20 receitas de salada de berinjela supersaudáveis para completar sua refeição

Por
Atualizado em 31.01.20

Apesar de ter origem na Índia, a berinjela é tão fácil de ser cultivada e tem tantas qualidades nutritivas que acabou se espalhando por todo mundo, sendo servida em saladas, antepastos ou até mesmo em pratos principais, principalmente quando está acompanhada de carnes ou massas.

Existem várias formas de preparar saladas de berinjelas, seja levando ao forno junto com abobrinhas, cebolas e tomates, refogando com outros ingredientes ou até mesmo utilizando as berinjelas cruas para criar um prato refrescante e muito leve. Confira algumas dessas opções:

Saladas de berinjela ao forno

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

1. Salada com abobrinha e berinjela light: existem várias maneiras de combinar abobrinha com berinjela em uma salada e essa é mais uma delas. Aqui, elas são cortadas em fatias bem finas no sentido do comprimento e acompanhadas por uvas-passas e folhas de rúcula.

2. Salada de berinjela com nozes e uvas passas: além de fácil de preparar, essa salada pode durar vários dias na geladeira, sendo uma boa opção para colocar na marmita. Corte os ingredientes em pedacinhos e leve ao forno em uma assadeira coberta com papel alumínio, tirando para mexer apenas uma vez. Ela é feita para ser servida depois de esfriar.

3. Salada de berinjela de forno simples: esta salada é simples de fazer, leve e serve bem até quatro pessoas. Os destaques são as abobrinhas, as berinjelas e os tomates e seu único trabalho será cortar tudo e montar o prato. Vai ao forno pré-aquecido por 30 minutos antes de ser servido.

Publicidade

4. Salada ratatouille no forno: uma porção bem servida do clássico prato francês feito com berinjela, tomate, pimentão, abobrinha e cebola. Como pode ser difícil encontrar todos os temperos da receita original, essa versão utiliza manjericão e alecrim, além de usar o forno no lugar do fogão.

5. Salada morna de berinjela: nem toda salada precisa ser feita com vários tipos de verduras diferentes. Nessa daqui, o destaque é mesmo a berinjela, que é acompanhada só pela cebola e por alguns outros temperos. Cortada em tiras, ela fica de molho na água por 20 minutos e descansa por mais 20 antes de ir ao forno.

6. Salada mediterrânea ao forno: uma salada de berinjela, tomate e pão não teria como dar errado, não é? Esses três ingredientes, mais um pouco de alho e azeite, são tudo o que você precisa para dar vida a essa receita. Combinado com um pouco de queijo parmesão ralado, dá uma bela refeição leve.

7. Salada de berinjela com uva passa e pimentões: um prato de berinjelas assadas que pode servir como refeição ou como entrada. Misture bem as berinjelas, os pimentões, as cebolas e as uvas-passas antes de levar ao forno. Ótimo para rechear pães ou comer com torradas também!

Publicidade

Saladas de berinjela refogada

Foto: Reprodução / brigadeiros e barcelona

8. Salada de shitake e berinjela: nada como cogumelos cortados em fatias finas e refogados com um pouquinho de shoyu. Para completar essa receita, prepare as berinjelas, também refogadas, adicione os aspargos e finalize com um molho que mistura mostarda de Dijon com azeite.

9. Salada de berinjela e trigo para quibe: procurando um sabor diferente para servir como acompanhamento? Essa salada com trigo para quibe é ótima para esse tipo de ocasião. A berinjela é cortada em cubinhos e deve ficar bem tostada para casar com os tomates e o sumo do limão.

10. Salada de berinjela com manjericão: fácil de fazer e bem refrescante. Depois de deixar descansando por 15 minutos e lavar em água corrente, leve as berinjelas ao fogo até ficarem douradas. Com tudo pronto, é só pegar o manjericão e terminar de montar o prato.

11. Salada simples de berinjela grelhada: essa é uma receita criada para servir como acompanhamento para o churrasco. A berinjela, a cebola e o pimentão devem ser grelhados com um fio de óleo de gergelim ou de azeite. Fica uma delícia!

12. Salada de berinjela e abobrinha grelhada com soja: berinjela e abobrinha já são deliciosas juntas, imagina com queijo e soja também! Essa refeição completa é feita grelhando os ingredientes principais, colocando em um prato com soja e cobrindo com os cubos de queijo e a mussarela ralada.

13. Salada de berinjela grelhada com tomates grelhados: mais uma receita de um prato delicioso que pode ser feito com poucos ingredientes. Leve os tomates cortados ao forno por 40 minutos enquanto grelha as berinjelas pinceladas com azeite de oliva. Faça também uma marinada para colocar as berinjelas e temperar a salada.

14. Salada de berinjela e abobrinha grelhadas: muito parecida com as receitas anteriores, essa salada também serve como antepasto ou prato principal. Muito fácil de fazer, basta grelhar os ingredientes e picar tudo de forma grosseira antes de servir.

15. Salada de abacaxi, aspargos e berinjela: essa é para quem gosta de saladas com aquele gostinho doce e ao mesmo tempo levemente azedo do abacaxi. Os únicos ingredientes que vão ao fogo são a berinjela, que é grelhada, e o pão de centeio, assado até ficar crocante.

16. Salada de berinjela quente: berinjela frita e pimentões picados sem pele são os primeiros passos para preparar essa receita sensacional. Frite também as cebolas picadas em pétalas e misture tudo em um refratário com o sal e a pimenta calabresa. Sirva ainda quente.

Publicidade

17. Salada ratatouille: uma salada feita com os mesmos ingredientes do prato francês. Berinjela, abobrinha e cebola são refogadas em uma frigideira com azeite, enquanto o caldo de legumes e as tiras de tomates são adicionadas perto do final do preparo. Pode ser servido com torradas também!

18. Salada capresa de berinjela: uma entrada conhecida da culinária italiana, a salada caprese foi reformulada para adicionar a berinjelas às rodelas de tomates frescos e à mussarela de búfala. Finalize com folhas de manjericão para completar o visual profissional desse prato!

Saladas de berinjela crua

Foto: Receiteria

19. Salada de berinjela crua com pimentão e azeitona: também existem opções para quem não quer grelhar ou refogar as berinjelas. Aqui, elas são cortadas em tiras finas e picadas com os outros ingredientes. Precisa gelar por 24 horas antes de servir!

20. Salada de berinjela crua bem temperada: nada mais natural e refrescante que essa salada de berinjela crua. O mais difícil está na paciência em seguir todos os passos para deixar as fatias de berinjela descansarem e retirar toda a água, mas o processo é relativamente simples. Sirva com torradas ou salgados!

O sabor da berinjela combina com vários tipos de ingredientes e funciona tanto em pratos quentes como em saladas frias, então, confira também receitas de antepasto de berinjela, de berinjela recheada e de lasanha de berinjela e aproveite!