14 receitas de quindão bem amarelinho e com sabor irresistível

Escrito por Vanessa Herrmann

De origem portuguesa, o quindão é um doce que faz bastante sucesso aqui pelo Brasil. Ele leva poucos ingredientes e conta com um passo a passo relativamente simples. Porém, existem alguns truques que podem te ajudar a obter um resultado de sucesso.

A combinação tradicional leva apenas gemas, manteiga, coco ralado e açúcar. Porém, existem algumas adaptações que podem ser feitas. Além disso, há receitas que vão ao forno somente em uma forma, outras em banho-maria e até mesmo em uma panela ao fogo. Se você quer aprender a preparar esse doce em casa, confira a lista abaixo:

1. Quindão tradicional

Nessa receita, gemas peneiradas são misturadas com açúcar, coco ralado e manteiga em temperatura ambiente. Se você quiser, ainda pode acrescentar umas gotinhas de essência de baunilha. Depois, é só levar para assar em uma forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar. O doce deve ir ao forno em banho-maria e coberto com papel-alumínio.

2. Quindão untado com açúcar

O primeiro passo dessa receita consiste em derreter manteiga em uma tigela. Depois, é só acrescentar gemas, um ovo, açúcar e coco ralado. Quando a mistura estiver homogênea, é preciso levá-la para assar em banho-maria. Aqui, a forma também é untada com manteiga e açúcar. Antes de servir, deixe o doce descansar por 2 horas na geladeira.

3. Quindão rápido

Aqui, gemas peneiradas, açúcar, leite de coco e coco ralado são misturados em uma tigela. Depois, a mistura vai para uma forma untada com manteiga e açúcar. Não se esqueça de levar ao forno em banho-maria. O tempo de espera é de 30 minutos. A dica é desenformar o seu quindão quando ele ainda estiver morno.

4. Quindão com três ingredientes

Gemas, açúcar e coco ralado são os únicos ingredientes usados para preparar esse quindão. Aqui, a dica é cobrir a forma com papel-alumínio quando for levá-la ao forno. Isso faz com que a textura do seu doce fique bem macia. Assim, dá para se deliciar não só com o sabor, mas também com a consistência do seu doce.

5. Quindão com quatro ingredientes

iStock

Nessa receita, a dica é usar as gemas em temperatura ambiente e peneiradas. O coco ralado deve ser hidratado no leite de coco. Depois, basta misturar todos os ingredientes. A forma untada vai ao forno coberta com papel-alumínio e em banho-maria. Você deve deixar o doce no forno por 40 minutos, depois, retirar o papel-alumínio e esperar mais uns 30 minutos.

6. Quindão delicioso

Os ingredientes dessa lista não fogem do comum. São usados açúcar, coco ralado, gemas e leite de coco. Se você acha que o quindão é um doce que fica com um cheiro e/ou gosto de ovo muito forte, vale apostar nessa opção. Aqui, a dica é retirar a película das gemas.

7. Quindão perfeito

Se você já tentou fazer um quindão em casa e não teve sucesso, vale a pena conferir as dicas dessa receita. Ela ensina como fazer o doce de uma maneira que ele desenforme inteiro, sem se quebrar todo ao ser retirado da forma. No vídeo acima você pode conferir todos os truques.

8. Quindão sem forno

Aqui, em uma panela, é colocado leite, leite de coco, gemas peneiradas, essência de baunilha, açúcar, amido de milho e maria-mole de coco. Para dar cor ao doce, a dica é acrescentar um pouco de corante amarelo. Você só precisa cozinhar a mistura em fogo baixo mexendo constantemente até ficar cremoso. Para finalizar, você pode adicionar com coco ralado se preferir. Para obter o formato tradicional, coloque o creme em uma forma e leve para gelar.

9. Quindão de mercado

Quer um quindão tipo o de mercado, mas que seja feito em casa? Então, essa é a receita ideal para você. Aqui, não é preciso peneirar as gemas, mas é importante que seus ovos sejam os mais frescos possível. Os ingredientes são todos misturados e levados ao forno para assar em uma forma untada. Tudo bem simples e delicioso.

10. Quindão low carb

Dá para fazer um quindão low carb? Dá sim! A lista de ingredientes dessa receita não é tão curta quanto a das opções anteriores. Mesmo assim, são itens fáceis de serem encontrados. Também há algumas dicas para que seu doce não fique com cheiro de ovo. Confira o passo a passo completo.

11. Quindão com baunilha

Nessa opção, é preciso começar o preparo misturando gemas, ovos inteiros, açúcar e essência de baunilha. Depois, basta acrescentar o leite de coco. Na hora de assar, é aquele esquema comum: unte uma forma, coloque-a em outra forma com água para que o doce asse em banho-maria.

12. Quindão com baunilha cremoso

Aqui, primeiro é preciso derreter a manteiga. Em uma tigela separada, acrescente coco ralado, açúcar e a manteiga derretida. Misture bem e adicione gemas peneiradas. Adicione essência de baunilha. Nessa opção, o doce deve descansar por 1 hora antes de ir ao forno em banho-maria.

13. Quindão com leite de coco

Adora um quindão bem cremoso? Então, não deixe de testar essa receita. Como ela leva leite de coco, sua textura fica uma delícia pura. Além disso, esse é um ingrediente acessível e que não te dará trabalho extra no preparo da receita. Vale muito a pena experimentar.

14. Quindão de doce de leite

Uma ótima alternativa para inovar no preparo do seu quindão é acrescentar o doce de leite. O gostinho fica bem diferente do comum, mas não deixa de ser delicioso. E aí, o que acha de testar essa opção em casa? O passo a passo é simples e a lista de ingredientes é curtinha.

Como você pode perceber, fazer o quindão em casa não é uma tarefa difícil. Porém, é preciso conhecer algumas dicas para obter um resultado de sucesso. Depois de testar esse doce em casa, você deve ficar se perguntando o que fazer com o que sobrou dos ovos, não é mesmo? Para isso, é possível conferir receitas com clara de ovo. Assim, você evita o desperdício e se delicia ainda mais com comidinhas caseiras.

PARA VOCÊ