18 receitas de salada de abobrinha para variar nesse preparo apetitoso

Escrito por Luiz Filipe Santos

A salada de abobrinha é uma versão prática para o dia a dia e que pode ser preparada de diferentes maneiras. O vegetal pode ser combinado com outros ingredientes, como legumes, cebola e queijos, ou ser apenas cortado e temperado.

Os temperos utilizados geralmente levam pimentas, salsinha, sal, azeite, hortelã e suco de limão. Estes ingredientes dão o toque apetitoso para o prato, que pode contar com o vegetal refogado, grelhado ou cozido. Confira uma seleção de receitas de salada de abobrinha para sentir todo o gostinho desse prato saboroso:

Receitas de salada de abobrinha simples

1. Salada de abobrinha com manjericão : o preparo dessa receita consiste em lavar, secar a abobrinha e fatiá-la bem fininho. Depois, o vegetal é levado para um recipiente e temperado com sal, pimenta-do-reino, manjericão, azeite, raspas e suco de limão siciliano. O resultado é um prato com gostinho especial e textura crocante inconfundível!

2. Salada simples de abobrinha com pimenta calabresa: a abobrinha dessa receita é lavada, ralada, cozida, colocada em água em temperatura ambiente para esfriar e secada. Então, deve adicionar o molho feito com a cebola, vinagre, pimenta calabresa, sal, azeite e orégano. O preparo não demanda muito trabalho e tem um gostinho apimentado incrível!

3. Salada de abobrinha crua: o molho que tempera essa salada é feito de azeite, suco de limão siciliano e sal batidos. A abobrinha é fatiada e deixada desidratando com sal. Os outros ingredientes que compõem a salada são pimenta dedo de moça, alho, salsinha e raspas de limão siciliano. É uma opção bem aromática!

4. Salada de forno de abobrinha e berinjela: para preparar essa versão de salada é preciso fatiar a berinjela, a abobrinha e os tomates. Então, deve-se dispor tudo em um refratário, temperar com sal, pimenta e ervas frescas e finalizar com um fio de azeite. O prato deve ser levado e ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos ou até que um garfo entre nos vegetais com facilidade.

5. Salada de abobrinha no limão: essa receita traz a abobrinha fatiada em rodelas, que são combinadas com cebola roxa cortada e a mistura deve ficar na água gelada de molho. O preparo deixa tudo bem crocante. O tempero fica por conta do sal, do suco de limão taiti, da salsinha, do azeite e da pimenta.

6. Salada de abobrinha com frango: a combinação dessa receita é simplesmente irresistível. A abobrinha com tomate, rúcula, folhas de hortelã e frango preparado com azeite, sal e páprica picante. Para temperar a salada deve-se utilizar sal, pimenta-do-reino e azeite. A finalização fica por conta do queijo ralado.

7. Salada de abobrinha com hortelã: a abobrinha dessa receita é lavada e fatiada com um descascador. Então, o vegetal é combinando em um recipiente com sal, pimenta-do-reino, folhas de hortelã, vinagre branco, azeite e lascas de queijo parmesão. O preparo já pode ser servido em seguida.

8. Salada de abobrinha com berinjela e rúcula: aqui a abobrinha e a berinjela são lavadas, secadas e devem ser picadas. Os vegetais devem ser levados para o forno por quase uma hora com azeite e sal, além de estarem cobertos por papel alumínio. Os legumes são, então, retirados do forno e combinados com uva passa, tomate, rúcula e salsinha. O tempero fica por conta do azeite, do sal e da pimenta.

Receitas de salada de abobrinha incrementadas

9. Salada de abobrinha com cogumelos: o preparo dessa versão do prato consiste em picar a abobrinha em cubinhos, colocá-la no recipiente, adicionar os cogumelos paris picados e o molho feito com folhas de hortelã, suco de limão, sal, pimenta, azeite e cebola. É uma opção fácil de fazer e muito saborosa!

