22 receitas de rosca de leite condensado parar encher o dia de doçura

Escrito por                          

Leite condensado é um dos ingredientes preferidos dos brasileiros na hora de fazer doces. E pães, biscoitos, massas em geral, estão também entre as preferências. Então, se juntarmos os dois temos um resultado cheio de amor: a rosca de leite condensado.

Grandes, bem fofas; pequenas, de comer em poucas mordidas; assadas ou fritas; recheadas ou com cobertura, e até com os dois. As opções de rosca de leite condensado são várias, e vão do pão doce ao donut. Confira algumas receitas e escolha qual faz mais o seu tipo. Não se preocupe se forem todas, é compreensível!

Roscas assadas simples

1. Rosca e rosquinhas de leite condensado: essa receita é um passo a passo para preparar usando a batedeira, mas se você não tiver o gancho da batedeira, pode sovar a massa à mão, o importante é deixá-la descansar e crescer. No link, você também aprende opções de como moldar o doce e opções de recheio.

2. Rosca de leite condensado simples: nessa receita você aprende a fazer a massa básica de rosca de leite condensado, com farinha de trigo, leite condensado, ovos, manteiga, fermento biológico e água. É preciso um pouquinho de disposição, porque a massa precisa ser sovada com gosto, mas como é uma massa macia, não é difícil. Depois, é fazer bolinhas com pedaços da massa, colocar na forma, deixar a massa descansar para crescer, pincelar gema, polvilhar açúcar e assá-la.

3. Rosca doce com crosta de açúcar: uma rosca que fica alta, linda, fofinha e, o melhor: docinha. Os ingredientes são farinha, leite condensado, ovos, manteiga, fermento biológico e água. A massa pode parecer difícil, mas no vídeo há boas dicas de como trabalhar com ela para atingir o ponto certo. Para finalizar, antes de assar, pincele a massa com gema e jogue açúcar.

4. Bolinhas de rosca de leite de condensado: pequenas rosquinhas para comer aos montes. A sugestão nessa receita é dividir a massa em pequenas porções (enroladas, torcidas, em nó) e preparar rosquinhas individuais, para se comer em uma (ops, olha a gula) duas ou três mordidas. O difícil vai ser parar de comer.

5. Rosca de leite condensado e iogurte de coco: acrescentar iogurte de coco à massa garante um sabor diferente e uma textura ainda mais fofinha. O resultado é um pão doce, bem fofo, gostoso, com cara de comida de vó. Com geleia, café e uma boa conversa, deixa a tarde saborosa!

6. Rosca de leite condensado recheada com coco: agora que você já sabe fazer a rosca simples, que tal incrementar a receita com recheio de coco? Você prepara e abre a massa, e por cima espalha margarina, coco ralado e açúcar. Aí, é só enrolar como um rocambole, cortar fatias largas, acomodar essas fatias numa forma e levar ao forno. Depois de assada, regue a rosca com leite condensado e espalhe mais coco ralado.

7. Rosca de leite condensado com coco: uma versão com recheio mais molhadinho e cremoso. Nessa receita você espalha sobre a massa um creme feito com coco ralado (metade normal e metade queimado), leite de coco, ovo e açúcar. Para dar brilho à rosca pronta, regue-a com uma calda de leite de coco com açúcar. Rosca fofinha, macia e com sabor intenso de coco.

8. Pão doce com massa, recheio e cobertura de leite condensado: essa receita é triplamente gostosa: massa com leite condensado, recheio com leite condensado e cobertura, sim, com leite condensado. O resultado é um pão tipo rosca fofo e muito molhadinho.

Roscas assadas especiais

9. Rosca de leite condensado recheada com coco e ameixa: dupla clássica no mundo dos doces caseiros, coco e ameixa não decepcionam quando se juntam à massa de rosca de leite condensado. O recheio traz mais umidade para a massa e um sabor um pouco mais adulto, mas que pode conquistar todas as faixas etárias.

10. Rosca com recheio de creme de coco: a receita simples de rosca fica ainda mais gostosa com um recheio cremoso. A massa é a tradicional, que já vimos nas outras receitas. O recheio é feito com leite, amido de milho, gemas, coco ralado e leite condensado. Você corta a massa em pedaços, abre e espalha o creme, enrola os pedaços recheados como rocamboles e faz uma trança com 3 rocamboles.

11. Roscas trançada de leite condensado com coco: para deixar o sabor ainda mais marcante, essa receita leva na massa (além da farinha, açúcar, sal, fermento biológico, leite, manteiga e ovos) leite condensado, coco ralado e leite de coco, e, depois de assada, mas ainda quente, é coberta por leite condensado e coco ralado. Uma rosca fofa, úmida e cheia de sabor.

12. Rosca de leite condensado com coco sem sova: você bate leite condensado, leite, óleo, ovos, sal e fermento biológico no liquidificador, transfere a mistura para uma tigela e vai acrescentando a farinha aos poucos, mexendo com uma colher. Depois é só esperar a massa crescer, espalhar colheradas da massa numa forma untada, assar até ficar dourada e cobrir com leite condensado e coco ralado. É a receita mais fácil dessa lista.

13. Rosca de leite condensado com bombons: imagina a alegria de encontrar um bombom no meio de uma massa fofa, macia, doce. Para fazer essa surpresa o preparo da rosca é o mesmo das que vimos até aqui, a diferença é que, depois de preparar a massa e dividi-la em 4 ou 5 pedaços, você deve “esconder” um bombom dentro de cada pedaço e só então colocá-los na forma para deixar crescer e, por fim, levar ao forno.

14. Rosca de leite condensado com passas: o passo a passo descrito na receita é para uma máquina de fazer pães, mas você pode fazer à mão, misturando os ingredientes e sovando a massa. E, para quem não é do time uvas passas, pode substituir por gotas de chocolate.

15. Rosca natalina: uma rosca com cara e sabor de Natal. Recheada com frutas cristalizadas e coberta com glacê, ela não faz feio do lado do panetone e do pavê. Não é fácil como comprar um panetone pronto, mas não chega a ser difícil de fazer. Você prepara a massa, divide em duas partes, abre e as recheia. Enrola cada uma das massas recheadas e trança as duas, passando uma por cima da outra. Tranquilo de fazer, né?

16. Rosca de leite condensado com frutas cristalizadas: às vezes basta uma cobertura para mudar uma receita. O preparo da massa é o básico: misturar os ingredientes, sovar a massa, colocar na forma, esperar crescer e assar. A única dificuldade é escolher o que colocar na cobertura junto com o glacê: frutas cristalizadas, passas, …

17. Rosquinhas de leite condensado tipo biscoito: não só a pão e donut se limita a rosquinha de leite condensado. Ela também pode ser um biscoitinho, daqueles que derretem na boca. A receita não poderia ser mais fácil: você mistura leite condensado, gema, manteiga e amido de milho, dá forma aos biscoitos e os assa. Rápido, prático, simples e delicioso.

Donuts

18. Donuts de leite condensado: sabe aquelas rosquinhas fritas, fofinhas, que são como discos com um buraco no meio, que despertam a criança que há na gente? Boa notícia, elas são fáceis de fazer. Misture leite condensado, ovos, manteiga, suco de limão, fermento em pó e uma pitada de sal, acrescente farinha e sove até que a massa fique lisa, mas ainda um pouco grudenta. Depois é só abrir a massa, cortar, fritar e polvilhar com açúcar e canela.

19. Rosquinha de leite condensado coberta com chocolate branco: você já quis comer o donut dos Simpsons? Eis a sua chance! Massa fácil de fazer e cobertura mais ainda. Você só precisa tomar cuidado com a temperatura do óleo na hora de fritar (não pode estar muito quente), para evitar que as rosquinhas queimem, mas continuem cruas por dentro.

20. Donuts de leite condensado assados e veganos: algumas poucas adaptações e temos uma versão vegana do donut. O leite condensado comum é substituído pelo de soja; os ovos, pela linhaça; e a manteiga, por margarina vegetal. Para deixar a receita mais saudável, as rosquinhas não são fritas, mas assadas. Para finalizar com chave de ouro, são cobertas com chocolate meio-amargo sem leite e granulado vegano. Para comer sem culpa, só com gosto!

21. Rosquinhas de leite condensado fritas: rosquinhas bem sequinhas, douradas, servidas com açúcar. É só misturar leite condensado, ovos, manteiga, fermento em pó e farinha, e amassar até a massa ficar lisa e sem grudar nas mãos. Depois, fritar, escorrer em papel toalha, polvilhar açúcar e comer tudo, digo, aproveitar!

22. Donuts recheados de leite condensado: para fechar a lista, um donut com recheio cremoso de leite condensado com manteiga em ponto de brigadeiro de colher. Você prepara a massa, deixa crescer, corta (pode usar molde ou a borda de um copo mesmo) e frita. Depois, é só usar um canudo para fazer um buraco e empurrar a massa para abrir espaço para o recheio. Se quiser deixar ainda mais espetacular, pode colocar cobertura e confeitos!

Se essas receitas não forem suficientes para seu apetite por doce ou se deixaram você com vontade de mais, confira opções de receitas de rosca doce e bolo de leite condensado. Com certeza alguma delas vai se encaixar em sua vontade!

PARA VOCÊ