: mesmo sendo uma opção feita com cachaça, essa é uma receita que fica com um sabor suave e bem aromático. Isso acontece porque a quantidade de especiarias usadas é bem caprichada, então, se você adora o sabor de itens como gengibre e limão, pode apostar sem medo nessa opção.

6. Quentão de vinho branco: se você quer se deliciar com um essa bebida quente, mas não é muito fã de cachaça, que tal conhecer essa receita que é feita com vinho branco? Além de ter um sabor mais suave, você ainda aprende a fazer um copinho de maçã para servir a bebida.

7. Quentão simples com especiarias: essa é uma receita que leva várias especiarias, mas o uso de gengibre, cravo e canela aparece em grande quantidade. Então, se você quer que a presença desses itens seja bem marcante, pode testar essa opção sem medo de dar errado.

8. Quentão de vinho tinto: o vinho tinto também pode ser usado no preparo de um quentão pra lá de saboroso. Essa é uma ótima alternativa para quem quer deixar a pinga de lado, mas sem perder a parte alcoólica da bebida. O resultado é tão gostoso, que você não vai conseguir parar de tomar!

Receitas de quentão sem álcool

Foto: Reprodução / reino veggie

9. Quentão com água: que tal conhecer essa deliciosa receita de quentão que é feita apenas com água, maçã, limão, anis-estrelado, gengibre, cravo, canela e açúcar? O resultado é super saboroso e pode agradar as crianças e quem não gosta de álcool também.

10. Quentão com suco de abacaxi: já para essa versão da bebida, é o suco de abacaxi o ingrediente usado para o preparo do quentão. É uma receita simples, mas que pode deixar muita gente com gostinho de quero mais.

11. Quentão com 3 sucos: você também pode preparar uma combinação de sucos de três frutas diferentes com especiarias para uma bebida bem saborosa! As frutas escolhias foram laranja, framboesa e abacaxi, mas o limão e a hortelã também entram em cena para deixar seu quentão ainda mais gostoso.

12. Quentão com suco de maçã: se você quer uma receita bem rápida de ser preparada, mas que fique com um gostinho incrível, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, o suco de maçã é o protagonista da história, mas algumas especiarias também entram em cena para deixar o sabor da sua bebida ainda mais gostoso.

13. Quentão com frutas: limão, abacaxi e maçã, essas são as frutas usadas no preparo dessa versão de quentão. Além disso, são usadas várias especiarias para que a sua bebida fique com um gostinho típico e superespecial. Vale a pena testar!

14. Quentão de hibisco: pode até parecer estranho, mas também é possível preparar uma bebida deliciosa com o hibisco, mas saiba, que frutas e especiarias também estão presentes na lista de ingredientes dessa receita.

O quentão é uma ótima bebida para ser servida em dias frios, principalmente em comemorações de festas juninas ou julinas. Se você está organizando um arraial, que tal conferir receitas típicas dessa época do ano para preparar e servir aos convidados?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS