32 receitas de salada de quinoa para refeições mais saudáveis

Escrito por Vanessa Herrmann

A salada de quinoa é um ótimo prato para ser acrescentado ao cardápio. O ingrediente é extremamente saudável e gera diversos benefícios à saúde. Para melhorar ainda mais, é rico em proteínas, o que faz com que seja uma ótima aposta para veganos e vegetarianos.

Como seu sabor é suave, o grão pode ser combinado com os mais diversos ingredientes. Vale apostar em legumes, frutas e carnes. Com tantas opções, dá para variar bastante no cardápio e não cair na rotina. Confira 32 receitas para testar em casa:

Salada de quinoa simples

1. Salada de quinoa com hortelã: bem básica, essa receita é ideal para quem busca praticidade. Aqui, a sugestão é combinar a quinoa real com tomate, cebola, salsinha, hortelã, limão, sal e azeite. Os ingredientes usados são poucos, mas o sabor fica bem gostoso.

2. Salada de quinoa com manjericão: mais incrementada do que a opção anterior, essa receita também não deixa de ser simples. A ideia é caprichar no manjericão para que seu sabor faça presença na receita. Mas tomate e outros temperos também entram em cena.

3. Salada de quinoa com amaranto e tomate: se é uma salada rica em proteína que você busca, vale conhecer essa receita. Tanto a quinoa quanto o amaranto são ricos nesse nutriente. Além disso, tomate, pimentões e temperos deixam seu sabor ainda mais gostoso. Para ficar melhor ainda, o passo a passo não dá quase nada de trabalho. Que tal experimentar?

4. Salada de quinoa com pimentões: essa é outra versão que também leva pimentões. Além desse ingrediente e da quinoa, a receita pede o uso de cebola, salsão, água, limão, azeite, salsinha, sal e pimenta. Fácil de fazer, você pode se deliciar com o resultado.

5. Salada de quinoa com tomate e cheiro-verde: para que a salada de quinoa fique bem temperada, a principal dica dessa receita é deixar os temperos marinarem juntos. Assim, dá para sentir bem o gostinho de todos os itens usados. Enquanto os temperos descansam, você pode aproveitar e preparar a quinoa. Assim, você otimiza o tempo na cozinha.

Salada de quinoa com legumes

6. Quinoa à grega: bem colorida, essa salada de quinoa dá água na boca só pela aparência. Mas, ela não é apenas bonita, também é muito gostosa. Ela é feita com quinoa, água, cenoura, pimentões vermelho e amarelo, abobrinha, uva passa, sal e pimenta-do-reino. A lista de ingredientes não é extensa e o sabor pode te surpreender. Experimente.

7. Salada de quinoa com abóbora: o segredo dessa receita para um sabor especial é assar a abóbora. Isso faz com que o legume fique macio e bem aromático. Essa receita serve tanto como acompanhamento, como prato principal. Afinal, tem dias que pedem uma saladinha bem leve e gostosa como almoço ou jantar, não é mesmo?

8. Salada de quinoa com pepino e tomate: essa é uma receita prática e leve. Aqui, a sugestão é servir a salada no pote. Anote o que você vai precisar: quinoa, água, pepino, tomate, salsa e azeite de oliva. Pouquíssimos ingredientes e um gostinho de quero mais.

9. Salada de quinoa negra com amaranto e legumes: já pensou em usar a quinoa negra para o preparo da sua salada? Ela também é uma boa escolha. Nessa opção, ela é combinada apenas com amaranto, alho e sal. Você também vai precisar de água para o cozimento.

10. Salada de quinoa com sementes e legumes: quinoa branca, cevadinha, sementes de girassol e abóbora já formam uma bela combinação, não é mesmo? Mas os itens usados nessa receita não param por aí. Para testá-la em casa, você também vai precisar de pepino, tomate-cereja, salsinha, manjericão, hortelã, azeite, sal e vinagre. O resultado além de ser muito saboroso, também é bem refrescante. Confira.

11. Salada de quinoa com legumes grelhados: tomate, berinjela, abobrinha, cebola e cenoura são grelhados nessa receita. Para que sua salada fique ainda mais gostosa, a sugestão é temperá-la com um azeite de ervas. O passo a passo não é dos mais complicados e o sabor pode te deixar com água na boca.

12. Salada de quinoa com tomate e cenoura: simples, essa salada é feita com quinoa, tomate-cereja, cenoura ralada, salsa e folhas de rúcula. Mas, tem mais! Você também aprende a fazer um molho com alcaparras, azeite, suco de limão, pimenta e sal para servir como acompanhamento. Para quem quer um toque extra de sabor, vale experimentar.

13. Salada de quinoa colorida: nessa salada colorida a quinoa é incrementada com cenoura, rabanete, folhas verdes, tomate-cereja, um queijo duro de sua preferência, limão, azeite e temperos. Ela é bem fácil de ser feita, mas não deixa a desejar no sabor.

14. Tabule de quinoa: que tal preparar uma versão de tabule livre de glúten? Aqui, o trigo para kibe é deixado de lado e dá lugar para a quinoa. Isso faz com que o prato fique mais leve e proteico. Além disso, é uma ótima alternativa para sair da rotina.

