13 receitas de risoto de shimeji que vão te deixar suspirando

Escrito por                          

Perfeito para quem procura por um prato diferente, sem carne e supergostoso, o risoto de shimeji é a opção ideal! Muito versátil, ele pode ser feito com diferentes ingredientes, como palmito, queijos e outros tipo de cogumelo. E se você quer acrescentar essa delícia ao seu caderninho de receitas, então dá só uma conferida na lista a seguir:

1. Risoto de shimeji e champignon

Um dos cogumelos culinários mais comuns é o champignon em conserva. Fácil de encontrar, ele é mais acessível e supersaboroso. Aqui, ele é um dos ingredientes principais de um delicioso risoto de shimeji, que promete agradar os mais variados paladares. Não deixe de experimentar!

2. Risoto de shimeji e shitake

Que tal preparar um prato sem carnes e com bastante proteína? Para isso, você deve apostar nesse risoto de shimeji com shitake simplesmente incrível. A combinação desses dois deliciosos cogumelos resulta em uma explosão de sabores que deixa todo mundo com água na boca.

3. Risoto de shimeji com parmesão

A primeira etapa desse prato maravilhoso é preparar o shimeji – e a dica nesse passo é separar o seu cogumelo em pequenos buquês. Já a segunda parte consiste em cozinhar o seu risoto no vinho branco. Para finalizar, salpique bastante queijo parmesão ralado por cima.

4. Risoto de shimeji com provolone

Com um saborzinho delicioso de defumado, o queijo provolone deixa qualquer receita mais gostosa, não é mesmo? E, aqui, ele entra em cena e ajuda a compor um risoto com shimeji muito gostoso. O modo de preparo é muito simples, dá só uma olhadinha no vídeo!

5. Risoto de shimeji com brie

Muito refinado, esse risoto é aquela opção certeira de prato principal para você servir em um jantar mais requintado. Para quem gosta de receitas agridoces, um toque especial: uvas verdes! Sirva com uma taça de vinho e aproveite.

6. Risoto de shimeji com alho-poró

Você vai ficar com água na boca só de acompanhar o passo a passo dessa receita. Feito com shimeji e alho-poró, esse risoto é perfeito para servir em um jantar com os amigos e a família. Por não levar carne, ele está liberado para todo mundo: vegetarianos e não vegetarianos se deliciam e ficam muito felizes com esse prato.

7. Risoto de shimeji com brócolis

Muito saboroso, esse risoto leva um mix de cogumelos (shimeji, shitake e hiratake) e brócolis congelado. Para saltear os seus cogumelos e deixá-los ainda mais saborosos, a dica é cozinhar no azeite, alho, sal e pimenta. Se quiser uma refeição 100% vegana, substitua a manteiga por azeite ou outro óleo vegetal.

8. Risoto de shimeji aromático

Para preparar um delicioso risoto vegano, você vai precisar de arroz arbóreo, cebola, alho-poró, cravos, pimenta-do-reino, manjericão, água, castanha de caju crua, shimeji, azeite, vinho branco seco e sal. O aroma é simplesmente irresistível e vai deixar você salivando.

9. Risoto de shimeji azedinho

Com um delicioso sabor e aroma de limão siciliano, esse risoto de shimeji deixa um leve azedinho na boca. Ficou com vontade de experimentar? Então, confira os outros ingredientes necessários: arroz arbóreo, margarina, cebola, alho, vinho branco, cebolinha, sal, pimenta e queijo.

10. Risoto de shimeji com arroz negro

Mais saudável, esse risoto é perfeito para quem está de dieta ou para quem está apenas procurando ter uma alimentação mais leve e equilibrada. Feito com arroz negro, ele surpreende não apenas pelo sabor maravilhoso, mas também pela beleza!

11. Risoto de shimeji com leite de coco

Mais uma opção sem ingredientes de origem animal, esse risoto de shimeji tem um ingrediente muito especial e gostoso: o leite de coco. E o modo de preparo é bem simples: basta saltear o cogumelo, cozinhar o arroz e depois misturar tudo na hora de servir.

12. Risoto de shimeji com creme de leite

Um pouco mais complexo de preparar, esse risoto de shimeji requer mais paciência e tempo na cozinha. A dica é servir em ocasiões especiais, como aniversários, festas e reuniões com pessoas queridas. O resultado final é uma refeição diferente, cremosa e incrivelmente saborosa.

13. Risoto de shimeji com palmito

Para fechar essa lista com chave de ouro, que tal fazer um risoto de shimeji com bastante palmito? Vale a pena investir um pouco mais e comprar um palmito de qualidade, ok? Assim, você garante um prato saboroso e com uma textura maravilhosa!

Se você é fã desse prato, que tal conhecer novas opções? Confira essas receitas de risoto de camarão cremoso e risoto de palmito para aproveitar o melhor dessa delícia!

PARA VOCÊ