13 receitas de salada de couve-flor para se alimentar com sabor e saúde

Escrito por                          

Rica em vitamina C, potássio e fibras, esse a couve-flor não pode ficar de fora da sua mesa. Versátil, ela permite diversas combinações para degustar todos os dias sem enjoar. Confira uma seleção de receitas de salada de couve-flor para consumir pratos refrescantes de dar água na boca. Você não vai se arrepender!

1. Salada de couve-flor simples

Quer consumir a couve-flor de uma maneira simples mas saborosa? Coloque em prática essa salada que também leva cheiro-verde, cebola, vinagre, azeite e sal. Se tiver tempo, é recomendado deixá-la descansando de um dia para o outro na geladeira, assim ela irá incorporar melhor todos os sabores do tempero.

2. Salada de couve-flor refogada

Para quem gosta de consumir verduras com uma consistência macia, essa receita é uma ótima opção, pois aqui a couve-flor é refogada. Depois de cozida com água e sal, ela é temperada com fios de azeite e cebolinha picada. Muito rápida e saborosa!

3. Salada de couve-flor com aliches

Ideal para servir como acompanhamento em um churrasco, essa salada vai te conquistar. A couve-flor primeiramente é cozida no vapor e depois refogada em uma panela com azeite, aliche, alho e pimenta dedo-de-moça. Se quiser variar, você pode substituir o aliche por alcaparras.

4. Salada de couve-flor com pimentão

Uma dica importante para aproveitar melhor sua couve-flor é cozinhá-la com leite, assim seu sabor será suavizado. Depois, incremente com pimentão verde sem pele, tomate, azeitona e tempere com bastante cheiro-verde, azeite, vinagre, sal e pimenta. Vai ficar com um visual incrível e um sabor delicioso, pode apostar!

5. Salada de couve-flor com alho cru

Independente do clima, essa salada é uma ótima pedida, pois pode ser servida quente, em temperatura ambiente ou gelada. Para facilitar, a couve-flor é cozida no micro-ondas em apenas 5 minutos e fica extremamente saborosa temperada com pedaços de alho cru amassados, orégano, tomilho, salsinha desidratada, queijo ralado, azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino ou pimenta-calabresa.

6. Salada de couve-flor com brócolis

Nutritiva, essa salada prova que o simples pode ser extremamente gostoso. A couve-flor é acompanhada do brócolis e ambos são cozidos facilmente no micro-ondas. Para deixar essa mistura completa, as verduras serão temperadas com cebolinha fresca, limão, azeite, pimenta-do-reino e sal. Uma combinação de que não tem erro!

7. Salada de couve-flor com cenoura

Sendo a protagonista da refeição ou um acompanhamento de respeito, essa salada vai te agradar. Depois de trituradas, a couve-flor e a cenoura serão refogadas em uma frigideira com azeite. Despejadas em um recipiente, essa combinação fica mais gostosa com a adição de rúcula, uva passa, avelãs, amêndoas, nozes e queijo brie. Uma opção refinada para impressionar os convidados.

8. Salada de couve-flor crua

Se você é fã da crocância da couve-flor, você precisa colocar em prática essa salada com a verdura crua. Depois de lavada e cortada, ela será misturada com cubos de pepino e misturada com um molho poderoso que fará toda a diferença. Ele é feito com iogurte, azeite, limão, mel e vinagre e vai deixar sua salada fresca muito mais elaborada.

9. Salada de couve-flor com repolho roxo

Com uma mistura de texturas incríveis, essa salada também vai te impressionar com um colorido e sabor atraentes. Misturando couve-flor com tiras de repolho roxo, o tempero fica por conta do alho-poró, cebolinha fresca, limão, azeite e sal. Coloque em prática no próximo churrasco e você vai surpreender seus convidados.

10. Salada de couve-flor com legumes

Versátil, é possível soltar a criatividade para criar combinações com a couve-flor. Repleta de nutrientes, essa salada com legumes deve fazer parte da sua próxima refeição. Para isso você vai precisar de: couve-flor, abobrinha, tomate-cereja, alface, cenoura, orégano, limão, azeite, pimenta-do-reino e sal.

11. Salada de couve-flor com pipoca de sorgo

O sorgo é uma semente que explode como pipoca na frigideira. Um ótimo ingrediente para acompanhar a couve-flor, ele vai deixar seu prato mais bonito e surpreendente. Para contribuir com o sabor, serão adicionados também quinoa, tomate-cereja, cebola roxa, suco e raspas de limão siciliano, cebolinha verde, azeite, sal e pimenta.

12. Salada de couve-flor com tomate cherry

Para deixar a hora da salada mais feliz, você precisa fazer essa receita que fica com um visual apetitoso e colorido. Feita com couve-flor, tomate-cereja, cebola roxa, castanhas e damascos, você vai sair da rotina com uma opção de salada muito saborosa. Basta triturar a couve-flor, misturar todos os ingredientes, temperar e servir.

13. Salada de couve-flor fit

Perfeita para agradar seus convidados, essa salada vai elevar o nível do seu jantar. Lembrando a culinária portuguesa, ela é feita com couve-flor, bacalhau, grão-de-bico, ovo cozido, cebola, coentro e regada com vinagre de maçã e bastante azeite. Prática, refinada e refrescante!

E se você gosta de se alimentar bem com opções práticas, confira também outras receitas de saladas rápidas ou criativas.

PARA VOCÊ