14 receitas de rapadura pra provar que a vida não é mole, mas é doce

A rapadura é um prato muito presente no nordeste brasileiro e que é consumido de diferentes formas e jeitos. Ela pode ser servida sozinha, como uma sobremesa, ou junto com outro doce, como o famoso pé-de-moleque, por exemplo.

O bom disso tudo é que as receitas de e com rapadura são todas muito simples e variadas. Você pode fazer rapadura de amendoim, de chocolate, de leite em pó e de muitos outros ingredientes e, além disso, pode usar a rapadura para fazer bolos e outras sobremesas.

Confira abaixo algumas receitas deliciosas para incrementar cada vez mais o seu cardápio de doces e sobremesas.

Publicidade

Receitas de rapadura

Foto: Reprodução / Panela de Pau

1. Rapadura de amendoim: agora você vai aprender a forma tradicional de fazer essa deliciosa iguaria brasileira. Você vai precisar de amendoim, leite condensado, açúcar e canela para dar um gostinho especial ao doce.

2. Rapadura de chocolate: existem diversas formas de preparar esse delicioso doce, usando ingredientes variados para deixar o sabor do seu gosto. Essa receita usa o chocolate como destaque na produção, e é muito simples e rápida de ser feita.

3. Rapadura de doce de leite: o doce de leite é um dos produtos mais tradicionais utilizados na fabricação dessa deliciosa iguaria que começou a sua trajetória no Nordeste e atingiu todo o país. Você vai usar o leite condensado misturado com extrato de baunilha para incrementar o sabor.

4. Rapadura de leite em pó: para você que é fã de leite em pó, essa receita é perfeita para preparar em casa com pouco tempo. Você vai devorar tudo de uma vez só até não sobrar nada para contar história! Você vai precisar apenas do leite em pó, de leite de vaca normal, de margarina e de açúcar refinado.

5. Rapadura de amendoim, nozes e avelãs: essa é uma receita mais completa. Ela é ‘recheada’ com amendoim, nozes e avelãs, três leguminosas super gostosas e também muito nutritivas. Todo mundo vai adorar!

6. Rapadura de leite: conheça uma receita bem tradicional, que usa o leite de vaca como ingrediente principal. Além dele, você também vai precisar um pouco de bicarbonato de sódio, manteiga e açúcar. Muito simples e apetitosa.

Publicidade

7. Rapadura de leite condensado com coco: essa é mais uma forma diferente de preparar esse doce, você vai fazer uma mistura perfeita entre o leite condensado e o coco, perfeita para quem adora essa fruta em sobremesas!

Receitas com rapadura

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

8. Bolo de rapadura: agora que você já aprendeu a fazer a rapadura, é hora de aprender a preparar receitas que usam o sabor desse doce incrível. Nada melhor do que um bolo para mostrar a versatilidade desse produto em seu lanche da tarde ou café da manhã.

9. Doce de rapadura com coco: esse é um doce bem simples de ser feito e que vai poder te ajudar a adoçar a vida nos momentos que você mais precisar. Isso porque, além de fácil, ele também pode ser feito em uma quantidade maior, ser guardado e depois consumido durante dias ou até mesmo semanas. Fica muito gostoso, pode confiar!

10. Creme brulê de rapadura: conheça uma receita bem diferente que mistura um doce tipicamente francês com o sabor brasileiro. Você vai preparar o famoso creme brulê com gemas de ovos, creme de leite fresco e açúcar demerara. Depois, é só juntar a rapadura com esses ingredientes que o creme fica pronto para ser devorado.

11. Bolo de rapadura, tapioca e castanhas: essa é outra receita de um bolo bem gostoso com o sabor da rapadura. Ele é feito com tapioca e castanhas, gerando uma verdadeira mistura de tradições nacionais em um mesmo prato.

12. Geleia de maracujá e rapadura: fazer geleia é quase sempre muito simples, basta misturar alguns poucos ingredientes que ela fica pronta para ser consumida junto com pães, torradas e biscoitos. Essa receita não é diferente, você vai precisar apenas de rapadura, água filtrada e polpa de um maracujá maduro.

13. Bolo de rapadura com cachaça: mais uma mistura de ingredientes brasileiros perfeita para você arrasar na cozinha da sua casa! Você vai fazer esse bolo com cachaça, uma marca muito importante da cultura brasileira, e com uma lista de ingredientes muito especiais. É uma aula de história em um prato de bolo!

14. Canjica com rapadura: claro que se for para falar de tradição, história do Brasil e gastronomia popular, a famosa canjica não poderia de forma alguma ficar fora desta lista. Aqui, ela é misturada com esse doce maravilhoso! Muito simples de ser feito e com um sabor espetacular.

A rapadura é um produto que veio para o Brasil na época que nós ainda éramos uma colônia, foi um dos principais alimentos dos escravos e se tornou um verdadeiro patrimônio no nosso país. Porém ela não é a única, o Brasil tem muitas tradições em sua culinária, como é o caso do sarapatel que você também pode aprender a fazer.

Publicidade