10. Salada de abobrinha com salmão: nessa receita, a abobrinha aparece refogada com azeite, alho, sal e pimenta-do-reino. O vegetal é combinado ainda com macarrão cozido, salmão defumado, raspas de limão, iogurte e cream cheese. O tempero é feito com suco de limão, ervas, sal e pimenta. É uma ótima opção para os dias quentes.

11. Salada de abobrinha e queijo feta: aqui, a abobrinha é cozida em água, cortada em palitos grossos e colocada em uma saladeira com o queijo feta e a cebolinha. O molho que rega o preparo é feito com aliche picado, mostarda francesa, pimenta-do-reino moída na hora, suco de limão e azeite.

12. Salada de abobrinha com iogurte e maçã: nessa receita, o preparo da salada é feito misturando o iogurte, o sal, o hortelã, o suco de limão, a pimenta e o azeite para fazer o molho. Depois, é preciso combinar a abobrinha com a maçã e temperar com o molho. O prato deve ser resfriado e, então, pode ser servido.

13. Salada de abobrinha e aspargos: a abobrinha dessa salada é fatiada o mais fino possível. Os aspargos são limpos e cozidos em água fervente com sal por 1 ou 2 minutos. Eles devem ser fatiados na diagonal e combinados com a abobrinha. O tempero fica por conta do sal, da pimenta-do-reino, do azeite e do suco de limão. A finalização é feita com manjericão fresco e lascas de queijo parmesão. É um prato refrescante e pra ninguém botar defeito!

14. Salada de abobrinha com molho de filé de anchova: aqui, a salada de abobrinha aparece em uma opção bem completa. O preparo é composto pelo vegetal, aspargos feitos na manteiga, manjericão e tomate cereja. Para regar o prato é preciso realizar um molho com filé de anchova, hortelã, pimenta dedo de moça, suco de limão taiti, sal, pimenta rosa e azeite.

15. Salada de abobrinha e queijo coalho grelhados: a abobrinha e o queijo coalho são cortados e pincelados com um vinagrete de azeite balsâmico, sal, pimenta e azeite. Ambos devem ser grelhados e a salada ainda leva tomate, folhas, azeitona e manjericão. O tempero é feito com o resto do vinagrete, flor de sal e pimenta-do-reino.

16. Salada de flor de abobrinha: o diferencial dessa receita é o uso da flor de abobrinha para compor a salada. O vegetal é reunido com folhas a gosto e o prato deve ser temperado com um molho feito à base de geleia de mirtilo, vinagre de vinho branco, sal, azeite e pimenta-do-reino moída na hora. O resultado é uma verdadeira explosão de sabores.

17. Salada de abobrinha com abóbora e ricota: essa receita traz abobrinha grelhada no azeite e temperada com sal e pimenta a gosto. A abóbora é cozida em água fervente até ficar macia e depois é temperada com a páprica. A pasta é feita em uma tigela, misturando ricota, maionese, cebolinha, pimenta dedo de moça e sal. A montagem é realizada colocando uma camada da abobrinha grelhada depois da abóbora e espalhando a ricota por cima. As nozes são usadas para decorar e o preparo deve ser servido gelado.

18. Salada de abobrinha, grãos e broto de feijão: para preparar essa versão de salada deve-se refogar a cebola no azeite, adicionar a abobrinha e cozinhar até que ela esteja macia. Então são adicionados os grãos cozidos – arroz integral, cevadinha, arroz vermelho e trigo em grão – e o broto de bambu. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. A salada deve ser servida em temperatura ambiente.

O preparo da salada de abobrinha pode ser feito de várias formas – o vegetal pode ser cozido, refogado, grelhado e servido até cru. Os temperos dão um toque especial ao prato e geralmente levam suco de limão, sal e pimenta. Além disso, ingredientes como queijos, cremes e até peixes podem ser utilizados para deixar o prato ainda mais gostoso. Veja também receitas de chips de abobrinha, abobrinha no forno e suflê de abobrinha!

PARA VOCÊ