15 receitas de rolinho primavera para arrasar na culinária oriental

Escrito por                          

O rolinho primavera é um prato típico da China, mas que foi adotado e adaptado pelos japoneses e por outros povos orientais também. O rolinho primavera é conhecido também como harumaki, uma palavra japonesa em que “haru” significa “primavera” e “maki” significa rolo.

A versão tradicional dessa delícia é frita em óleo quente, mas existem receitas em que os rolinhos são assados, resultando assim em um prato mais saudável e com menos gordura. Existem também os rolinhos primavera vietnamitas, que são versões em que a massa não é cozida, apenas enrolada.

Além disso, as opções de recheio para os harumakis são muito variadas, você pode rechear com diferentes tipos de carne, com recheios vegetarianos e também com recheios doces. Confira algumas dessas opções abaixo:

Rolinho primavera com carne

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

1. Rolinho primavera com filé mignon: aprenda a fazer um dos recheios mais tradicionais de rolinho primavera: carne vermelha e repolho. Esses ingredientes ganham azeite, gengibre, shoyu e óleo de gergelim para incrementar seu sabor. Na hora de fritar os rolinhos, cuidado para não deixá-los muito tempo no óleo.

2. Rolinho primavera com frango: o recheio desses rolinhos foi feito com frango, manjericão, cenoura e pimenta, mas o destaque da receita fica por conta da massa que foi assada ao invés de frita, uma opção mais prática e mais saudável também.

3. Rolinho primavera com lombo de porco moído: mais uma receita assada de rolinho primavera. Dessa vez, repolho, cenoura, gengibre, cebola, broto de feijão e lombo de porco moído compõe o recheio do rolinho primavera. Você pode substituir o lombo por outro tipo de carne, se preferir.

4. Rolinho primavera com camarão e cream cheese: frutos do mar também podem ser usados para rechear a massa de rolinho primavera. A combinação de camarão com cream cheese cria uma cremosidade especial contrastando com a crocância do rolinho frito.

5. Rolinho primavera com salmão: o salmão é um dos principais ingredientes da cozinha oriental e nessa receita ele é marinado com shoyu e gengibre para rechear o rolinho primavera. O rolinho deve ser comido acompanhado de um molho super gostoso, que tal testar a combinação em casa?

Rolinho primavera vegano e vegetariano

Foto: iStock

6. Rolinho primavera de queijo: o recheio mais pedido e procurado para rolinho primavera é, sem dúvidas, o queijo, além de super saboroso, é um ingrediente que não precisa de preparo. Aqui, você vai aprender também a desgrudar e abrir as folhas da massa

7. Rolinho primavera com shiitake e carne de soja: nessa receita, você vai aprender a fazer uma massa caseira e bem simples para seus rolinhos, ela é feita com farinha de trigo, água bem gelada e sal. O recheio fica por conta do shiitake, um cogumelo muito saboroso, e da carne de soja, um ingrediente saudável e com bastante proteína.

8. Rolinho primavera com legumes: esses rolinhos primavera foram feitos com folhas de arroz e recheados com legumes, uma opção ao mesmo tempo saudável e saborosa. Os legumes utilizados na receita foram cenoura, brotos de soja, shiitake, pimenta malagueta e chalota, mas você pode escolher os ingredientes de sua preferência.

9. Rolinho primavera vegetariano assado: cenoura, repolho, pimentão, gengibre e molho de soja é outra combinação saborosa para um recheio de rolinho primavera vegetariano. Para um lanche ainda mais saudável, a massa deve ser assada ao invés de frita.

10. Rolinho primavera com tofu: você vai aprender uma receita deliciosa de rolinho primavera vietnamita recheado com tofu. O rolinho vietnamita é feito de papel de arroz e não é frito, nem assado, ele é servido quase cru, mas é delicioso e muito nutritivo.

11. Rolinho primavera vegano: essa é mais uma receita de rolinho primavera vietnamita. Dessa vez, ele é recheado com vegetais, como o repolho, a cenoura, o pepino e o vermicelli, e é acompanhado de um molho de amendoim agridoce com shoyu, pimenta e agave.

Rolinho primavera doce

Foto: iStock

12. Rolinho primavera com banana e chocolate: os rolinhos primavera também pode deixar recheio doce, como esse de banana e chocolate. Além da massa pronta para o rolinho e desses dois ingredientes principais, você só vai precisar de óleo para pincelar e de canela ou açúcar para polvilhar, muito simples e fácil de fazer.

13. Rolinho primavera com nutella e morango: uma outra opção de recheio doce para o rolinho primavera é a combinação de nutella com morango. A leveza do morango entra em contraste com a presença da nutella, criando uma combinação de dar água na boca.

14. Rolinho primavera com maçã e canela: açúcar, maçã, canela, cravo, anis estrela, uva passa e rum, esses são os ingredientes do recheio dessa receita. Os rolinhos devem ficar crocantes e douradinhos e podem ser consumidos com um molho chamado creme anglaise.

15. Rolinho primavera com doce de abóbora: se você é fã de receitas que misturam os sabores doce e salgado, vai adorar a combinação de doce de abóbora com requeijão para o rolinho primavera. Além desses ingredientes, você também vai usar nozes picadas e canela em pó.

O harumaki é um dos pratos orientais mais conhecidos, ele é saboroso, simples e fácil de fazer e, além disso, pode ser recheado com os mais diversos ingredientes e agradar diferentes paladares. Além do harumaki, conheça também receitas de sushi, receitas de temaki e receitas de yakimeshi para se deliciar com a culinária oriental.

PARA VOCÊ