16 receitas de risoto de quinoa para se encantar com esse prato irresistível

Por
Atualizado em 23.09.21

A quinoa é um alimento de baixa caloria, nutritivo e que pode ser utilizado para compor pratos variados, além de ser um ingrediente que alia propriedades saudáveis com uma textura marcante. O sabor do grão é delicioso e os risotos feitos com ele são de deixar qualquer um com água na boca.

Publicidade

Os preparos de risoto de quinoa combinam ingredientes como carnes, legumes e queijos. Sâo uma opção prática para o dia a dia, mas que também conta com versões para jantares e ocasiões especiais.

Confira uma seleção de receitas de risoto de quinoa que vão fazer você experimentar esse prato:

Receitas fáceis de risoto de quinoa

1. Risoto de quinoa com bacon e cogumelos: essa receita traz um risoto de quinoa muito apetitoso. O grão é cozido com caldo de legumes e vinho branco e combinado com bacon em cubos, queijo de cabra e cogumelos. O açafrão dá um aspecto bonito ao prato, que é finalizado com queijo parmesão ralado. O resultado vai surpreender seus convidados!

2. Risoto de quinoa com espinafre e cogumelos: essa receita é uma versão vegana de risoto de quinoa. O preparo é feito com o grão vermelho, óleo de coco, água, cebola, alho, cogumelos, molho de soja e espinafre picado. O tempero leva sal e pimenta-do-reino. É uma opção bem completa e saborosa!

Publicidade

3. Risoto de quinoa e brócolis: essa receita vegetariana de risoto de quinoa combina o grão com o brócolis. A quinoa é cozida em água e misturada com cebola, tomate, cenoura e o vegetal. O curry utilizado no tempero dá um gostinho de quero mais ao preparo, que é finalizado com salsinha e manjericão.

4. Risoto de quinoa e limão siciliano: esse risoto de quinoa é composto pelo grão cozido, manteiga ghee, biomassa de banana verde, cebola roxa, alho, suco de limão siciliano, cebolinha e sal. O preparo é fácil e o sabor cítrico é um ponto alto do prato. A finalização fica por conta das raspas do limão.

5. Risoto de quinoa com palmito: essa receita traz uma versão de risoto simples e deliciosa. Aqui, a quinoa é combinada com alho, cebola, palmito e abobrinha. Os vegetais dão um sabor gostoso ao preparo, além de serem saudáveis. A decoração é feita com lascas de amêndoa e esse prato precisa entrar para seu cardápio culinário!

Publicidade

6. Risoto de quinoa com alho-poró : esse risoto de quinoa reúne sabores bem equilibrados. O preparo do grão é feito com caldo de verdura e, então, ele é misturado com ricota fresca e alho-poró. O tempero inconfundível e fresquinho leva noz-moscada, hortelã, sal e pimenta branca moída. É uma opção gostosa e que vai te conquistar!

7. Risoto de quinoa low carb: essa é uma versão low carb do risoto de cogumelos. A quinoa é cozida e combinada com funghi, shimeji, shitake, cebola, azeite e alho. O tempero é feito com sal rosa e pimenta. A salsinha é utilizada para finalizar o prato, que é uma ótima pedida para os veganos!

8. Risoto de quinoa com espinafre: essa é uma versão rápida do risoto e que funciona bem para compor uma refeição nutritiva no cotidiano agitado. A cebola é refogada no azeite e, então, são acrescentados o espinafre, a quinoa e a água. O tempero é feito com sal e o preparo vai te surpreender pelo gostinho incrível!

Receitas especiais de risoto de quinoa

9. Risoto de quinoa com frango: essa receita traz ingredientes que lembram a culinária italiana para compor o risoto de quinoa. O preparo é feito com o grão, arroz integral, cebola, alho, tomate, queijo branco, manjericão e gorgonzola. O cozimento fica por conta do vinho e do caldo de legumes. O gengibre e o alecrim usados no tempero dão um toque especial ao prato.

10. Risoto de quinoa com camarão: essa receita de risoto de quinoa traz o grão cozido no leite de coco com manteiga ghee, pimenta, gengibre e cebola. O preparo ainda leva manga e camarão. O resultado é uma verdadeira explosão de sabores, que vai te deixar salivando!

11. Risoto de quinoa com shitake : esse preparo de risoto de quinoa combina a textura macia do grão com os cogumelos. O prato é composto por ingredientes como funghi, shitake, creme de leite, queijo parmesão, manteiga, cebola e alho. É uma versão fácil e que vai fazer sucesso na sua mesa!

12. Risoto de quinoa com tomate confit/a>: o tomate confit utilizada nesse risoto de quinoa dá um toque diferente e saboroso ao prato. depois, os ingredientes são misturados e deve-se adicionar a biomassa de banana, que deixa o preparo bem cremoso. A finalização é feita com manjericão e azeite.

13. Risoto de quinoa com cogumelos frescos: esse risoto combina a quinoa com o gosto delicioso dos cogumelos frescos. O preparo é feito com vinho branco, manteiga, creme de leite, queijo parmesão, sal, cebola, azeite e alho. É um prato rápido de fazer e que possui um resultado irresistível!

14. Risoto de quinoa com ervilhas e palmito: aqui, o risoto de quinoa conta com ingredientes como o palmito e as ervilhas. O caldo utilizado para cozinhar é o de galinha e o tempero é feito com sal e pimenta. O prato fica com um sabor incrível e uma opção de acompanhamento é o medalhão de filé mignon.

Publicidade

15. Risoto de quinoa com creme de leite e cogumelos: o diferencial dessa receita é o uso do leite para compor o risoto. O preparo também leva cebola, alho, caldo de carne e cogumelos frescos. A finalização é feita com o queijo parmesão ralado, que deixa o prato ainda mais gostoso.

16. Risoto de quinoa com funghi: essa receita traz um risoto composto por quinoa, funghi, manteiga, cebola roxa, alho e creme de leite. Um fator especial desse preparo é que ele leva vinho tinto, além do toque requintado do azeite trufado. É uma opção que precisa entrar para o seu cardápio culinário!

O risoto de quinoa é um prato delicioso e de preparo simples. É uma boa opção para servir para a família, pois agrada facilmente. Experimente e prove todo o sabor desse grão!