Por Priscila Zucas
Atualizado em 17.04.20
O risoto é um prato tradicional italiano originado no século XI. O arrozinho, significado de risoto, é um prato simples, mas complicado. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que, apesar de ter um preparo fácil, para se fazer um risoto bom mesmo é preciso ficar atento aos pequenos detalhes.
Publicidade
Como você já sabe, a base do risoto é o arroz. Em sua preparação, o arroz libera amido de milho, o que faz com que os grãos se unam sem grudar, proporcionando cremosidade ao prato. Por esse motivo, os tipos de arroz italianos, como o arbóreo, nano, vialone e carnaroli, são os mais indicados, visto que são os que mais liberam amido durante o cozimento.
E para que o prato fique bastante saboroso e nutritivo, é importante definir os ingredientes que vão acompanhar o arroz. A dica deste artigo é prepará-lo com palmito, um alimento versátil, de sabor suave e fonte de importantes substâncias para o corpo, como vitaminas, sódio e potássio.
Ficou com água na boca? Então, confira abaixo 24 receitas de risoto de palmito para testar em casa!
1. Risoto de palmito com caldo de legumes: o caldo é o responsável pela intensidade de sabor do risoto. Ele deve ser despejado fervendo e sua primeira concha precisa cobrir todo o arroz.
Publicidade
2. Risoto básico de palmito: fácil de fazer e muito saborosa, essa iguaria pode servir de base para outros pratos semelhantes com mais ingredientes. Também pode ser feita para acompanhar receitas elaboradas de proteínas ou apenas para diversificar o cardápio.
3. Risoto tradicional de palmito: apesar de não deixar a receita light, a junção do queijo parmesão com o requeijão deixa esse prato inigualável e perfeito para quem quer encantar seus convidados.
4. Risoto vegetariano de palmito: para que seu prato fique bem cremoso, recomenda-se não lavar o arroz antes de seu cozimento, evitando que o ingrediente não solte o amido antes da hora e proporcionando o resultado esperado.
Publicidade
5. Risoto de palmito com vinho branco: usado para ajudar a liberar o amido do arroz, o vinho branco é o mais indicado para fazer risoto por não alterar a cor nem o sabor do prato e ser mais neutro do que o vinho tinto.
6. Risoto de palmito com tomate-cereja: as mais diversas combinações de ingredientes podem fazer com que o seu prato fique saboroso, mas antes de fazê-lo, preste atenção na textura dos ingredientes. A mistura de tomate-cereja e palmito é uma junção que nunca falha!
7. Risoto de palmito com tomate e manjericão: prática e divertida de se fazer, essa versão do prato italiano leva queijo parmesão, palmito, minitomates, polpa de tomate, sal, pimenta-do-reino, azeite de oliva e manjericão. Esse prato vai bem com qualquer acompanhamento!
8. Risoto de palmito com tomate seco: risoto é aquele prato perfeito para dar um ar mais sofisticado ao seu almoço ou janta. E o melhor: fica pronto em apenas 20 minutinhos! Esse aqui dá para fazer com ingredientes encontrados em qualquer geladeira.
9. Risoto de palmito com tomate seco e alho-poró: quanto mais natural for o ingrediente, mais saudável será o seu prato e mais benefícios ele trará para a sua saúde. Por isso, nessa receita, recomenda-se utilizar alimentos in natura no lugar dos industrializados.
10. Risoto de palmito com tomate seco e queijo parmesão: perfeita para ocasiões especiais, como um jantar romântico, ou apenas para sair da rotina, essa receita vai te fazer querer repetir! Esse prato simples e versátil é cremoso e delicioso.
11. Risoto de palmito com queijo parmesão: o segredo de um bom risoto é o refogado inicial. Para essa receita, recomenda-se adicionar o ingrediente principal já quando estiver refogando para que o prato fique saboroso e com a cremosidade desta especiaria – neste caso, o palmito.
12. Risoto de palmito com queijo parmesão e requeijão: existem comidas encantadoras, que conquistam pelos aromas e pelos sabores. De tão extraordinária, a receita parece ter um grau de dificuldade avançado. Esse é o caso do risoto de palmito com queijo parmesão e requeijão. Mas, diferente do que possa parecer, esse é um prato simples de ser feito.
13. Risoto de palmito com tomate e frango: tem dias que pedem uma comidinha aconchegante. Para esses casos, existe a receita de risoto de palmito com tomate e frango. O resultado do prato alegra até os dias mais tristes.
Publicidade
14. Risoto de palmito com aspargos: é possível acrescentar qualquer ingrediente ao risoto, mas é preciso atentar-se ao momento em que o alimento deve ser acrescentado. Os aspargos, por exemplo, devem ser colocados após o caldo!
15. Risoto de palmito com cogumelo paris: quer uma dica para deixar o seu risoto delicioso? Acrescente o ingrediente que vai dar sabor ao risoto – neste caso, o cogumelo – fora do fogo.
16. Risoto de palmito com camarão: o risoto é um tipo de preparo que aceita praticamente todo tipo de mistura. O camarão dá sabor e textura ao prato, fazendo deste um acompanhamento ou mesmo prato principal.
17. Risoto de palmito com tomate seco e páprica doce: nesta receita, para deixar o prato cremoso, utiliza-se fécula de mandioca ou polvilho doce dissolvido em água. Já para aguçar o sabor, a chef colocou páprica doce e salsinha. Experimente!
18. Risoto de palmito com abóbora e bacalhau: se você gosta de bacalhau, essa receita não pode ficar de fora do seu cardápio. Ela serve até quatro pessoas e encanta pela combinação e pelo aroma. Sobre o sabor não há o que falar, é simplesmente sublime.
19. Risoto de palmito com queijo brie e alecrim: para um risoto de dar água na boca, aposte nas especiarias. Elas liberam aromas que dão sabor ao prato. Mas lembre-se de adicioná-las ao final para não perderem a textura!
20. Risoto de palmito com pimenta biquinho: está querendo apimentar sua relação? Então, essa receita é para você! Rica em rica em cálcio, magnésio, ferro, sódio e vitaminas, a pimenta biquinho deixará seu prato nutritivo e seu amor ainda mais apaixonado por você.
21. Risoto de palmito com quinoa e ervilhas: um pouco diferente das demais receitas apresentadas nesta matéria, esse risoto leva quinoa no lugar do arroz, mas sem deixar a essência do prato de lado. E o melhor de tudo: é recomendada para quem está de dieta!
22. Risoto de palmito com carne e batata palha: sabe aquela combinação que você jamais imaginou, mas que deixa o seu prato muito saboroso? Esse é o caso do risoto de palmito com carne e batata palha. Aproveite as comidas que tem em casa e inove na cozinha.
Publicidade
23. Risoto de palmito com cebola caramelizada: fazer um risoto é como criar uma obra de arte – você pode depositar nele toda a sua criatividade para deixa-lo inigualável e apetitoso! Experimente combinar o arroz com a cebola caramelizada. O resultado será surpreendente!
24. Risoto de palmito com calabresa: nada melhor que comidas gostosas e práticas! O risoto de palmito com calabresa tem esse poder. É delicioso, fácil de fazer e uma excelente opção para inovar no almoço ou no jantar em família.
Para que qualquer um desses pratos fique magnífico, utilize uma panela que possibilite a transmissão e a retenção do calor. Além disso, sirva a refeição em um prato fundo –
isso fará com que a comida demore mais a esfriar, permitindo a degustação de cada sabor nela depositado!