26 receitas de risoto de abobrinha perfeitas para um jantar leve

Por
Atualizado em 17.04.20

Todo mundo ama risoto! Esse prato é tipicamente italiano e é feito, normalmente, com arroz específico para risoto e com alguma bebida, como vinho ou cerveja. Aqui, você vai aprender a preparar versões que levam abobrinha.

A abobrinha é um ingrediente de sabor suave e que alcança uma ótima harmonização quando combinada com carnes e vegetais diversos, então, vale a pena ter essa carta na manga na hora de preparar um refeição especial.

Confira agora mesmo 27 receitas maravilhosas de risoto de abobrinha que podem ser perfeitas para um jantar leve e muito gostoso.

Continua após o anúncio

Risoto de abobrinha com carnes

Foto: Reprodução / blog da mimis

1. Risoto de abobrinha com frango e brócolis: essa é uma proposta supersaudável de risoto que combina a suavidade da abobrinha com o sabor do brócolis e a presença do frango. Além disso, o preparo é feito com arroz integral, ou seja, tudo muito nutritivo e leve!

2. Risoto de abobrinha com mignon: é muito difícil resistir a um delicioso filé mignon bem temperadinho, não é mesmo? Nessa receita, você vai usar a carne para preparar o risoto de abobrinha que ainda é acompanhado por um molho de mostarda dijon e queijo parmesão ralado.

3. Risoto de abobrinha e frango sem arroz: este risoto é feito com filé de frango grelhado cortado em pedacinhos, abobrinha, queijo parmesão, requeijão sem lactose e temperos – só isso! Ele é uma versão diferente feita com a própria abobrinha no lugar do arroz. Você precisa conhecer!

4. Risoto de abobrinha com bacon: prepare um caldo delicioso com cebola, cenoura, abobrinha, alho-poró e cebolinha que vai servir de base para o risoto. Além disso, esse prato tem o bacon como um dos protagonistas, o que já conquista o paladar de muita gente. É a abobrinha que harmoniza e traz suavidade.

5. Risoto de abobrinha com frango e couve-flor: mais um preparo de risoto feito com arroz integral! Aqui, o prato ainda ganha o acréscimo de couve-flor e de alho-poró, dois vegetais conhecidos por seu sabor marcante. O frango deve ser desfiado para essa receita.

Risoto de abobrinha com frutos do mar

Foto: Reprodução / blog da mimis

6. Risoto integral de abobrinha e camarão: para a base desse risoto, é feito um caldo com as cabeças do camarão – além de ser simples de fazer, é o que dá bastante sabor a este risoto delicioso de abobrinha e camarão com arroz integral!

Continua após o anúncio

7. Risoto de abobrinha e camarão com açafrão: o açafrão é um tempero de sabor muito presente e bem marcante, além de também ser responsável por dar cor a este prato. O destaque fica por conta dos camarões rosa já limpos que são utilizados no preparo.

8. Risoto de abobrinha com bacalhau: esta receita combina a facilidade do preparo do risoto com a sofisticação do bacalhau, um dos peixes mais queridos das cozinhas brasileiras. A abobrinha ainda acrescenta sabor e leveza ao prato!

9. Risoto de abobrinha com camarão simples: essa é mais uma versão de risoto de abobrinha com camarão, porém, aqui, o preparo é ainda mais simples, já que usa arroz arbório (e não o integral) e apenas temperos mais comuns para dar sabor.

10. Risoto de abobrinha, lula e camarão: a proposta inicial dessa receita era preparar um risoto com lula, mas o camarão também estava dando sopa na geladeira e foi acrescentado. A abobrinha não estava nos planos, mas a ideia de incluí-la trouxe harmonia ao prato.

Risoto de abobrinha com embutidos

Foto: Reprodução / lazz gourmet

11. Risoto de abobrinha com peito de peru: o risoto é um preparo extremamente versátil, já que pode ser feito com diversos ingredientes. Aqui, você vai poder utilizar dois ingredientes superleves e simples para acompanhar o arroz: a abobrinha e o peito de peru.

12. Risoto de abobrinha com calabresa: o sabor forte da calabresa entra em contraste com a suavidade da abobrinha em uma receita que vai te deixar babando! Muito simples e fácil de fazer, essa receita é perfeita para um dia preguiçoso.