Salada de quinoa com frutas

15. Salada de quinoa com manga: a manga é uma fruta muito comum no preparo de saladas. Com a de quinoa, isso não é diferente. Além dos dos itens citados, essa receita também pede o uso de pimentão, vinagre balsâmico, azeite, sal, pimenta e manjericão.

16. Salada de quinoa com maçã: nessa opção, a principal fruta usada é a maçã, mas ela não entra sozinha na salada. Para um toque diferente, há também a uva passa. Para um toque crocante, a receita ainda pede por castanha. Te interessou? Não deixe de experimentar.

17. Salada de quinoa e repolho roxo e maçã: com uma combinação simples, mas diferenciada, essa salada pode surpreender pela praticidade. O tempo na cozinha é curto, assim como a lista de ingredientes. Mesmo assim, dá para se deliciar com seu sabor.

18. Salada de quinoa com manga e molho de peixe: que tal testar uma salada estilo tailandesa em casa? Essa é a proposta dessa receita. Aqui, o prato é feito com quinoa, pimentão vermelho, cebola roxa, manga, coentro e amendoim. Para servir como acompanhamento, você vai precisar de molho de peixe, limão, azeite e, opcionalmente, pimenta.

19. Salada de quinoa com abacate: combinar quinoa com abacate já é uma ótima pedida, mas essa receita não se resume a isso. Lentilha e tomate também são usados em grande quantidade. Além, é claro, de vários temperos que fazem toda a diferença no sabor final da salada.

20. Salada de quinoa com abacate e limão: nessa receita, a quinoa é incrementada apenas com salsinha, coentro, tomate e abacate. Para deixar a salada ainda mais gostosa, você também aprende a preparar um molho com limão, alho e azeite.

21. Salada de quinoa com romã: a cara do ano novo, essa salada mescla o sabor delicado da quinoa com o azedinho do limão e da couve com o toque crocante das nozes e ainda o adocicado da romã. Em apenas uma garfada, é possível sentir todos esses sabores.

22. Salada de quinoa com frutas secas: essa é uma receita feita com quinoa, cebola, amêndoas laminadas, damasco seco, uva passa banca, tâmaras, salsinha e sal. A lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor é incrível. Que tal testar em casa? O resultado fica incrível.

23. Salada de quinoa com laranja e gengibre: a combinação de laranja com gengibre é ótima para quem gosta de pratos agridoces. Já que a quinoa conta com um sabor suave, dá para sentir bem o adocicado da fruta e o picante da raiz. Para quem gosta desse tipo de combinação, essa pode ser uma excelente escolha.

Salada de quinoa especial

24. Salada de quinoa com almôndegas: nessa receita, a salada serve como uma refeição completa. Isso acontece pois a quinoa é combinada com legumes e almôndegas. Assim, dá para matar a fome mesmo que ela seja grande. Tudo isso com um passo a passo que não é nada complicado. Confira!

25. Salada de quinoa com tofu: se você não come ingredientes de origem animal e quer um prato com quinoa rico em proteínas, essa é a receita. Aqui, o tofu é utilizado. Para completar o prato, um molho feito com gengibre, cebolinha, vinagre de arroz, molho de soja e óleo de gergelim também entram em cena. O gostinho do prato é bem oriental.

26. Salada de quinoa com frango : para quem quer uma carninha na salada, mas quer uma opção leve, vale apostar no frango. Aqui, ele é usado em grande quantidade, mas a quinoa continua sendo a protagonista. Além desses itens, o agrião também faz parte do prato.

27. Salada de quinoa com frango e legumes: se você quer uma opção de salada que conte com quinoa e frango, mas que seja mais incrementada, confira essa daqui. Os legumes ajudam a deixar o prato colorido, saboroso e ao mesmo tempo bem completo.

28. Salada de quinoa com frango ao curry: já para os amantes de um sabor mais marcante, vale investir no curry. Esse é um tempero que se destaca e deixa o prato com um gosto único. Tudo isso sem ter muito trabalho na cozinha. Não deixe de experimentar.

29. Salada de quinoa com carne-seca: outra opção para quem curte um sabor intenso é apostar na carne seca. Seu preparo requer um tempo de espera, já que é preciso dessalgar a carne. Tirando isso, o processo é simples e não requer muitas habilidades na cozinha. Então, pode apostar sem medo nessa receita.

30. Salada de quinoa com cogumelos: quer preparar uma refeição rica em proteínas, mas que seja livre de carne? Então, vale investir na combinação de quinoa com cogumelos. Além disso, tomates-cereja também entram em cena para deixar o prato mais delicioso.

31. Salada de quinoa com brotos: bem leve, a sugestão dessa receita é combinar a quinoa com brotos, ovos e tomates. Para incrementar a salada, a sugestão é preparar um molho com mostarda, azeite e balsâmico. O molho faz toda a diferença no sabor final, viu?

32. Salada de feijão e quinoa: para fechar a lista, você confere essa opção que mescla quinoa e feijão fradinho. Além desses dois ingredientes, é preciso ter em mãos salsa, tomate, tomate-seco, rúcula, suco de limão, azeite, sal e pimenta.

Como você pode perceber, a quinoa é realmente um ingrediente muito versátil. Ela rende pratos refrescantes, gostosos e saudáveis, por isso, vale a pena entrar no seu cardápio. Se você adora inovar no cardápio, confira também receitas de salada de lentilha.

PARA VOCÊ