19 receitas de risoto de bacalhau que unem o sabor do mar com a praticidade

O bacalhau é um ingrediente muito utilizado em nossa culinária. O peixe possui uma série de benefícios para a saúde, já que é rico em vitaminas e sais minerais. Os preparos com bacalhau são inúmeros e um deles é o risoto.

O risoto de bacalhau é um prato que conta com arroz, o peixe, vinho e caldo. As versões desse preparo são várias e podem levar legumes, queijos e verduras. São opções gostosas e fáceis, que vão te surpreender pelo sabor e praticidade.

Confira uma seleção de receitas de risoto de bacalhau que te deixarão salivando:

Receitas simples de risoto de bacalhau

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

1. Risoto de bacalhau e abóbora: essa receita traz um risoto que combina o bacalhau com a abóbora Bahia. O peixe é preparado com alho, tomilho e alecrim e o legume, com sal, pimenta e azeite. O prato leva também arroz arbóreo, palmito pupunha em cubos, parmesão ralado, requeijão, cebola picada, pimenta dedo-de-moça e vinho branco seco. É uma opção prática e de sabor surpreendente!

2. Risoto de bacalhau e abobrinha: esse risoto de bacalhau é composto pelo peixe, abobrinha, parmesão, arroz e vinho branco. O cozimento é feito com caldo de legumes e o tempero fica por conta da cebola, do alho e o azeite. A finalização é feita polvilhando salsinha picada e o resultado é um prato delicioso!

Publicidade

3. Risoto de bacalhau com tomate e leite de coco: aqui, o risoto de bacalhau é feito com o peixe desfiado e cozido no leite, arroz arbóreo, vinho branco, tomate, azeitona preta, leite de coco e parmesão ralado. A pimenta dedo-de-moça dá um gosto especial ao prato e o caldo utilizado para dar consistência é o de legumes. É um preparo gostoso e que conta com ingredientes que combinam entre si!

4. Risoto de bacalhau com tomate e azeitona: essa receita traz o bacalhau utilizado na forma de lascas. O tempero do prato é feito com azeite, sal, alho, manteiga e cebola. Os ingredientes que acompanham o arroz arbóreo e o peixe são o tomate, o queijo parmesão e a azeitona preta. É uma versão que vai fazer sucesso na sua cozinha, além de ser prática e ideal para ocasiões especiais!

5. Risoto de bacalhau com parmesão: o diferencial desse risoto de bacalhau se dá pelo caldo caseiro utilizado, feito de alho-poró, cebola, louro e alho. O arroz arbóreo é combinado com o peixe, o parmesão e azeitonas pretas. A sugestão é decorar com ovinhos de codorna cortados ao meio e salsinha picada!

6. Risoto de bacalhau com cebola tostada: essa é uma receita fácil e deliciosa de risoto de bacalhau. Aqui, o peixe é adicionado na forma de lascas depois que o arroz já estiver al dente, acompanhado por azeitonas pretas e queijo ralado. Para contrastar com a cremosidade do risoto, a finalização leva cebola tostada. É uma opção agradável e que vai te conquistar pela ótima textura!

7. Risoto de bacalhau com brócolis: esse risoto de bacalhau é preparado com leite de coco, caldo de legumes, vinho branco, parmesão, azeitona preta e brócolis. A noz-moscada do tempero dá um sabor especial ao prato. Essa versão vai fazer sucesso na sua cozinha!

Publicidade

8. Risoto de bacalhau com parmesão e azeitonas: aqui, o risoto de bacalhau é feito com o peixe dessalgado e em lascas. O creme de leite ajuda na consistência do prato e o arroz arbóreo também é acompanhado por queijo parmesão ralado e azeitona preta. A finalização pode ser feita com cebolinha. Essa versão vai te deixar com água na boca!

9. Risoto de tomate com lascas de bacalhau: essa receita traz um risoto feito com caldo de legumes, tomates pelados picados, azeite, cebola, alho e arroz. O bacalhau é adicionado na forma de lascas ao final do preparo, acompanhado por folhas de manjericão. É uma opção fácil e que vai agradar seus convidados!

