13 receitas de rigatoni para provar uma massa romana em casa

Escrito por Vanessa Herrmann

O rigatoni é uma massa de tamanho médio, que contém riscos e é muito parecida com o penne, só que mais larga e com o corte reto nas extremidades. Por causa do seu largo diâmetro, esse macarrão é ideal para reter o molho por toda a sua superfície.

Sua origem é romana, mas seu sucesso está espalhado por todo o mundo. Essa é uma massa que pode ser servida acompanhada dos mais variados molhos, além de ser incrementada com outros ingredientes, como carnes, cogumelos, queijos e legumes.

Para conhecer algumas receitas com esse macarrão pra lá de versátil, basta conferir a lista abaixo e se deliciar com o resultado final.

Rigatoni com carnes

Foto: Reprodução / cozinha travessa

1. Rigatoni com sardinha: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de rigatoni, filé de sardinha, molho de tomate e queijo curado. Aqui, o queijo é usado para rechear a massa, enquanto a sardinha e o molho de tomates são combinados e usados para a cobertura.

2. Rigatoni com frango: nessa receita, o macarrão é recheado com frango refogado com vinho do porto. Além disso, a massa já cozida é coberta com molho de tomate e queijo parmesão ralado. Depois disso, deve ir ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até que o queijo derreta. O modo de preparo não é dos mais rápidos, mas o resultado é muito saboroso.

3. Rigatoni com creme de frutos do mar: essa é uma receita ideal para quem quer evitar o desperdício e preparar um prato que tem cara de sofisticado, mas é muito barato. Para isso, é preciso usar cascas de camarão e cabeça de peixe. O resultado além de muito saboroso, é bem baratinho.

4. Rigatoni com ovas: essa é uma receita de rigatoni que é incrementado com ovas de ouriço, temperado com karasumi e ainda leva aneis de lula. Se você está procurando uma receita muito saborosa e com um toque de sofisticação, essa pode ser a pedida ideal.

5. Rigatoni com bacalhau: rigatoni, tomate seco, rúcula, bacalhau, azeite de oliva e alho são os únicos ingredientes que você vai precisar para testar essa receita em casa. O passo a passo é bem simples, mas o sabor é intenso. Como essa é uma receita sem molho, ela é uma ótima pedida para os dias de calor.

6. Rigatoni argelino: se você gosta de inovar na cozinha, pode adorar essa receita, em que a massa leva cordeiro em cubos, cebola, ovos, canela em pó, manteiga, cebolinha, sal e pimenta-do-reino. O toque aromatizado da canela faz toda a diferença no sabor final do prato, por isso, não deixe de usá-la.

7. Rigatoni com mignon: nessa receita, você aprende como preparar um rigatoni que é acompanhado por um molho de filé mignon, shimeji e alecrim fresco. O modo de preparo não é dos mais complicados, o que já é ótimo, mas o sabor dessa opção também é incrível.

8. Rigatoni com bacon e molho branco: para testar essa receita em casa, só é preciso cozinhar a massa, preparar um molho branco, fritar o bacon, picar as azeitonas e ferver as ervilhas. Depois disso, misture todos os ingredientes e acrescente queijo parmesão ralado e cebolinha picada na hora de servir o prato.

9. Rigatoni com salsicha: essa é uma receita que leva salsinha, cogumelos, um molho de nata e ainda tem um toque de queijo parmesão. Como é uma opção feita no forno, o passo a passo é extremamente simples. A combinação de ingredientes pode até parecer estranha, mas para quem gosta de inovar na cozinha, é uma boa pedida.

Rigatoni sem carnes

Foto: Reprodução / panelaterapia

10. Rigatoni ao forno: nessa receita, o macarrão é combinado com uma mistura de dois molhos: – o branco e o basílico, feito com tomate, alho, cebola e manjericão. Antes de ir ao forno, a massa deve ser polvilhada com queijo parmesão ralado e farinha de rosca.

11. Rigatoni com funghi e abobrinha: se você está procurando por uma receita de massa que seja saborosa e ao mesmo tempo saudável, essa pode ser a receita ideal. Aqui, o molho é feito com água, alho, azeite, manteiga, pimenta, sal, abobrinha e funghi.

12. Rigatoni com ricota e gorgonzola: que tal preparar um molho que combina gorgonzola com ricota para a sua massa? O primeiro queijo tem o sabor bem marcante, enquanto o segundo é praticamente neutro, isso faz com que o molho fique equilibrado e gostoso.

13. Rigatoni preguiçoso: essa é uma receita simples, em que você aprende a fazer um molho de tomate caprichado para acompanhar o seu rigatone. Porém, aqui, existe um toque extra de sabor dado pela canela. Caso você queira uma versão mais tradicional, pode deixar a especiaria de fora do preparo do prato.

O rigatoni é uma massa que fica ótima recheada, mas também pode ser servida apenas acompanhada de um molho simples – as opções são bem variadas. Se você é um amante de macarrão, ainda pode querer conferir algumas receitas de macarrão penne e macarrão com frutos do mar.

PARA VOCÊ