13. Risoto de abobrinha com calabresa e tomate: o nome dado a esta receita é risoto primavera, já que o prato fica bem colorido no final! Com linguiça calabresa, abobrinha, tomate, molho pesto, temperos e, claro, arroz, essa é uma boa pedida para uma refeição de sucesso.

14. Risoto de abobrinha com linguiça ao mel: a linguiça, aqui, precisa ser cortada bem fininha, para que ela possa incorporar o sabor do mel. Na hora de preparar o risoto, deixe a abobrinha al dente e capriche nos temperos. Você vai se surpreender com tanto sabor!

15. Risoto de abobrinha com linguiça de frango: essa é uma receita que vai fazer com que você se sinta abraçado, de tão gostosa que é! A abobrinha e o arroz ganham o acréscimo da linguiça defumada de frango (daquelas fininhas) em um prato superespecial.

Continua após o anúncio

                   

Risoto de abobrinha com cenoura e outros vegetais

Foto: Reprodução / blog da mimis

16. Risoto primavera: quer uma receita colorida, gostosa e prática para fazer? Você acabou de encontrar! O destaque desse prato fica por conta dos legumes: abobrinha, brócolis, cenoura, tomate e alho-poró entram em cena para criar uma comidinha deliciosa.

17. Risoto de abobrinha com amêndoas: o fundo de legumes que você vai aprender a fazer nesta receita pode ser usado como base para qualquer risoto! O prato ganha brilho com a abobrinha, amêndoas, limão siciliano, biomassa de banana verde e outros temperos.

18. Risoto de abobrinha com cream chesse: aqui, você vai novamente preparar a base de legumes para o risoto. Os ingredientes de maior destaque no prato são o limão siciliano e o cream chesse, além, é claro, da própria abobrinha.

19. Risoto de legumes: abobrinha italiana, cenoura, chuchu e tomate são os legumes usados como protagonistas deste risoto. Os temperos – como sal de ervas, chimichurri, curry e manjericão – foram escolhidos para dar um gostinho diferente e especial ao prato!

Risoto de abobrinha com ingredientes variados

Foto: Reprodução / mel e pimenta

20. Risoto de abobrinha com parmesão: essa é uma receita de risoto básico, já que fora o arroz e a abobrinha, só leva temperos variados e o vinho branco seco, tradicional dos risotos. A dica é polvilhar queijo parmesão ralado antes de servir!

21. Risoto de abobrinha com queijo estepe: o queijo estepe é um queijo sem casca, de textura semi-dura, massa semi-cozida e de uma cor amarelada mais forte. Ele é o ingrediente surpresa utilizado neste preparo de risoto. Experimente!

22. Risoto de abobrinha com tomate-cereja e queijos: esse risoto é saudável, vegetariano e muito rico em sabor. Você vai precisar de queijo brie (ou algum outro de sua preferência) para o preparo e de queijo parmesão ralado para polvilhar na hora de servir.

23. Risoto de abobrinha com espinafre: ao invés de utilizar arroz arbório ou carnaroli, nessa receita, você vai preparar o risoto com arroz ráris 7 grãos, que fica maravilhoso acompanhado de abobrinha e de espinafre.

24. Risoto de abobrinha com cogumelo paris: a combinação de abobrinha com cogumelos resulta em uma explosão de sabores maravilhosa! O hortelã fresco, o açafrão e a pimenta branca ainda conferem mais personalidade ao prato.

25. Risoto de abobrinha com funghi e macadâmia: o sabor deste risoto se dá pelo uso do funghi chileno, de abobrinhas baby cortadas em fatias finas e de macadâmias inteiras. Você ainda pode usar hortelã para trazer frescor ao prato!

26. Risoto de abobrinha com ervilhas e alcachofras: risoto é mesmo sinônimo de versatilidade e, pra ter certeza disso, você pode conferir essa receita de risoto de abobrinha que é acompanhado por ervilhas congeladas e por alcachofras fritas.

Gostou de todas essas opções? Os apaixonados por risoto também precisam conhecer receitas de risoto de carne, de frango e de camarão para preparar em refeições especiais.