32 receitas de rosbife para fazer em casa e se sentir um Masterchef

Por
Atualizado em 09.12.21

Típico da culinária inglesa, o rosbife costuma ser feito com lagarto, uma peça de carne bovina magra que é preparada de forma que a parte de fora fique bem caramelizada e a parte de dentro mal passada, com fatias de uma cor rosada. Aqui, o segredo é evitar que a carne asse demais e controlar sua temperatura interna, para garantir que ela fique macia e saborosa a ponto de praticamente desmanchar.

Publicidade

Além de ser um excelente prato principal que pode ser acompanhado de diferentes alimentos, como batatas ou saladas variadas, o rosbife é também muito utilizado no preparo de sanduíches e beirutes deliciosos, principalmente se são sobras de alguma refeição do dia anterior.

Se você pretende preparar essa comida de consolo clássica e apostar em um jantar memorável, não deixe de conferir essas receitas de rosbife capazes de te deixar com água na boca!

Receitas de rosbife

1. Rosbife saboroso: o processo para preparar esse rosbife saboroso é este: marinar no tempero, selar no fogo, assar e depois cortar em fatias bem finas para usar em diversas receitas como sanduíches, saladas ou molhos. Se você prefere uma carne mais magra, aposte no lagarto.

2. Rosbife para o Natal: o segredo dessa receita de rosbife é um tempero chamado Tempero da Vovó, que já vem com cebola picada, pimentão, alho, azeite, entre outros. É uma ótima opção de jantar para datas comemorativas em família como o Natal.

Publicidade

3. Rosbife: quer uma carne pronta na geladeira para fazer sanduíches, comer nas refeições principais ou servir de entrada? Essa receita de rosbife é muito fácil de fazer e uma opção deliciosa para qualquer hora do dia.

4. Rosbife de filé mignon suíno com mandioca: essa receita de rosbife feito com filé mignon suíno acompanhado de mandioca é saborosa, fácil de preparar, barata e também saudável, já que não contém glúten e nem gorduras.

5. Rosbife de lagarto: esse rosbife feito com lagarto fica bem passado nas bordas e com o centro mal passado, cortado em fatias bem fininhas e uniformes. Para isso, sempre escolha uma carne que tenha a mesma espessura, do início ao fim. Ele pode ser degustado frio em sanduíches ou quente com algum molho de sua preferência.

Publicidade

6. Rosbife caseiro: outra deliciosa receita de rosbife para rechear um sanduíche, complementar uma saladinha ou servir como petiscos. É super simples de fazer e resulta em uma carne firme por fora e bem rosadinha e suculenta por dentro.

7. Rosbife de mignon: que tal preparar um rosbife de mignon para o jantar do Réveillon? Você vai precisar de ingredientes como alho, manteiga, sal grosso, mostarda, pimenta moída, cachaça, farinha de trigo e leite. Dica: depois de pronta, não volte mais a carne para o fogo ou forno. Se quiser servir quente, aqueça somente o molho e deixe-a em temperatura ambiente.

8. Rosbife suculento: extremamente simples de fazer, esse suculento rosbife fica perfeito quando colocado em uma salada de folhas ou incrementado com o molho de sua preferência. Entre os ingredientes, estão uma peça de lagarto, azeite de oliva, gergelim, tempero pronto seco, pimenta do reino e sal.

9. Rosbife de dar água na boca: apesar do seu preparo ser bem fácil, esse rosbife exige certo cuidado e atenção pois o tempo errado pode transformá-lo em uma comum carne assada, e a graça da receita está justamente na carne ser rosada no centro e bem assada nas bordas. Você vai precisar de filé mignon sem gordura, azeite, pimenta do reino e sal.

10. Rosbife com tomate seco: este delicioso e suculento rosbife com tomate seco é perfeito para servir em ocasiões especiais e encontros com os amigos, além de ser uma receita super prática e rápida de preparar.

11. Rosbife com vinagrete: o vinagrete é outra forma muito gostosa de incrementar uma receita de rosbife simples, que foi feito com filé mignon, sal e pimenta do reino. Para o vinagrete, aposte em ingredientes como pimentão (verde, vermelho e amarelo), cebolas (uma roxa e uma branca), vinagre, azeite de oliva, sal, pimenta do reino e orégano.

Rosbife especial

12. Rosbife artesanal com brioche e ovo: por que comprar industrializado e cheio de conservantes se você pode fazer um saboroso rosbife em casa, com os temperos que gosta, em apenas 15 minutos? Tudo começa com uma bela peça de filé mignon acompanhada de ingredientes como sal grosso, pimenta do reino, azeitonas, parmesão, azeite de oliva, pão de forma e ovos.

13. Receita de rosbife de filé mignon em crosta de temperos com purê de ervilha: para a receita do rosbife, você vai precisar de um filé mignon limpo, tomilho fresco bem picado, sal grosso a gosto e mix de pimentas moídas na hora. Já para o delicioso purê de ervilhas, aposte em mandiocas, caldo de legumes caseiro, manteiga sem sal, cebola picadinha e sal a gosto.

14. Rosbife com torta de batata, abobrinha, alho poró e cottage: esse rosbife foi feito com uma peça de cerca de 1kg de entrecote. Antes de tudo, amarre-a com barbante. Isto serve para manter o formato da carne, compactar e aglutinar os sucos. O resultado será uma carne mais macia e suculenta, como se deseja de um rosbife.

