13 receitas de requeijão caseiro para economizar sem abrir mão do sabor

Escrito por    

O requeijão é uma pastinha cremosa que combina com os mais variados pratos – desde um pãozinho quentinho até um risoto ou massa mais elaborada. Ele dá um toque mais do que especial para as receitas, deixando tudo ainda mais gostoso.

Continua após o anúncio

Fazer a sua própria receita de requeijão é uma opção bem mais econômica e versátil, pois você sempre pode modificar o passo a passo e acrescentar os ingredientes que você mais gosta. Além disso, o preparo dessa maravilha é bem simples e não exige muitos esforços.

Confira 13 receitas de requeijão caseiro que vão te fazer querer parar agora mesmo de desperdiçar o seu dinheiro em versões industrializadas.

Receitas simples de requeijão caseiro

Foto: Reprodução / A casa encantada

1. Requeijão cremoso caseiro: para testar essa receita na sua casa, você vai precisar de leite, vinagre, creme de leite, manteiga, sal e azeite de oliva. O segredo está em deixar o leite coalhar bem, formando um soro – é isso que vai garantir a cremosidade do requeijão.

2. Requeijão caseiro fácil: se você gosta de receitas práticas e rápidas de preparar, vai amar essa opção de requeijão. O preparo leva apenas dois ingredientes: creme de leite e queijo mussarela. Além disso, dá para fazer todo o processo no micro-ondas. Mais fácil, impossível!

3. Requeijão caseiro tipo catupiry: essa é uma opção incrível para incrementar suas receitas favoritas. O passo a passo é bem simples e também pode ser feito inteiramente no microondas, o que facilita bastante. O resultado fica muito saboroso e supercremoso!

4. Requeijão caseiro com vinagre: o vinagre, aqui, tem o papel de deixar tudo mais leve. Como essa é uma versão de requeijão que apresenta um sabor mais neutro, é uma ótima opção para utilizar em receitas mais marcantes e deixar tudo bem equilibrado e harmonioso.

5. Requeijão caseiro de ricota: a base dessa receita é a ricota, que deve ser utilizada ainda fresca. Outros ingredientes também entram em cena para dar consistência ao requeijão, como a manteiga e o leite. O tempo de preparo é de cinco minutinhos e a receita rende três potes.

6. Requeijão caseiro de nata: essa versão de requeijão utiliza leite talhado, por isso, só funciona se você utilizar o leite de saquinho. Para testar na sua casa, separe também nata, manteiga, azeite de oliva, sal e suco de limão. Prove e adicione essa delícia ao seu cardápio!

Continua após o anúncio

Receitas especiais de requeijão caseiro

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

7. Requeijão caseiro de castanha-de-caju: essa é uma opção vegana, feita à base de castanha-de-caju, polvilho azedo, vinagre de maçã, água, sal e levedura de cerveja. O resultado é um requeijão com sabor bastante similar ao tradicional, mas infinitamente mais saudável!

8. Requeijão caseiro de mandioca: que tal preparar essa versão superdiferente de requeijão? Os ingredientes necessários para o preparo são a mandioca, o alho, a cebola, o polvilho e o azeite. Cozinhe a mandioca até ficar bem macia, bata todos os ingredientes e voilà!

9. Requeijão caseiro de tofu: para o preparo desse requeijão com gostinho de comida caseira, você vai precisar dos seguintes ingredientes: tofu, azeite de oliva, limão, água e sal. O preparo é moleza: é só bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Mantenha na geladeira.

10. Requeijão caseiro com leite desnatado: o leite desnatado é uma opção mais magra de leite, que faz com que o prato seja bem mais saudável. Uma dica importante é acrescentar amido de milho ao requeijão, para manter a consistência e obter um resultado cremosinho.

11. Requeijão caseiro sem lactose: se você não consome leite, as chances de encontrar um requeijão que se adapte a sua dieta e tenha sabor são poucas. Então, nada melhor do que preparar a sua própria versão! Você só vai precisar de tofu, azeite, biomassa de banana e sal.

12. Requeijão caseiro de kefir: essa versão de requeijão caseiro é a escolha certa para quem quer sair da zona de conforto. O resultado é delicioso e ainda apresenta um toque levemente azedinho, por conta do kefir. Saudável e nutritiva, essa receita é para saborear sem medo!

13. Requeijão caseiro light: aqui está outra opção menos calórica de requeijão, ideal para quem não quer sair da dieta. Para o preparo, você vai precisar somente de três ingredientes: leite desnatado, ricota e sal. Mantenha refrigerado e consuma em, no máximo, quinze dias.

O requeijão caseiro é uma ótima pedida para incrementar seus pratos e deixá-los muito mais saborosos, e o melhor: de uma maneira bem mais leve e saudável! Se você adora esse tipo de receita, confira também algumas opções de ketchup caseiro.

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