19 receitas de risoto de abóbora que dão um show de cremosidade

Escrito por    
Em 04.08.20

Você vai se sentir um chef de cozinha com essas receitas de risoto de abóbora. O legume derrete na boca e vai deixar os grãos bem cremosos, permitindo combinações deliciosas com queijos, temperos, carnes e embutidos. Encontre sua versão favorita e coloque já em prática!

Continua após o anúncio

1. Risoto de abóbora simples

Esse risoto fica igualmente gostoso utilizando abóbora cabotiá ou abóbora moranga. Ela será acrescentada quando o arroz estiver quase cozido com o caldo de legumes. A receita também leva ingredientes saborosos como vinho branco, alecrim e queijo parmesão.

2. Risoto de abóbora com gengibre

Aqui, a abóbora será utilizada em cubinhos e com a casca até dourar. Ela é temperada com bastante gengibre ralado, e o prato será cozido com um caldo de folhas de legumes. A receita não leva muito ingredientes e é fácil de preparar.

3. Risoto de abóbora com quinoa e espinafre

Se você não quer abusar das calorias, uma ótima opção é substituir o arroz pela quinoa. E para combinar com os grãos, você vai precisar de abóbora cozida, folhas de espinafre, folhas de hortelã e ervas finas. Uma opção refrescante para a sua rotina!

4. Risoto de abóbora com gorgonzola

Esse risoto é rico em cremosidade. A abóbora derrete formando um creme maravilhoso para o risoto. Ele é finalizado com as sementes da abóbora torradas e cubinhos de queijo gorgonzola. Imperdível!

Continua após o anúncio

5. Risoto de abóbora com presunto cru

Antes de compor o risoto, os cubinhos de abóbora serão assados com folhas de sálvia, sal e pimenta-do-reino. Depois, o arroz será cozido com caldo de legumes e vinho branco. Ele é finalizado com pedaços de presunto cru e queijo parmesão.

6. Risoto de abóbora com queijo de cabra

Se, para você, o queijo é indispensável no risoto, escolha essa receita. Para harmonizar com a abóbora, será utilizado o queijo de cabra e o queijo parmesão. O prato fica muito saboroso temperado com alho-poró, gengibre, louro, tomilho e vinho branco.

7. Risoto de abóbora com copa crocante

Essa receita conta com pedacinhos fritos de copa que vão te surpreender a cada mordida. Ela será dourada na manteiga, que também será utilizada para saborizar a cebola. Isso forma a base perfeita para o risoto, que leva abóbora, louro, alecrim, tomilho e vinho branco.

8. Risoto de abóbora com carne e calabresa

Não tem como esse risoto ficar sem sabor! A abóbora será cozida com tiras de carne e rodelas de linguiça calabresa. O prato fica cremoso com o acréscimo do creme de leite, do extrato de tomate e da maionese. Para finalizar, cubinhos de queijo coalho.

9. Risoto de abóbora com carne seca

Continua após o anúncio

Assim como a abóbora, a carne seca vai trazer sabor para o risoto e desmancha na boca. O prato é fácil de preparar e é saborizado com alho, cebola-roxa e vinho branco. Para finalizar, muita manteiga e queijo parmesão ralado.

10. Risoto de abóbora com carne seca e queijo coalho

Se você não gosta de cozinhar porque suja muita louça, essa receita vai te salvar. Em apenas uma panela, o risoto é criado com arroz, abóbora, cebola, alho e azeite. Seu diferencial são os pedacinhos de carne seca e os cubinhos de queijo coalho grelhados.

11. Risoto de abóbora com linguiça

Para utilizar a linguiça no risoto, sua pele será retirada e ela será cortada em deliciosos pedacinhos. Eles serão fritos e sua gordura irá formar a base perfeita para o prato. A receita também leva abóbora e os grãos de arroz, que serão cozidos na mesma panela com caldo de legumes e vinho branco.

12. Risoto de abóbora com linguiça e queijo coalho

Linguiça, alho, cebola, arroz e abóbora. Esses são os ingredientes que serão cozidos com cerveja em uma única panela. Depois desse processo, seu prato vai ficar mais cremoso com o acréscimo da manteiga e do queijo coalho.

13. Risoto de abóbora com farofa de amêndoas

Esse risoto fica extremamente cremoso e combina com uma farofa de amêndoas crocante, que será utilizada na finalização. Antes disso, o arroz será preparado com manteiga, abóbora, caldo de legumes, cebolinha e queijo da canastra.

14. Risoto de abóbora com camarão

Eleve o nível do seu risoto acrescentando camarão. Ele será temperado com lemon pepper e grelhado com manteiga e azeite. Na mesma panela, o arroz será cozido com abóbora, vinho branco e caldo de legumes. O prato fica ainda mais colorido com o acréscimo do curry.

15. Risoto de abóbora com bacon e sálvia

As folhas de sálvia serão fritas no azeite, que posteriormente será utilizado para dourar os cubinhos de bacon. Assim, será criada a base do risoto, que será cozido com abóbora, cebola, vinho branco, caldo de legumes e queijo parmesão.

16. Risoto de abóbora com lombo de javali

O lombo de javali é uma carne saborosa que precisa ser temperada apenas com sal e pimenta. Ela será frita rapidamente e cortada em tiras para compor o risoto. O arroz também é facilmente preparado com abóbora, alho, cebola, manteiga e queijo parmesão.

17. Risoto integral de abóbora

Para uma opção mais leve, uma ótima pedida é fazer o risoto com o arroz integral. Ele possui a mesma textura que o arbóreo e é mais rico em nutrientes. Para deixá-lo bem saboroso, ele será preparado com abóbora, açafrão em pó e folhas de manjericão.

18. Risoto de abóbora vegano

O jantar dos veganos vai ficar mais refinado com essa opção. O risoto de abóbora é temperado com cebola, alho, pimenta moída e cheiro-verde. Para acompanhar, você pode optar por cogumelos, tofu grelhado ou castanha-do-pará.

19. Risoto de abóbora com queijo vegano

Nessa opção vegana, a abóbora é previamente assada com azeite, alho, sal e pimenta durante 30 minutos. Depois, ela será misturada com arroz arbóreo, cebola, caldo de legumes, queijo vegano e salsinha.

Só de pensar nesses pratos deliciosos, já dá vontade de correr para a cozinha. E se você é fã desse clássico italiano, não perca nossas receitas de risoto de carne, que são a combinação perfeita para saborear com um vinho.

PARA VOCÊ