20 receitas de salada de grão-de-bico nutritivas que vão te surpreender

Escrito por                                                              

O grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, entre outros nutrientes essenciais, que contribuem para a manutenção da saúde e da boa forma. Muito versátil, esse grão pode ser usado no preparo dos mais diversos pratos, como sopas, saladas e até mesmo sobremesas. A salada de grão-de-bico é uma receita curinga para aquele almoço de domingo especial.

Muito saborosa, essa salada pode ser feita de diferentes formas e com vários ingredientes. Na lista abaixo, você pode conferir receitas incríveis para testar em casa!

Salada de grão-de-bico simples

1. Salada de grão-de-bico simples: sempre bom começar pelo básico, não é mesmo? Essa receita te ensina o passo a passo do preparo de uma salada simples, mas extremamente gostosa e saudável. Vale a pena fazer aí na sua casa!

2. Salada de grão-de-bico com legumes: para preparar essa delícia você vai precisar dos seguintes ingredientes: grão-de-bico, abobrinha brasileira, cenoura, cebola roxa, ervilha fresca, salsinha, mostarda, limão tahiti, azeite, sal e pimenta. O resultado é simplesmente incrível!

3. Salada de grão-de-bico refrescante: dias mais quentes pedem comidas mais refrescantes. E nada melhor do que uma salada bem gostosa e saudável. Aqui, o grão-de-bico é a estrela dessa deliciosa salada, que leva também vinagre de maçã superfresquinho e saboroso.

4. Salada de grão-de-bico agridoce: os amantes de receitas agridoces vão adorar essa salada. E para preparar o molho especial você vai precisar de azeite, melado de cana, mostarda dijon, cravo, pimenta e uma pitadinha de sal. Não tem como resistir!

5. Salada de grão-de-bico com tomate e pimentão: essa receita é extremamente fácil! Ela fica pronta em menos de 20 minutos e ainda rende para quatro pessoas. E para prepará-la você vai precisar de grão-de-bico, tomates, cebola, salsinha, cebolinha, pimentão vermelho, pimentão amarelo, azeite de oliva, limão, sal e pimenta.

6. Salada de grão-de-bico com ovos: em um recipiente adicione o grão-de-bico cozido e junte os tomates picados em cubos pequenos, salsinha, pimenta do reino, sal e o azeite. Misture tudo muito bem para cobrir todo o grão-de-bico com o molho. Leve para a geladeira e adicione os ovos somente na hora de servir. Está pronto!

7. Salada de grão-de-bico com beterraba: além de dar uma cor toda especial em qualquer receita, a beterraba é uma raiz com pouca gordura, cheia de vitaminas e minerais e carregada com poderosos antioxidantes. Aqui, ela é usada para compor uma deliciosa salada de grão-de-bico, que é muito simples de se fazer e fica supergostosa!

8. Salada de grão-de-bico com gergelim: essa receita é um pouco mais trabalhosa e leva vários ingredientes, mas acredite, cada minuto gasto na cozinha é válido! O molho dessa salada é o toque final, que dá um sabor todo especial para o prato! Não deixe de testar aí na sua casa!

9. Salada de grão-de-bico bem temperadinha: se é praticidade o que você está procurando, então acabou de encontrar. Tudo o que você vai precisar para fazer essa receita é grão-de-bico, tomate, cebola, salsinha, cebolinha, sal, azeite e vinagre!

Salada de grão-de-bico com ingredientes especiais

10. Salada de grão-de-bico com vinagrete de tangerina: quer surpreender no almoço de domingo? Então, aposte nessa receita! Os ingredientes necessários para preparar essa delícia são grão-de-bico, cebola roxa, semente de girassol torrada, azeite, páprica doce ou defumada, coentro, sal e pimenta.

11. Salada de grão-de-bico com batatas e cogumelos: esta receita não tem erro! Você pode temperar com o que quiser, acrescentando ingredientes a mais do que os que são listados no passo a passo da receita. Ela rende para até seis pessoas e pode ser armazenada na geladeira por até três dias.

12. Salada de grão-de-bico com sardinha: quem é fã de sardinha vai amar essa receita. Aqui, o peixinho dá todo o diferencial para a salada! Outro ingrediente de sabor marcante que também é utilizado é o pimentão vermelho, que harmoniza perfeitamente com a sardinha.

13. Salada de grão-de-bico com atum: já quem prefere atum pode apostar nessa receita. Atenção para os ingredientes necessários: grão-de-bico, atum ralado light, maionese light, salsinha, azeite, suco de limão, pimenta-do-reino, sal e tomatinho cereja.

14. Salada de grão-de-bico com atum e maionese caseira: não tem segredo para fazer essa deliciosa salada de grão-de-bico. Em uma tigela, misture o grão-de-bico com o atum, os pimentões e a salsinha. Por último, misture maionese a gosto e se precisar tempere com sal. Está pronto!

15. Salada de grão-de-bico com pimentão e frutos do mar: essa receita dá um pouco mais de trabalho do que as outras aqui dessa lista, mas acredite, cada segundo vale a pena! Então anote aí os ingredientes: grão-de-bico, pimentões (vermelho, amarelo e verde), cebola, tomate italiano, mexilhão, camarão rosa, azeite, vinagre de álcool, salsinha fresca, alho, sal e pimenta.

16. Salada de grão-de-bico com bacalhau: que tal preparar uma salada com gostinho de festa de fim de ano? Essa receita te ensina o passo a passo do preparo de uma deliciosa salada de grão-de-bico digna de ceia de ano novo ou até mesmo natal! Não deixe de testar aí na sua casa.

17. Salada de grão-de-bico com pimenta síria: em uma tigela, misture bem o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta, até ficar um molho bem consistente. Junte o molho ao grão-de-bico cozido, adicione as cenouras e as azeitonas. Coloque a salsa e a cebolinha, acerte o sal e leve à geladeira por pelo menos 12 horas antes de servir. Aproveite!

18. Salada de grão-de-bico com iogurte: o molho de iogurte usado nessa receita dá uma cremosidade e frescor sem igual à salada. E para prepará-lo, você vai precisar de iogurte, azeite, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. O resultado é uma salada gostosa e muito saudável.

19. Salada de grão-de-bico com tahine e hortelã: quem gosta de temperos mais diferentes vai adorar essa receita. Ela é feita com grão-de-bico, tahine, limão, azeite de oliva, folhas de hortelã, sal e pimenta. O resultado é uma salada fresquinha e muito saborosa.

20. Salada de grão-de-bico com pepino, maçã verde e cebola roxa: essa receita é feita em duas partes. Primeiro a salda e para isso você vai precisar de grão-de-bico, maçã verde, pepino japonês e cebola roxa. Já para o molho especial tenha em mãos mostarda, melado, limão e sal. Você vai se surpreender com o resultado.

Como você viu na lista acima, é possível preparar os mais variados tipos de salada de grão-de-bico. Isso, graças à versatilidade dessa leguminosa. E se você quer aprender a preparar outros pratos com essa delícia, não deixe de conferir essa lista de receitas com grão-de-bico.

PARA VOCÊ