Publicidade

15. Rosbife com molho de cogumelos: um incrível molho de cogumelos também é uma opção ideal para deixar o rosbife ainda mais irresistível. Os ingredientes do molho são: manteiga sem sal, cebola bem picada, shimeji fresco desfiado em pedaços pequenos, shitake fresco cortado em fatias finas, cogumelo Paris cortado em fatias finas, farinha de trigo, vinho branco seco, caldo escuro de carne, sal e pimenta do reino.

16. Rosbife com selagem invertida: nesta receita, a selagem invertida deixa a carne linda e a apresentação do prato ainda melhor. Para acompanhar, prepare um purê de batata doce feito com ramos de alecrim, nata e sal.

17. Rosbife recheado com queijo coalho: para uma receita de rosbife saborosa, cremosa e de dar água na boca, prepare esse incrível recheio de queijo coalho. Aqui, você irá precisar de alho, alecrim, azeite de oliva, manteiga, vinho tinto e sal.

18. Rosbife molho chimichurri: esse rosbife de filé mignon com molho chimichurri fica super macio e fácil de fatiar, perfeito para os amantes de carne vermelha mal passada. É também uma ótima opção para rechear sanduíches ou acompanhar saladinhas diferentes.

19. Rosbife com molho de vinho tinto e batata sauteé: essa é uma receita de rosbife diferente feita com molho de redução de vinho tinto. Para acompanhar, batatas sauteé, que contrastam maravilhosamente bem com o sabor ativo do molho do rosbife.

20. Rosbife de filé mignon com creme de milho: apesar de parecer uma receita complicada e trabalhosa, é super fácil de fazer e as etapas são simples e rápidas, que resultam em um rosbife macio, tenro e muito suculento. Para acompanhar, um simples arroz com açafrão (cúrcuma) e um creme de milho.

21. Rosbife de raquete com batatas crocantes: o rosbife feito com raquete, que pode ser substituída por maminha, filé mignon ou fraldinha, fica simplesmente irresistível quando combinado às batatinhas fritas crocantes. Para dar ainda mais sabor ao prato, sirva com uma boa maionese ou um molho bernaise.

22. Rosbife de filé mignon com arroz à piemontese gratinado: esse rosbife de filé mignon de panela com arroz à piemontese gratinado e creme de champignon é uma perfeita opção de prato para preparar para a família nos finais de semana. Entre os ingredientes, estão pimenta do reino, manteiga, sal a gosto e óleo.

Saladas e entradas

23. Antepasto de rosbife: se você vai preparar um almocinho para convidados em casa, não deixe de conferir esta receita fácil de antepasto feito com rosbife. Basta juntar alguns ingredientes como cebola, azeite, pimentão e páprica e você terá em mãos uma entradinha deliciosa.

Publicidade

24. Salada de rosbife com gorgonzola: se o objetivo é dar aquela incrementada em uma saladinha verde e deixá-la com mais sustância, aproveite essa receita de rosbife com cebola e gorgonzola, que cumpre a função de juntar a entrada com o prato principal.

25. Salada de rosbife: outra opção de salada simples incrementada com rosbifes saborosos e suculentos. A dica aqui é preparar a carne com alguma antecedência, no dia anterior se possível, para que ela esfrie e fique mais firme na hora de cortar em fatias bem finas.

26. Salada de rosbife com pimentão: para preparar essa salada de rosbife com pimentão, selecione a melhor parte do lagarto e leve-a para a pressão com vinho branco, água suficiente para cobrir a peça, sal, folhas de louro e dentes de alho amassados.

27. Salada de macarrão com rosbife: as saladas de macarrão são práticas, fáceis de fazer e servem tanto como entrada quanto como prato principal. Essa foi feita com um rosbife cortado bem fininho e temperado com molho pesto.

28. Salada batatas com rosbife: ótima opção de salada com sustância, essa aqui é feita com batatas, rosbife e molho de azeite e mostarda. Entre os ingredientes, estão também vinagre, alcaparras, pimenta do reino e agrião.

Sanduíches com rosbife

29. Sanduíche de rosbife: esse é um sanduíche clássico e extremamente saboroso feito com rosbife caseiro macio temperado com tomate, maionese e queijo em uma baguete multigrãos. Servir frio para ficar ainda melhor.

30. Sanduíche com roquefort e rúcula: sanduíche fácil de fazer, delicioso, saudável e refrescante. Para preparar em casa você vai precisar de uma ciabatta, azeite extra virgem, rosbife, queijo roquefort ou gorgonzola, leite integral e rúculas.

31. Beirute de rosbife: outro clássico sanduíche que leva rosbife, o beirute feito com pão sírio é simples, leve e mata a fome a qualquer hora do dia. Para o recheio, aposte também em tomates, alface e queijo prato.

32. Sanduíche de rosbife com chutney de manga: esse sanduíche de rosbife cortado bem fininho é incrementado com chutney de manga, mostarda, cream cheese, tomates e salsa. Ideal para lanches da tarde com as amigas!

São receitas com rosbife variadas que você pode comer a qualquer hora do dia, tanto nas refeições principais acompanhando pratos quentes, quanto como aperitivos, saladas e sanduíches quentes ou frios.