Receitas de risoto de bacalhau especiais

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

10. Risoto de bacalhau praiano: essa é uma versão bem completa de risoto de bacalhau. O peixe, aqui, é acompanhado por pimentões verde, amarelo e vermelho, tomate, parmesão e azeitona. O caldo utilizado na receita é o de peixe e o tempero é feito com louro, alho e manteiga. Para decorar, deve-ser usar ervas como manjericão e hortelã.

Publicidade

11. Risoto de bacalhau com tomate e manjericão: esse risoto de bacalhau é feito com arroz arbóreo, azeitona preta, tomate e cream cheese. Para temperar, são utilizados sal, cebola, alho e manjericão. A erva dá um gosto inconfundível ao prato, que vai te deixar salivando!

12. Risoto de bacalhau com coentro e queijo: aqui, o risoto de bacalhau leva queijo amanteigado e tomate em pedaços. O tempero do prato é feito com coentro, cebola, alho, sal e pimenta. O caldo de peixe é usado no cozimento e essa é uma versão de preparo simples, mas deliciosa.

13. Risoto de bacalhau, uva passa e salsa: essa receita traz o risoto de bacalhau preparado com cebola, manteiga, vinho branco, caldo de legumes, salsinha, uva passa branca e bacalhau desfiado. A finalização do prato é feita com queijo parmesão ralado. Essa é uma opção que funciona bem para jantares especiais!

14. Risoto de bacalhau com alcaparras: essa é uma opção gostosa e de fácil preparo do risoto de bacalhau. Aqui, o arroz arbóreo é cozido com vinho branco e caldo de peixe. O bacalhau é adicionado já cozido e as alcaparras entram para finalizar o prato. É uma versão com sabor agradável e que vai deixar todos com gostinho de quero mais!

Publicidade

15. Risoto de bacalhau com espinafre, tomate e pimentão: essa receita de risoto de bacalhau traz o peixe acompanhado por pimentão vermelho cortado em tiras, tomate, espinafre e azeitona preta. O tempero do prato fica por conta da pimenta moída, da salsa fresca, da cebola, do azeite e do alho. É uma opção bem completa e que funciona como uma explosão de sabores.

16. Risoto de bacalhau com minitomates assados: essa receita de risoto de bacalhau conta com os minitomates assados para acompanhar o peixe e o arroz arbóreo. Para compor o prato, também são utilizados azeite, sal, pimenta, queijo parmesão, azeitona, cebola, vinho branco, manteiga e caldo de legumes. É uma versão que conta com sabores bem equilibrados e deliciosos!

17. Risoto de bacalhau com ervilhas frescas e salsão: esse risoto de bacalhau leva, além do peixe, salsão e ervilhas frescas com ingredientes principais. O arroz arbóreo é cozido com caldo de legumes e o tempero é feito com sal, pimenta-do-reino, cebola e manteiga. A finalização fica por conta do parmesão ralado!

18. Risoto de bacalhau com pimentões, ovo de codorna e azeitonas: essa opção de risoto de bacalhau é feita com arroz comum, bacalhau desfiado, azeite, azeitona preta, pimentões, ovo de codorna, extrato de tomate e cebola. Os ingredientes são todos combinados e só se deve adicionar sal se necessário.

19. Risoto de bacalhau com caldo de pequi: aqui, o bacalhau é acompanhado no risoto por pequi refogado com azeite, alho e sal. O risoto é preparado de forma fácil com arroz arbóreo, cebola, vinho branco, manteiga, sal e pimenta-do-reino. É uma versão deliciosa e que vai fazer sucesso no almoço em família!

O risoto de bacalhau é um prato delicioso, prático e que agrada a todos. Os preparos e ingredientes que podem acompanhar o risoto são variados. As receitas provam que preparo fácil e gostinho do mar podem andar juntos, além de mostrarem como o prato é versátil. Experimente!